O projeto político pedagógico contextualizado na formação de professores do normal magistério
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243339 |
Resumo: | Este artigo analisou o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha (SAP), Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa pautou-se em verificar se o PPP relata o contexto sociocultural do município, considerando que o mesmo apresenta forte presença de agricultores familiares e escolas de educação básica do campo. Fez-se uso da análise documental do PPP buscando identificar a presença de conceitos e problematizações que dialogassem com o contexto do campo sob o enfoque teórico da educação do campo e da concepção freireana, pelas quais o processo educacional encontra sentido quando analisa o contexto sociocultural dos estudantes. Concluímos que o PPP tem um papel central no processo de formação e no planejamento das práticas pedagógicas do IEESA e busca contextualizar com a realidade sociocultural dos educandos. |
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Todero, IzeldaRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:55:20Z20212237-9436http://hdl.handle.net/10183/243339001145806Este artigo analisou o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha (SAP), Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa pautou-se em verificar se o PPP relata o contexto sociocultural do município, considerando que o mesmo apresenta forte presença de agricultores familiares e escolas de educação básica do campo. Fez-se uso da análise documental do PPP buscando identificar a presença de conceitos e problematizações que dialogassem com o contexto do campo sob o enfoque teórico da educação do campo e da concepção freireana, pelas quais o processo educacional encontra sentido quando analisa o contexto sociocultural dos estudantes. Concluímos que o PPP tem um papel central no processo de formação e no planejamento das práticas pedagógicas do IEESA e busca contextualizar com a realidade sociocultural dos educandos.This article analyzed the Political Pedagogical Project (PPP) of the Normal Magisterium Course of the Santo Antônio State Education Institute (IEESA), in the city of Santo Antônio da Patrulha (SAP), Rio Grande do Sul (RS). The research was based on verifying whether the PPP reports the sociocultural context of the municipality, considering that it has a strong presence of family farmers and rural basic education schools. The PPP documental analysis was used to identify the presence of concepts and problematizations that dialogued with the field context under the theoretical focus of rural education and the Freirean conception, through which the educational process finds meaning when analyzing the sociocultural context of the students. We conclude that the PPP has a central role in the process of training and planning the pedagogical practices of IEESA and seeks to contextualize it with the sociocultural reality of the students.El presente trabajo analizó el Proyecto Político Pedagógico (PPP) del Curso Normal Magistério del Instituto Estadual de Educación Santo Antonio (IEESA), en la ciudad de Santo Antonio de la Patrulha (SAP), Río Grande del Sur (RS). La pesquisa se dedicó a verificar si el PPP relata el contexto sociocultural de la región, considerando que la misma presenta fuerte presencia de agricultores familiares y escuelas de educación básica del campo. Fue hecho un análisis documental del PPP buscando identificar la presencia de conceptos y problematizaciones que dialogasen con el contexto del campo sob el enfoque teórico de la educación del campo y de la concepción freireana, por las cuales el proceso educacional encuentra sentido cuando analiza el contexto sociocultural de los estudiantes. Podemos concluir que el PPP desempeña un papel central en el proceso de formación y en la planificación de las prácticas pedagógicas del IEESA y busca contextualizar con la realidad sociocultural de los educandos.application/pdfporPesquisa e debate em educação : revista do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Vol. 11, n. 1 (2021), e32947, p. 1-15Educação ruralPolitical-pedagogic projectContextualized learningRural educationProyecto político pedagógicoAprendizaje contextualizadoEducación del campoO projeto político pedagógico contextualizado na formação de professores do normal magistérioThe political-pedagogic project contextualized for teacher training in the teaching school normal course El proyecto político pedagógico contextualizado en la formación de profesores del normal magistério info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145806.pdf.txt001145806.pdf.txtExtracted Texttext/plain48683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243339/2/001145806.pdf.txt8aa8866272b094cd0fa30186df250336MD52ORIGINAL001145806.pdfTexto completoapplication/pdf983552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243339/1/001145806.pdfeac32edd5db340da616cab1639c6a4bbMD5110183/2433392022-07-22 04:53:18.160581oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243339Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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