Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Peixoto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249476
Resumo: A saúde é um direito fundamental e importante meta social. No âmbito da saúde bucal, a Política Nacional de Saúde Bucal apresentou diretrizes para reorganizar as ações e reorientar o modelo de atenção no país, tendo o conceito de cuidado como eixo central, propondo pressupostos para a ampliação e a qualificação da saúde bucal na perspectiva da integralidade da atenção. Embora dados comprovem uma expansão da rede de Atenção Básica de saúde bucal e o aumento progressivo da cobertura e oferta de ações e serviços nesse nível de atenção, os resultados encontrados nem sempre são satisfatórios, ainda havendo barreiras no acesso aos usuários. Um dos fatores considerado uma barreira é o horário de funcionamento convencional, da maioria, das Unidades de Saúde que é coincidente com o horário de trabalho dos usuários. Assim, a Prefeitura de Porto Alegre, criou o Programa de Saúde Noite e Dia, que dispõe sobre o funcionamento em turno estendido dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade, visando ampliar o acesso da população, primando pela resolutividade das demandas dos pacientes. Os dados foram obtidos através da estratificação de relatórios a partir das evoluções das consultas odontológicas das Unidades de Saúde (US) com atendimento em horário estendido- US São Carlos, US Modelo, US Tristeza e US Ramos- através dos dados preenchidos no prontuário eletrônico (e-SUS) no período de análise (janeiro de 2018 a outubro de 2019). O relatório gerado, mostra que foram realizadas 11.924 consultas odontológicas, com 26.195 procedimentos, nas 4 US, no período de análise. As mulheres acessaram mais o serviço e a faixa etária dos 30 a 60 anos teve o maior percentual de número de consultas odontológicas (52% do total de atendimentos). O predomínio foi de acesso por meio de consultas no dia (demanda espontânea), e os procedimentos odontológicos que mais foram realizados são: exodontia de dente permanente, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior, selamento provisório de cavidade dentária e restauração de dente permanente anterior. Ampliar turnos para acesso à atendimento odontológico é uma necessidade, principalmente para facilitar a assistência dos indivíduos inseridos no mercado de trabalho, mas há que se buscar prover acesso e equilibrar, no cotidiano dos serviços, ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, centradas no usuário e capaz de produzir cuidado.
id UFRGS-2_a73306332dccdd595712501f916f9f69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249476
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rafaela PeixotoPires, Fabiana Schneider2022-09-30T04:57:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/249476001150377A saúde é um direito fundamental e importante meta social. No âmbito da saúde bucal, a Política Nacional de Saúde Bucal apresentou diretrizes para reorganizar as ações e reorientar o modelo de atenção no país, tendo o conceito de cuidado como eixo central, propondo pressupostos para a ampliação e a qualificação da saúde bucal na perspectiva da integralidade da atenção. Embora dados comprovem uma expansão da rede de Atenção Básica de saúde bucal e o aumento progressivo da cobertura e oferta de ações e serviços nesse nível de atenção, os resultados encontrados nem sempre são satisfatórios, ainda havendo barreiras no acesso aos usuários. Um dos fatores considerado uma barreira é o horário de funcionamento convencional, da maioria, das Unidades de Saúde que é coincidente com o horário de trabalho dos usuários. Assim, a Prefeitura de Porto Alegre, criou o Programa de Saúde Noite e Dia, que dispõe sobre o funcionamento em turno estendido dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade, visando ampliar o acesso da população, primando pela resolutividade das demandas dos pacientes. Os dados foram obtidos através da estratificação de relatórios a partir das evoluções das consultas odontológicas das Unidades de Saúde (US) com atendimento em horário estendido- US São Carlos, US Modelo, US Tristeza e US Ramos- através dos dados preenchidos no prontuário eletrônico (e-SUS) no período de análise (janeiro de 2018 a outubro de 2019). O relatório gerado, mostra que foram realizadas 11.924 consultas odontológicas, com 26.195 procedimentos, nas 4 US, no período de análise. As mulheres acessaram mais o serviço e a faixa etária dos 30 a 60 anos teve o maior percentual de número de consultas odontológicas (52% do total de atendimentos). O predomínio foi de acesso por meio de consultas no dia (demanda espontânea), e os procedimentos odontológicos que mais foram realizados são: exodontia de dente permanente, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior, selamento provisório de cavidade dentária e restauração de dente permanente anterior. Ampliar turnos para acesso à atendimento odontológico é uma necessidade, principalmente para facilitar a assistência dos indivíduos inseridos no mercado de trabalho, mas há que se buscar prover acesso e equilibrar, no cotidiano dos serviços, ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, centradas no usuário e capaz de produzir cuidado.application/pdfporSaúde bucalAcesso aos serviços de saúdeSistemas de informaçãoAtenção à saúdeAtenção primária à saúdePacientesPanorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto AlegreOverview of oral health care in the night and day health program in Porto Alegre info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Residência integrada em saúde bucalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150377.pdf.txt001150377.pdf.txtExtracted Texttext/plain82803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249476/2/001150377.pdf.txt977a7bb400a0d8f9b44e0853a45f80b5MD52ORIGINAL001150377.pdfTexto completoapplication/pdf824925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249476/1/001150377.pdfe1774d33a0fcb67203f56bc38f84b954MD5110183/2494762022-10-01 05:09:26.577359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-01T08:09:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Overview of oral health care in the night and day health program in Porto Alegre
title Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
spellingShingle Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
Silva, Rafaela Peixoto
Saúde bucal
Acesso aos serviços de saúde
Sistemas de informação
Atenção à saúde
Atenção primária à saúde
Pacientes
title_short Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
title_full Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
title_fullStr Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
title_full_unstemmed Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
title_sort Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
author Silva, Rafaela Peixoto
author_facet Silva, Rafaela Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafaela Peixoto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Fabiana Schneider
contributor_str_mv Pires, Fabiana Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde bucal
Acesso aos serviços de saúde
Sistemas de informação
Atenção à saúde
Atenção primária à saúde
Pacientes
topic Saúde bucal
Acesso aos serviços de saúde
Sistemas de informação
Atenção à saúde
Atenção primária à saúde
Pacientes
description A saúde é um direito fundamental e importante meta social. No âmbito da saúde bucal, a Política Nacional de Saúde Bucal apresentou diretrizes para reorganizar as ações e reorientar o modelo de atenção no país, tendo o conceito de cuidado como eixo central, propondo pressupostos para a ampliação e a qualificação da saúde bucal na perspectiva da integralidade da atenção. Embora dados comprovem uma expansão da rede de Atenção Básica de saúde bucal e o aumento progressivo da cobertura e oferta de ações e serviços nesse nível de atenção, os resultados encontrados nem sempre são satisfatórios, ainda havendo barreiras no acesso aos usuários. Um dos fatores considerado uma barreira é o horário de funcionamento convencional, da maioria, das Unidades de Saúde que é coincidente com o horário de trabalho dos usuários. Assim, a Prefeitura de Porto Alegre, criou o Programa de Saúde Noite e Dia, que dispõe sobre o funcionamento em turno estendido dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade, visando ampliar o acesso da população, primando pela resolutividade das demandas dos pacientes. Os dados foram obtidos através da estratificação de relatórios a partir das evoluções das consultas odontológicas das Unidades de Saúde (US) com atendimento em horário estendido- US São Carlos, US Modelo, US Tristeza e US Ramos- através dos dados preenchidos no prontuário eletrônico (e-SUS) no período de análise (janeiro de 2018 a outubro de 2019). O relatório gerado, mostra que foram realizadas 11.924 consultas odontológicas, com 26.195 procedimentos, nas 4 US, no período de análise. As mulheres acessaram mais o serviço e a faixa etária dos 30 a 60 anos teve o maior percentual de número de consultas odontológicas (52% do total de atendimentos). O predomínio foi de acesso por meio de consultas no dia (demanda espontânea), e os procedimentos odontológicos que mais foram realizados são: exodontia de dente permanente, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior, selamento provisório de cavidade dentária e restauração de dente permanente anterior. Ampliar turnos para acesso à atendimento odontológico é uma necessidade, principalmente para facilitar a assistência dos indivíduos inseridos no mercado de trabalho, mas há que se buscar prover acesso e equilibrar, no cotidiano dos serviços, ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, centradas no usuário e capaz de produzir cuidado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T04:57:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249476
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150377
url http://hdl.handle.net/10183/249476
identifier_str_mv 001150377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249476/2/001150377.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249476/1/001150377.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 977a7bb400a0d8f9b44e0853a45f80b5
e1774d33a0fcb67203f56bc38f84b954
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224641735294976