Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pollo, Flávia Regina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60503
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso sobre o processo de internacionalização de uma empresa de web francesa para o mercado brasileiro. A empresa oferece dois serviços: um portal de empregos – Fashion Jobs – e um site de informações – Fashion Mag –, ambos dirigidos aos profissionais que trabalham na área de moda. A ideia se originou devido à experiência obtida pelo aluno após um estágio no período de um ano na empresa francesa, em Paris. Em franca expansão por todo o mundo, o Brasil foi estrategicamente focado pelo Fashion Group devido ao potencial da sua indústria têxtil e de calçados, assim como pela solidez econômica atual. O trabalho apresenta as atividades do Fashion Group e sua trajetória de desenvolvimento em outros países. Também se propõe a analisar a conjuntura da indústria têxtil e calçadista brasileira, com o objetivo de dar suporte a este processo de internacionalização. Por fim, faz-se uma avaliação dos concorrentes, enfatizando os pontos positivos e negativos, assim como da própria empresa. Como resultado, viu-se que tanto o Fashion Jobs quanto o Fashion Mag têm condições de se inserirem no mercado brasileiro, mas que o processo se dará de forma lenta, vista a dimensão territorial do país e dos setores têxtil e calçadista.
id UFRGS-2_a873e9377b159fa5de5e1c404f5f0f2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60503
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pollo, Flávia ReginaKarsaklian, Eliane2012-10-31T01:40:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/60503000862193O presente trabalho é um estudo de caso sobre o processo de internacionalização de uma empresa de web francesa para o mercado brasileiro. A empresa oferece dois serviços: um portal de empregos – Fashion Jobs – e um site de informações – Fashion Mag –, ambos dirigidos aos profissionais que trabalham na área de moda. A ideia se originou devido à experiência obtida pelo aluno após um estágio no período de um ano na empresa francesa, em Paris. Em franca expansão por todo o mundo, o Brasil foi estrategicamente focado pelo Fashion Group devido ao potencial da sua indústria têxtil e de calçados, assim como pela solidez econômica atual. O trabalho apresenta as atividades do Fashion Group e sua trajetória de desenvolvimento em outros países. Também se propõe a analisar a conjuntura da indústria têxtil e calçadista brasileira, com o objetivo de dar suporte a este processo de internacionalização. Por fim, faz-se uma avaliação dos concorrentes, enfatizando os pontos positivos e negativos, assim como da própria empresa. Como resultado, viu-se que tanto o Fashion Jobs quanto o Fashion Mag têm condições de se inserirem no mercado brasileiro, mas que o processo se dará de forma lenta, vista a dimensão territorial do país e dos setores têxtil e calçadista.This paper is a case study on the internationalization process of a French web company penetrating the Brazilian market. The company offers two services: a website for jobs - FashionJobs - and an information portal - FashionMag - both directed to professionals working in the fashion, luxury and beauty industries. The idea of approaching this subject was due to the experience gained by the student after a one year internship with this company in Paris. Boasting growth around the world, Brazil has been strategically chosen due to the potential of its textile and footwear sectors, as well as its current economic growth. The paper presents the activities of the Fashion Group and its trajectory of development in other countries. It is proposed to analyze the situation of the textile and footwear sectors in Brazil, aiming to support its internationalization process. Finally, herewith will be presented an assessment of present competitors, a comparison of the positive and negative aspects found with the market and the company itself. As a result, it was seen that both FashionJobs and FashionMag are able to penetrate and grow within the Brazilian market, but that the process will occur slowly, given the size of the country and of textiles and footwear sectors.application/pdfporModaIndústria têxtilIndústria calçadistaInternacionalizaçãoInternationalizationFashionTextileFootwear industryEstudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoEspecialização em Culturas de Negócios na América do Sul e na Europainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862193.pdf000862193.pdfTexto completoapplication/pdf1351051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60503/1/000862193.pdf75784d09f26916754765d0df1f1eba47MD51TEXT000862193.pdf.txt000862193.pdf.txtExtracted Texttext/plain127344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60503/2/000862193.pdf.txt34ba6c4a59fe7fff5e92168888dc4312MD52THUMBNAIL000862193.pdf.jpg000862193.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60503/3/000862193.pdf.jpg24cf7100a656d56af09531196d2c02b8MD5310183/605032018-10-15 07:56:08.941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60503Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:56:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro
title Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro
spellingShingle Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro
Pollo, Flávia Regina
Moda
Indústria têxtil
Indústria calçadista
Internacionalização
Internationalization
Fashion
Textile
Footwear industry
title_short Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro
title_full Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro
title_fullStr Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro
title_full_unstemmed Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro
title_sort Estudo de caso : a inserção do fashion group francês no mercado brasileiro
author Pollo, Flávia Regina
author_facet Pollo, Flávia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pollo, Flávia Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karsaklian, Eliane
contributor_str_mv Karsaklian, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Indústria têxtil
Indústria calçadista
Internacionalização
topic Moda
Indústria têxtil
Indústria calçadista
Internacionalização
Internationalization
Fashion
Textile
Footwear industry
dc.subject.eng.fl_str_mv Internationalization
Fashion
Textile
Footwear industry
description O presente trabalho é um estudo de caso sobre o processo de internacionalização de uma empresa de web francesa para o mercado brasileiro. A empresa oferece dois serviços: um portal de empregos – Fashion Jobs – e um site de informações – Fashion Mag –, ambos dirigidos aos profissionais que trabalham na área de moda. A ideia se originou devido à experiência obtida pelo aluno após um estágio no período de um ano na empresa francesa, em Paris. Em franca expansão por todo o mundo, o Brasil foi estrategicamente focado pelo Fashion Group devido ao potencial da sua indústria têxtil e de calçados, assim como pela solidez econômica atual. O trabalho apresenta as atividades do Fashion Group e sua trajetória de desenvolvimento em outros países. Também se propõe a analisar a conjuntura da indústria têxtil e calçadista brasileira, com o objetivo de dar suporte a este processo de internacionalização. Por fim, faz-se uma avaliação dos concorrentes, enfatizando os pontos positivos e negativos, assim como da própria empresa. Como resultado, viu-se que tanto o Fashion Jobs quanto o Fashion Mag têm condições de se inserirem no mercado brasileiro, mas que o processo se dará de forma lenta, vista a dimensão territorial do país e dos setores têxtil e calçadista.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-31T01:40:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/60503
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862193
url http://hdl.handle.net/10183/60503
identifier_str_mv 000862193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60503/1/000862193.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60503/2/000862193.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60503/3/000862193.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75784d09f26916754765d0df1f1eba47
34ba6c4a59fe7fff5e92168888dc4312
24cf7100a656d56af09531196d2c02b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447094258827264