Panorama do atendimento em saúde bucal no programa de saúde noite e dia em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Peixoto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249476
Resumo: A saúde é um direito fundamental e importante meta social. No âmbito da saúde bucal, a Política Nacional de Saúde Bucal apresentou diretrizes para reorganizar as ações e reorientar o modelo de atenção no país, tendo o conceito de cuidado como eixo central, propondo pressupostos para a ampliação e a qualificação da saúde bucal na perspectiva da integralidade da atenção. Embora dados comprovem uma expansão da rede de Atenção Básica de saúde bucal e o aumento progressivo da cobertura e oferta de ações e serviços nesse nível de atenção, os resultados encontrados nem sempre são satisfatórios, ainda havendo barreiras no acesso aos usuários. Um dos fatores considerado uma barreira é o horário de funcionamento convencional, da maioria, das Unidades de Saúde que é coincidente com o horário de trabalho dos usuários. Assim, a Prefeitura de Porto Alegre, criou o Programa de Saúde Noite e Dia, que dispõe sobre o funcionamento em turno estendido dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade, visando ampliar o acesso da população, primando pela resolutividade das demandas dos pacientes. Os dados foram obtidos através da estratificação de relatórios a partir das evoluções das consultas odontológicas das Unidades de Saúde (US) com atendimento em horário estendido- US São Carlos, US Modelo, US Tristeza e US Ramos- através dos dados preenchidos no prontuário eletrônico (e-SUS) no período de análise (janeiro de 2018 a outubro de 2019). O relatório gerado, mostra que foram realizadas 11.924 consultas odontológicas, com 26.195 procedimentos, nas 4 US, no período de análise. As mulheres acessaram mais o serviço e a faixa etária dos 30 a 60 anos teve o maior percentual de número de consultas odontológicas (52% do total de atendimentos). O predomínio foi de acesso por meio de consultas no dia (demanda espontânea), e os procedimentos odontológicos que mais foram realizados são: exodontia de dente permanente, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior, selamento provisório de cavidade dentária e restauração de dente permanente anterior. Ampliar turnos para acesso à atendimento odontológico é uma necessidade, principalmente para facilitar a assistência dos indivíduos inseridos no mercado de trabalho, mas há que se buscar prover acesso e equilibrar, no cotidiano dos serviços, ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, centradas no usuário e capaz de produzir cuidado.
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