A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18742 |
Resumo: | A nova geração da Web, chamada de Web 2.0, necessita de indivíduos capacitados informacionalmente para gerir os conteúdos disponíveis na Internet. A Universidade, principalmente o Curso de Biblioteconomia, precisa acompanhar esse processo, possibilitando a seus alunos tornarem-se agentes dessas novas tecnologias. É necessária a competência informacional, que capacita os usuários a buscar, avaliar e criar informações de forma efetiva, a fim de atingir metas pessoais, educacionais e sociais. É preciso compreender com mais clareza como tem-se dado a apropriação desse fenômeno na educação. O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte questão: “Qual o nível de competência informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, em relação à Web 2.0, na visão desses alunos?” Foi realizada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, cruzamento de variáveis e análise dos resultados. Os principais resultados encontrados foram que os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS consideram que têm competência informacional e transitam com segurança na Web 2.0. Estes resultados mostram que o ensino de Biblioteconomia da UFRGS está no caminho certo em relação às novas tecnologias, mas necessitando, porém, de um estímulo maior. |
id |
UFRGS-2_a7ff26fd6a991b7ab3c2f20500d992ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18742 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Rosane Beatriz AllegrettiTarouco, Liane Margarida Rockenbach2010-03-12T04:14:40Z2008http://hdl.handle.net/10183/18742000732886A nova geração da Web, chamada de Web 2.0, necessita de indivíduos capacitados informacionalmente para gerir os conteúdos disponíveis na Internet. A Universidade, principalmente o Curso de Biblioteconomia, precisa acompanhar esse processo, possibilitando a seus alunos tornarem-se agentes dessas novas tecnologias. É necessária a competência informacional, que capacita os usuários a buscar, avaliar e criar informações de forma efetiva, a fim de atingir metas pessoais, educacionais e sociais. É preciso compreender com mais clareza como tem-se dado a apropriação desse fenômeno na educação. O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte questão: “Qual o nível de competência informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, em relação à Web 2.0, na visão desses alunos?” Foi realizada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, cruzamento de variáveis e análise dos resultados. Os principais resultados encontrados foram que os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS consideram que têm competência informacional e transitam com segurança na Web 2.0. Estes resultados mostram que o ensino de Biblioteconomia da UFRGS está no caminho certo em relação às novas tecnologias, mas necessitando, porém, de um estímulo maior.The new generation Web, called Web 2.0, you need to informationaly qualified individuals to manage the content available on the Internet. The University, particularly the course of librarianship, must accompany this process, enabling their students to become servants of new technologies. We need the power information, which enables users to search, evaluate and create information effectively to achieve personal goals, educational and social. We must understand more clearly how it has given the ownership of this phenomenon in education. This study aimed to answer the following question: "What level of information competence of students of the Course of Librarianship of UFRGS, for Web 2.0, the vision of these students?" Was performed a descriptive study, with survey data, intersection of variables and analysis of results. The main results were that students in the Course of Librarianship of UFRGS consider that information and have the power to pass security in Web 2.0. These results show that the teaching of Librarianship of UFRGS is on track for new technologies, but need, however, a larger stimulus.application/pdfporInternetBiblioteconomiaAmbiente de aprendizagemCompetência informacionalWeb 2.0Informational competenceLibrarianshipA web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoEspecialização em Informática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000732886.pdf.txt000732886.pdf.txtExtracted Texttext/plain74447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/2/000732886.pdf.txtf0da6c69bc70663f0bc6a33311fb8985MD52ORIGINAL000732886.pdf000732886.pdfTexto completoapplication/pdf1435562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/1/000732886.pdf52e1c36defcea11e31ac5b8ad4e94a94MD51THUMBNAIL000732886.pdf.jpg000732886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/3/000732886.pdf.jpg87f0e46d9aa6ac957eb3864d7fdb7e29MD5310183/187422018-10-08 08:23:43.275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:23:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title |
A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
spellingShingle |
A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS Borges, Rosane Beatriz Allegretti Internet Biblioteconomia Ambiente de aprendizagem Competência informacional Web 2.0 Informational competence Librarianship |
title_short |
A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_full |
A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_fullStr |
A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_full_unstemmed |
A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_sort |
A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
author |
Borges, Rosane Beatriz Allegretti |
author_facet |
Borges, Rosane Beatriz Allegretti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rosane Beatriz Allegretti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
contributor_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Biblioteconomia Ambiente de aprendizagem Competência informacional |
topic |
Internet Biblioteconomia Ambiente de aprendizagem Competência informacional Web 2.0 Informational competence Librarianship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Web 2.0 Informational competence Librarianship |
description |
A nova geração da Web, chamada de Web 2.0, necessita de indivíduos capacitados informacionalmente para gerir os conteúdos disponíveis na Internet. A Universidade, principalmente o Curso de Biblioteconomia, precisa acompanhar esse processo, possibilitando a seus alunos tornarem-se agentes dessas novas tecnologias. É necessária a competência informacional, que capacita os usuários a buscar, avaliar e criar informações de forma efetiva, a fim de atingir metas pessoais, educacionais e sociais. É preciso compreender com mais clareza como tem-se dado a apropriação desse fenômeno na educação. O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte questão: “Qual o nível de competência informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, em relação à Web 2.0, na visão desses alunos?” Foi realizada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, cruzamento de variáveis e análise dos resultados. Os principais resultados encontrados foram que os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS consideram que têm competência informacional e transitam com segurança na Web 2.0. Estes resultados mostram que o ensino de Biblioteconomia da UFRGS está no caminho certo em relação às novas tecnologias, mas necessitando, porém, de um estímulo maior. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-12T04:14:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18742 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000732886 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18742 |
identifier_str_mv |
000732886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/2/000732886.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/1/000732886.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/3/000732886.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0da6c69bc70663f0bc6a33311fb8985 52e1c36defcea11e31ac5b8ad4e94a94 87f0e46d9aa6ac957eb3864d7fdb7e29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447035225047040 |