Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lameiro, Magna da Gloria Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151698
Resumo: O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas no projeto de intervenção realizado durante o curso de especialização em gestão escolar. O projeto foi aplicado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, escola básica de grande porte, localizado na área central de Pelotas-RS, no primeiro semestre de 2015. O objetivo foi desenvolver uma pedagogia de projetos envolvendo a comunidade escolar, com a perspectiva de gestão democrática, tendo como origem e foco o processo de conhecimento da realidade e a produção de conhecimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, uma importante ferramenta na ação pedagógica de docentes e pesquisadores, de maneira que eles podem direcionar suas pesquisas para aprimorar seu ensino. Com finalidade de inclusão da pesquisa na escola básica, na prática docente, buscando ampliar a criatividade e o senso analítico dos descontentes das instituições de ensino. O referencial teórico que sustenta essa reflexão consiste na gestão democrática e no direito da educação, entre outros. Dentre os resultados, destaca-se a participação de diversos membros da comunidade escolar no desenvolvimento e apresentação de projetos de pesquisa em simpósios, a adesão dos funcionários na pesquisa, participação e premiações do Instituto em eventos relevantes das escolas pública, a partir da realização do PI.
id UFRGS-2_a79aeeb728376df03e8846fd8faf57b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151698
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lameiro, Magna da Gloria SilvaCampos, Marcia Maciel de2017-02-14T02:23:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/151698001005306O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas no projeto de intervenção realizado durante o curso de especialização em gestão escolar. O projeto foi aplicado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, escola básica de grande porte, localizado na área central de Pelotas-RS, no primeiro semestre de 2015. O objetivo foi desenvolver uma pedagogia de projetos envolvendo a comunidade escolar, com a perspectiva de gestão democrática, tendo como origem e foco o processo de conhecimento da realidade e a produção de conhecimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, uma importante ferramenta na ação pedagógica de docentes e pesquisadores, de maneira que eles podem direcionar suas pesquisas para aprimorar seu ensino. Com finalidade de inclusão da pesquisa na escola básica, na prática docente, buscando ampliar a criatividade e o senso analítico dos descontentes das instituições de ensino. O referencial teórico que sustenta essa reflexão consiste na gestão democrática e no direito da educação, entre outros. Dentre os resultados, destaca-se a participação de diversos membros da comunidade escolar no desenvolvimento e apresentação de projetos de pesquisa em simpósios, a adesão dos funcionários na pesquisa, participação e premiações do Instituto em eventos relevantes das escolas pública, a partir da realização do PI.application/pdfporGestão democráticaPesquisaAlunoComunidadeDesenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005306.pdf001005306.pdfTexto completoapplication/pdf528760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151698/1/001005306.pdf1aa7849c3711f3a75e8a1e0cdb11626eMD51TEXT001005306.pdf.txt001005306.pdf.txtExtracted Texttext/plain48244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151698/2/001005306.pdf.txtbcf2b1ed77ace2b4d8fa0820fe74599bMD5210183/1516982017-02-15 02:28:11.787344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
title Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
spellingShingle Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
Lameiro, Magna da Gloria Silva
Gestão democrática
Pesquisa
Aluno
Comunidade
title_short Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
title_full Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
title_fullStr Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
title_full_unstemmed Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
title_sort Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
author Lameiro, Magna da Gloria Silva
author_facet Lameiro, Magna da Gloria Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lameiro, Magna da Gloria Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Marcia Maciel de
contributor_str_mv Campos, Marcia Maciel de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Pesquisa
Aluno
Comunidade
topic Gestão democrática
Pesquisa
Aluno
Comunidade
description O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas no projeto de intervenção realizado durante o curso de especialização em gestão escolar. O projeto foi aplicado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, escola básica de grande porte, localizado na área central de Pelotas-RS, no primeiro semestre de 2015. O objetivo foi desenvolver uma pedagogia de projetos envolvendo a comunidade escolar, com a perspectiva de gestão democrática, tendo como origem e foco o processo de conhecimento da realidade e a produção de conhecimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, uma importante ferramenta na ação pedagógica de docentes e pesquisadores, de maneira que eles podem direcionar suas pesquisas para aprimorar seu ensino. Com finalidade de inclusão da pesquisa na escola básica, na prática docente, buscando ampliar a criatividade e o senso analítico dos descontentes das instituições de ensino. O referencial teórico que sustenta essa reflexão consiste na gestão democrática e no direito da educação, entre outros. Dentre os resultados, destaca-se a participação de diversos membros da comunidade escolar no desenvolvimento e apresentação de projetos de pesquisa em simpósios, a adesão dos funcionários na pesquisa, participação e premiações do Instituto em eventos relevantes das escolas pública, a partir da realização do PI.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005306
url http://hdl.handle.net/10183/151698
identifier_str_mv 001005306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151698/1/001005306.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151698/2/001005306.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1aa7849c3711f3a75e8a1e0cdb11626e
bcf2b1ed77ace2b4d8fa0820fe74599b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523570216960