Percepção de consumidores sobre a prática de greenwashing de marcas de cosméticos com produtos denominados livres de crueldade e a relação com a confiança dos consumidores nas marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Mariana Pagés
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256870
Resumo: Este trabalho buscou identificar a relação entre a percepção de consumidores sobre a prática de greenwashing de marcas de cosméticos com produtos denominados livres de crueldade e a confiança dos consumidores nestas marcas. Além de conhecer os principais critérios de escolha de cosméticos por parte dos consumidores que compram cosméticos livres de crueldade e entender os possíveis impactos que essa estratégia de marketing pode trazer para uma marca de cosméticos. Para o atingimento do objetivo deste trabalho, foi conduzida uma pesquisa de caráter quantitativo através de um formulário de questões on-line que contou com 152 respondentes. Constatou que, apesar de a maior parte do público não perceber a estratégia do greenwashing e confiarem, na maior parte das vezes, no anunciado pelas empresas, o estudo sugeriu que, com a disseminação crescente das informações e aumento de pessoas ecologicamente conscientes, tal estratégia de marketing pode trazer consequências que poderão impactar estas marcas com inconsistência entre seus valores de bem-estar animal e sua prática no futuro.
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