Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151698 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas no projeto de intervenção realizado durante o curso de especialização em gestão escolar. O projeto foi aplicado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, escola básica de grande porte, localizado na área central de Pelotas-RS, no primeiro semestre de 2015. O objetivo foi desenvolver uma pedagogia de projetos envolvendo a comunidade escolar, com a perspectiva de gestão democrática, tendo como origem e foco o processo de conhecimento da realidade e a produção de conhecimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, uma importante ferramenta na ação pedagógica de docentes e pesquisadores, de maneira que eles podem direcionar suas pesquisas para aprimorar seu ensino. Com finalidade de inclusão da pesquisa na escola básica, na prática docente, buscando ampliar a criatividade e o senso analítico dos descontentes das instituições de ensino. O referencial teórico que sustenta essa reflexão consiste na gestão democrática e no direito da educação, entre outros. Dentre os resultados, destaca-se a participação de diversos membros da comunidade escolar no desenvolvimento e apresentação de projetos de pesquisa em simpósios, a adesão dos funcionários na pesquisa, participação e premiações do Instituto em eventos relevantes das escolas pública, a partir da realização do PI. |
id |
UFRGS-2_a79aeeb728376df03e8846fd8faf57b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151698 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lameiro, Magna da Gloria SilvaCampos, Marcia Maciel de2017-02-14T02:23:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/151698001005306O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas no projeto de intervenção realizado durante o curso de especialização em gestão escolar. O projeto foi aplicado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, escola básica de grande porte, localizado na área central de Pelotas-RS, no primeiro semestre de 2015. O objetivo foi desenvolver uma pedagogia de projetos envolvendo a comunidade escolar, com a perspectiva de gestão democrática, tendo como origem e foco o processo de conhecimento da realidade e a produção de conhecimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, uma importante ferramenta na ação pedagógica de docentes e pesquisadores, de maneira que eles podem direcionar suas pesquisas para aprimorar seu ensino. Com finalidade de inclusão da pesquisa na escola básica, na prática docente, buscando ampliar a criatividade e o senso analítico dos descontentes das instituições de ensino. O referencial teórico que sustenta essa reflexão consiste na gestão democrática e no direito da educação, entre outros. Dentre os resultados, destaca-se a participação de diversos membros da comunidade escolar no desenvolvimento e apresentação de projetos de pesquisa em simpósios, a adesão dos funcionários na pesquisa, participação e premiações do Instituto em eventos relevantes das escolas pública, a partir da realização do PI.application/pdfporGestão democráticaPesquisaAlunoComunidadeDesenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005306.pdf001005306.pdfTexto completoapplication/pdf528760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151698/1/001005306.pdf1aa7849c3711f3a75e8a1e0cdb11626eMD51TEXT001005306.pdf.txt001005306.pdf.txtExtracted Texttext/plain48244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151698/2/001005306.pdf.txtbcf2b1ed77ace2b4d8fa0820fe74599bMD5210183/1516982017-02-15 02:28:11.787344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática |
title |
Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática |
spellingShingle |
Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática Lameiro, Magna da Gloria Silva Gestão democrática Pesquisa Aluno Comunidade |
title_short |
Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática |
title_full |
Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática |
title_fullStr |
Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática |
title_sort |
Desenvolvendo a cultura da pesquisa na escola pública como alavanca para uma gestão democrática |
author |
Lameiro, Magna da Gloria Silva |
author_facet |
Lameiro, Magna da Gloria Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lameiro, Magna da Gloria Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Marcia Maciel de |
contributor_str_mv |
Campos, Marcia Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Pesquisa Aluno Comunidade |
topic |
Gestão democrática Pesquisa Aluno Comunidade |
description |
O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas no projeto de intervenção realizado durante o curso de especialização em gestão escolar. O projeto foi aplicado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, escola básica de grande porte, localizado na área central de Pelotas-RS, no primeiro semestre de 2015. O objetivo foi desenvolver uma pedagogia de projetos envolvendo a comunidade escolar, com a perspectiva de gestão democrática, tendo como origem e foco o processo de conhecimento da realidade e a produção de conhecimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, uma importante ferramenta na ação pedagógica de docentes e pesquisadores, de maneira que eles podem direcionar suas pesquisas para aprimorar seu ensino. Com finalidade de inclusão da pesquisa na escola básica, na prática docente, buscando ampliar a criatividade e o senso analítico dos descontentes das instituições de ensino. O referencial teórico que sustenta essa reflexão consiste na gestão democrática e no direito da educação, entre outros. Dentre os resultados, destaca-se a participação de diversos membros da comunidade escolar no desenvolvimento e apresentação de projetos de pesquisa em simpósios, a adesão dos funcionários na pesquisa, participação e premiações do Instituto em eventos relevantes das escolas pública, a partir da realização do PI. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005306 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151698 |
identifier_str_mv |
001005306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151698/1/001005306.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151698/2/001005306.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1aa7849c3711f3a75e8a1e0cdb11626e bcf2b1ed77ace2b4d8fa0820fe74599b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224523570216960 |