O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MAGISTÉRIO
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4580 |
Resumo: | O presente artigo buscou analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa pautou-se em verificar se o PPP relata o contexto sociocultural do município, considerando que Santo Antônio da Patrulha apresenta forte presença de agricultores familiares e dezenas de escolas de educação básica do campo. Como método de compreensão dos dados, buscando-se identificar a presença de conceitos e problematizações que dialogassem com o contexto do campo. Como resultados pode-se concluir, assim, que o PPP busca destacar a necessidade de contextualização com a realidade sociocultural dos educandos. Com isso, abre caminho para que docentes planejem e desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa perspectiva, formando sujeitos emancipados, com consciência de sua própria realidade social. |
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O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MAGISTÉRIOProjeto Político Pedagógico. Aprendizagem Contextualizada. Educação do Campo.O presente artigo buscou analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa pautou-se em verificar se o PPP relata o contexto sociocultural do município, considerando que Santo Antônio da Patrulha apresenta forte presença de agricultores familiares e dezenas de escolas de educação básica do campo. Como método de compreensão dos dados, buscando-se identificar a presença de conceitos e problematizações que dialogassem com o contexto do campo. Como resultados pode-se concluir, assim, que o PPP busca destacar a necessidade de contextualização com a realidade sociocultural dos educandos. Com isso, abre caminho para que docentes planejem e desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa perspectiva, formando sujeitos emancipados, com consciência de sua própria realidade social.Editora URI - Frederico WestphTodero, IzeldaRobaina, José Vicente Lima2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4580Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 3-19Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 3-191982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4580/3350Direitos autorais 2023 Izelda Todero, José Vicente Lima Robainainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4580Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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