Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249476 |
Resumo: | A saúde é um direito fundamental e importante meta social. No âmbito da saúde bucal, a Política Nacional de Saúde Bucal apresentou diretrizes para reorganizar as ações e reorientar o modelo de atenção no país, tendo o conceito de cuidado como eixo central, propondo pressupostos para a ampliação e a qualificação da saúde bucal na perspectiva da integralidade da atenção. Embora dados comprovem uma expansão da rede de Atenção Básica de saúde bucal e o aumento progressivo da cobertura e oferta de ações e serviços nesse nível de atenção, os resultados encontrados nem sempre são satisfatórios, ainda havendo barreiras no acesso aos usuários. Um dos fatores considerado uma barreira é o horário de funcionamento convencional, da maioria, das Unidades de Saúde que é coincidente com o horário de trabalho dos usuários. Assim, a Prefeitura de Porto Alegre, criou o Programa de Saúde Noite e Dia, que dispõe sobre o funcionamento em turno estendido dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade, visando ampliar o acesso da população, primando pela resolutividade das demandas dos pacientes. Os dados foram obtidos através da estratificação de relatórios a partir das evoluções das consultas odontológicas das Unidades de Saúde (US) com atendimento em horário estendido- US São Carlos, US Modelo, US Tristeza e US Ramos- através dos dados preenchidos no prontuário eletrônico (e-SUS) no período de análise (janeiro de 2018 a outubro de 2019). O relatório gerado, mostra que foram realizadas 11.924 consultas odontológicas, com 26.195 procedimentos, nas 4 US, no período de análise. As mulheres acessaram mais o serviço e a faixa etária dos 30 a 60 anos teve o maior percentual de número de consultas odontológicas (52% do total de atendimentos). O predomínio foi de acesso por meio de consultas no dia (demanda espontânea), e os procedimentos odontológicos que mais foram realizados são: exodontia de dente permanente, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior, selamento provisório de cavidade dentária e restauração de dente permanente anterior. Ampliar turnos para acesso à atendimento odontológico é uma necessidade, principalmente para facilitar a assistência dos indivíduos inseridos no mercado de trabalho, mas há que se buscar prover acesso e equilibrar, no cotidiano dos serviços, ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, centradas no usuário e capaz de produzir cuidado. |
id |
UFRGS-2_a73306332dccdd595712501f916f9f69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249476 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rafaela PeixotoPires, Fabiana Schneider2022-09-30T04:57:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/249476001150377A saúde é um direito fundamental e importante meta social. No âmbito da saúde bucal, a Política Nacional de Saúde Bucal apresentou diretrizes para reorganizar as ações e reorientar o modelo de atenção no país, tendo o conceito de cuidado como eixo central, propondo pressupostos para a ampliação e a qualificação da saúde bucal na perspectiva da integralidade da atenção. Embora dados comprovem uma expansão da rede de Atenção Básica de saúde bucal e o aumento progressivo da cobertura e oferta de ações e serviços nesse nível de atenção, os resultados encontrados nem sempre são satisfatórios, ainda havendo barreiras no acesso aos usuários. Um dos fatores considerado uma barreira é o horário de funcionamento convencional, da maioria, das Unidades de Saúde que é coincidente com o horário de trabalho dos usuários. Assim, a Prefeitura de Porto Alegre, criou o Programa de Saúde Noite e Dia, que dispõe sobre o funcionamento em turno estendido dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade, visando ampliar o acesso da população, primando pela resolutividade das demandas dos pacientes. Os dados foram obtidos através da estratificação de relatórios a partir das evoluções das consultas odontológicas das Unidades de Saúde (US) com atendimento em horário estendido- US São Carlos, US Modelo, US Tristeza e US Ramos- através dos dados preenchidos no prontuário eletrônico (e-SUS) no período de análise (janeiro de 2018 a outubro de 2019). O relatório gerado, mostra que foram realizadas 11.924 consultas odontológicas, com 26.195 procedimentos, nas 4 US, no período de análise. As mulheres acessaram mais o serviço e a faixa etária dos 30 a 60 anos teve o maior percentual de número de consultas odontológicas (52% do total de atendimentos). O predomínio foi de acesso por meio de consultas no dia (demanda espontânea), e os procedimentos odontológicos que mais foram realizados são: exodontia de dente permanente, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior, selamento provisório de cavidade dentária e restauração de dente permanente anterior. Ampliar turnos para acesso à atendimento odontológico é uma necessidade, principalmente para facilitar a assistência dos indivíduos inseridos no mercado de trabalho, mas há que se buscar prover acesso e equilibrar, no cotidiano dos serviços, ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, centradas no usuário e capaz de produzir cuidado.application/pdfporSaúde bucalAcesso aos serviços de saúdeSistemas de informaçãoAtenção à saúdeAtenção primária à saúdePacientesPanorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto AlegreOverview of oral health care in the night and day health program in Porto Alegre info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Residência integrada em saúde bucalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150377.pdf.txt001150377.pdf.txtExtracted Texttext/plain82803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249476/2/001150377.pdf.txt977a7bb400a0d8f9b44e0853a45f80b5MD52ORIGINAL001150377.pdfTexto completoapplication/pdf824925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249476/1/001150377.pdfe1774d33a0fcb67203f56bc38f84b954MD5110183/2494762022-10-01 05:09:26.577359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-01T08:09:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Overview of oral health care in the night and day health program in Porto Alegre |
title |
Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre |
spellingShingle |
Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre Silva, Rafaela Peixoto Saúde bucal Acesso aos serviços de saúde Sistemas de informação Atenção à saúde Atenção primária à saúde Pacientes |
title_short |
Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre |
title_full |
Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre |
title_fullStr |
Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre |
title_sort |
Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre |
author |
Silva, Rafaela Peixoto |
author_facet |
Silva, Rafaela Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafaela Peixoto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Fabiana Schneider |
contributor_str_mv |
Pires, Fabiana Schneider |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde bucal Acesso aos serviços de saúde Sistemas de informação Atenção à saúde Atenção primária à saúde Pacientes |
topic |
Saúde bucal Acesso aos serviços de saúde Sistemas de informação Atenção à saúde Atenção primária à saúde Pacientes |
description |
A saúde é um direito fundamental e importante meta social. No âmbito da saúde bucal, a Política Nacional de Saúde Bucal apresentou diretrizes para reorganizar as ações e reorientar o modelo de atenção no país, tendo o conceito de cuidado como eixo central, propondo pressupostos para a ampliação e a qualificação da saúde bucal na perspectiva da integralidade da atenção. Embora dados comprovem uma expansão da rede de Atenção Básica de saúde bucal e o aumento progressivo da cobertura e oferta de ações e serviços nesse nível de atenção, os resultados encontrados nem sempre são satisfatórios, ainda havendo barreiras no acesso aos usuários. Um dos fatores considerado uma barreira é o horário de funcionamento convencional, da maioria, das Unidades de Saúde que é coincidente com o horário de trabalho dos usuários. Assim, a Prefeitura de Porto Alegre, criou o Programa de Saúde Noite e Dia, que dispõe sobre o funcionamento em turno estendido dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade, visando ampliar o acesso da população, primando pela resolutividade das demandas dos pacientes. Os dados foram obtidos através da estratificação de relatórios a partir das evoluções das consultas odontológicas das Unidades de Saúde (US) com atendimento em horário estendido- US São Carlos, US Modelo, US Tristeza e US Ramos- através dos dados preenchidos no prontuário eletrônico (e-SUS) no período de análise (janeiro de 2018 a outubro de 2019). O relatório gerado, mostra que foram realizadas 11.924 consultas odontológicas, com 26.195 procedimentos, nas 4 US, no período de análise. As mulheres acessaram mais o serviço e a faixa etária dos 30 a 60 anos teve o maior percentual de número de consultas odontológicas (52% do total de atendimentos). O predomínio foi de acesso por meio de consultas no dia (demanda espontânea), e os procedimentos odontológicos que mais foram realizados são: exodontia de dente permanente, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior, selamento provisório de cavidade dentária e restauração de dente permanente anterior. Ampliar turnos para acesso à atendimento odontológico é uma necessidade, principalmente para facilitar a assistência dos indivíduos inseridos no mercado de trabalho, mas há que se buscar prover acesso e equilibrar, no cotidiano dos serviços, ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, centradas no usuário e capaz de produzir cuidado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-30T04:57:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249476 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001150377 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249476 |
identifier_str_mv |
001150377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249476/2/001150377.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249476/1/001150377.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
977a7bb400a0d8f9b44e0853a45f80b5 e1774d33a0fcb67203f56bc38f84b954 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447319988928512 |