Das práticas autoritárias ao exercício democrático escolar : uma trajetória possível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151578 |
Resumo: | Esse Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão sobre a Gestão Democrática da escola pública e a análise de ações implementadas em uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre, RS, ao longo do Curso de Especialização de Gestores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Encontraremos no trabalho uma caminhada de três anos de gestão, mas que foi fomentada ao longo do Curso. As ações descritas e analisadas têm como foco introduzir, fortalecer e legitimar práticas que efetivem a real democracia no nosso contexto escolar, visto que tal ambiente educacional ainda não havia experenciado a gestão democrática em seu cotidiano. Também se fazia necessário aplicar ações que ampliassem a participação da comunidade escolar. Para fundamentar o trabalho, utilizamos autores como Paro (1996), Gandin (2013), Demo (1988), entre outros, que embasaram nossa caminhada à cerca da Gestão Democrática. Ressaltamos que a intervenção se deu a partir da metodologia da pesquisa-ação, na qual, ao mesmo tempo em que íamos implantando novas ações e posturas, analisávamos falas necessárias para nosso planejamento escolar. É possível ver como principal resultado a transformação da ideia clientelista de participação, que era vigente na escola antes do Projeto de Intervenção, para uma real participação democrática. |
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