Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires,Hévila de Figueiredo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Limão,Nayara Pereira, Protasio,Ane Polline Lacerda, Valença,Ana Maria Gondim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saude em Debate
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042020000200451
Resumo: RESUMO Objetivou-se identificar os fatores associados à satisfação dos usuários com a oferta de cuidado em saúde bucal na Paraíba a partir de dados do 2º ciclo de avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). As respostas dos usuários que passaram por consulta odontológica com a Equipe de Saúde Bucal (ESB) e possuíam dados completos foram analisadas por meio de regressão logística. Em relação à variável dependente ‘Satisfação do usuário’, 87% dos usuários (n=2.047), afirmaram estar satisfeitos com o cuidado que recebem da ESB. A insatisfação foi influenciada pelo fato de o usuário nunca ou quase nunca ser orientado sobre os cuidados com a sua saúde bucal (OR=4,27); o tempo da consulta ser insuficiente (OR=3,38); os profissionais não fazerem anotações no prontuário ou ficha (OR=1,97); a ESB não atender no turno da tarde (OR=1,66); o horário do atendimento odontológico não satisfazer às necessidades dos usuários (OR=2,86); e a ESB não procurar o usuário quando este interrompe o tratamento ou não comparece à consulta odontológica para saber o que aconteceu e retomar o atendimento (OR=1,59). Conclui-se ser expressivo o percentual de usuários satisfeitos com a atenção em saúde bucal na Paraíba, estando os fatores que influenciam a satisfação relacionados principalmente ao atendimento das necessidades dos usuários e ao processo de trabalho da ESB.
id CBES-1_b31d15ebc261aa18ceefcc8cb94e69ac
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-11042020000200451
network_acronym_str CBES-1
network_name_str Saude em Debate
repository_id_str
spelling Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014Atenção Primária à SaúdeSaúde bucalSatisfação do pacienteRESUMO Objetivou-se identificar os fatores associados à satisfação dos usuários com a oferta de cuidado em saúde bucal na Paraíba a partir de dados do 2º ciclo de avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). As respostas dos usuários que passaram por consulta odontológica com a Equipe de Saúde Bucal (ESB) e possuíam dados completos foram analisadas por meio de regressão logística. Em relação à variável dependente ‘Satisfação do usuário’, 87% dos usuários (n=2.047), afirmaram estar satisfeitos com o cuidado que recebem da ESB. A insatisfação foi influenciada pelo fato de o usuário nunca ou quase nunca ser orientado sobre os cuidados com a sua saúde bucal (OR=4,27); o tempo da consulta ser insuficiente (OR=3,38); os profissionais não fazerem anotações no prontuário ou ficha (OR=1,97); a ESB não atender no turno da tarde (OR=1,66); o horário do atendimento odontológico não satisfazer às necessidades dos usuários (OR=2,86); e a ESB não procurar o usuário quando este interrompe o tratamento ou não comparece à consulta odontológica para saber o que aconteceu e retomar o atendimento (OR=1,59). Conclui-se ser expressivo o percentual de usuários satisfeitos com a atenção em saúde bucal na Paraíba, estando os fatores que influenciam a satisfação relacionados principalmente ao atendimento das necessidades dos usuários e ao processo de trabalho da ESB.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042020000200451Saúde em Debate v.44 n.125 2020reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.1590/0103-1104202012513info:eu-repo/semantics/openAccessPires,Hévila de FigueiredoLimão,Nayara PereiraProtasio,Ane Polline LacerdaValença,Ana Maria Gondimpor2020-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042020000200451Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2020-07-23T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014
title Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014
spellingShingle Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014
Pires,Hévila de Figueiredo
Atenção Primária à Saúde
Saúde bucal
Satisfação do paciente
title_short Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014
title_full Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014
title_fullStr Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014
title_full_unstemmed Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014
title_sort Fatores associados à satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal na Paraíba, 2014
author Pires,Hévila de Figueiredo
author_facet Pires,Hévila de Figueiredo
Limão,Nayara Pereira
Protasio,Ane Polline Lacerda
Valença,Ana Maria Gondim
author_role author
author2 Limão,Nayara Pereira
Protasio,Ane Polline Lacerda
Valença,Ana Maria Gondim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires,Hévila de Figueiredo
Limão,Nayara Pereira
Protasio,Ane Polline Lacerda
Valença,Ana Maria Gondim
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde
Saúde bucal
Satisfação do paciente
topic Atenção Primária à Saúde
Saúde bucal
Satisfação do paciente
description RESUMO Objetivou-se identificar os fatores associados à satisfação dos usuários com a oferta de cuidado em saúde bucal na Paraíba a partir de dados do 2º ciclo de avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). As respostas dos usuários que passaram por consulta odontológica com a Equipe de Saúde Bucal (ESB) e possuíam dados completos foram analisadas por meio de regressão logística. Em relação à variável dependente ‘Satisfação do usuário’, 87% dos usuários (n=2.047), afirmaram estar satisfeitos com o cuidado que recebem da ESB. A insatisfação foi influenciada pelo fato de o usuário nunca ou quase nunca ser orientado sobre os cuidados com a sua saúde bucal (OR=4,27); o tempo da consulta ser insuficiente (OR=3,38); os profissionais não fazerem anotações no prontuário ou ficha (OR=1,97); a ESB não atender no turno da tarde (OR=1,66); o horário do atendimento odontológico não satisfazer às necessidades dos usuários (OR=2,86); e a ESB não procurar o usuário quando este interrompe o tratamento ou não comparece à consulta odontológica para saber o que aconteceu e retomar o atendimento (OR=1,59). Conclui-se ser expressivo o percentual de usuários satisfeitos com a atenção em saúde bucal na Paraíba, estando os fatores que influenciam a satisfação relacionados principalmente ao atendimento das necessidades dos usuários e ao processo de trabalho da ESB.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042020000200451
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042020000200451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-1104202012513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Saúde em Debate v.44 n.125 2020
reponame:Saude em Debate
instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron:CBES
instname_str Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron_str CBES
institution CBES
reponame_str Saude em Debate
collection Saude em Debate
repository.name.fl_str_mv Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude
repository.mail.fl_str_mv revista@saudeemdebate.org.br
_version_ 1754209000874835968