Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grande, Tássia Priscila Fagundes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado, Letícia Sophia Rocha, Slodkowski, Bruna Kin, Sigal, Carla Bueno, Sampaio, Deyse Cristina Frizzo, Akazaki, Jacqueline Mayumi, Mendes, Jozelina Silva da Silva, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253719
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) que podeauxiliar os idososa se tornarem multiplicadores de saberes no meio virtual. O número de idosos cresce a cada ano, assim como o acesso às tecnologias digitais.O intuito da pesquisa é criar um MED, denominado CMEAD -Cybersêniors Multiplicadores na EaD. Ametodologia foi qualitativa, do tipo interpretativa, de natureza aplicada, sendo exploratória. O público-alvo foram idosos que participaram de um curso extensão em uma universidade brasileira. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line com perguntas abertas referentes ao material CMEAD que foi desenvolvido e aplicado no decorrer do curso. Os participantes foram 36idosos. Osdados coletados apontamque os cybersêniors verificarama importância do MED para a construção dos seus materiais digitais, bem como a pertinência dos recursos multimídias, em especial a disponibilização de conteúdos em formato pdf para que eles pudessem imprimir e usar como apoio pedagógico. OCMEAD se mostrou de grande valia para o público mais velho que deseja construir e compartilhar seus próprios materiais, contribuindo para o desenvolvimento da autoria digital.
id UFRGS-2_a8ef7cfc68550ac8c0ae1003bb4c1ca9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253719
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grande, Tássia Priscila FagundesMachado, Letícia Sophia RochaSlodkowski, Bruna KinSigal, Carla BuenoSampaio, Deyse Cristina FrizzoAkazaki, Jacqueline MayumiMendes, Jozelina Silva da SilvaBehar, Patrícia Alejandra2023-01-14T05:14:55Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/253719001159686Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) que podeauxiliar os idososa se tornarem multiplicadores de saberes no meio virtual. O número de idosos cresce a cada ano, assim como o acesso às tecnologias digitais.O intuito da pesquisa é criar um MED, denominado CMEAD -Cybersêniors Multiplicadores na EaD. Ametodologia foi qualitativa, do tipo interpretativa, de natureza aplicada, sendo exploratória. O público-alvo foram idosos que participaram de um curso extensão em uma universidade brasileira. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line com perguntas abertas referentes ao material CMEAD que foi desenvolvido e aplicado no decorrer do curso. Os participantes foram 36idosos. Osdados coletados apontamque os cybersêniors verificarama importância do MED para a construção dos seus materiais digitais, bem como a pertinência dos recursos multimídias, em especial a disponibilização de conteúdos em formato pdf para que eles pudessem imprimir e usar como apoio pedagógico. OCMEAD se mostrou de grande valia para o público mais velho que deseja construir e compartilhar seus próprios materiais, contribuindo para o desenvolvimento da autoria digital.This article aims to present the development of a Digital Educational Material (DEM) that can help the elderly to become multipliers of knowledge in the virtual environment. The number of elderly people grows every year, as does the access to digital technologies. The purpose of the research is to create a DEM, called CMEAD –CyberseniorKnowledgeMultipliers in Distance Education. The methodology wasqualitative, interpretive, applied in nature, being exploratory. The target audience wereelderly people who participated in an extension course at a Brazilian university. For datacollection, an online questionnaire was used with open questions referring to theCMEAD material that was developed and applied during the course. The participants were 36 elderly. The data collected indicate that cyberseniors verified the importance of DEMfor theconstruction of their digital materials, as well as the relevance of multimedia resources, especially the availability of content in pdf format so that they could print and use as pedagogical support. CMEAD proved to be of great value to the older audience that wants to build and share their own materials, contributing to the development of digital authorship.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42Tecnologia educacionalIdosoOlder peopleMultipliersCyberseniorsDigital educational materialCybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digitalCybersenior multipliers in distance education : construction of a digital educational materialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159686.pdf.txt001159686.pdf.txtExtracted Texttext/plain36449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253719/2/001159686.pdf.txtc26f1b842422ff9478d7933e1736c69eMD52ORIGINAL001159686.pdfTexto completoapplication/pdf1954717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253719/1/001159686.pdf0ddee10f7114dc1db3586aff20a33fe5MD5110183/2537192024-01-27 06:02:19.372152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cybersenior multipliers in distance education : construction of a digital educational material
title Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
spellingShingle Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
Grande, Tássia Priscila Fagundes
Tecnologia educacional
Idoso
Older people
Multipliers
Cyberseniors
Digital educational material
title_short Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
title_full Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
title_fullStr Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
title_full_unstemmed Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
title_sort Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
author Grande, Tássia Priscila Fagundes
author_facet Grande, Tássia Priscila Fagundes
Machado, Letícia Sophia Rocha
Slodkowski, Bruna Kin
Sigal, Carla Bueno
Sampaio, Deyse Cristina Frizzo
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Mendes, Jozelina Silva da Silva
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Machado, Letícia Sophia Rocha
Slodkowski, Bruna Kin
Sigal, Carla Bueno
Sampaio, Deyse Cristina Frizzo
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Mendes, Jozelina Silva da Silva
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grande, Tássia Priscila Fagundes
Machado, Letícia Sophia Rocha
Slodkowski, Bruna Kin
Sigal, Carla Bueno
Sampaio, Deyse Cristina Frizzo
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Mendes, Jozelina Silva da Silva
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Idoso
topic Tecnologia educacional
Idoso
Older people
Multipliers
Cyberseniors
Digital educational material
dc.subject.eng.fl_str_mv Older people
Multipliers
Cyberseniors
Digital educational material
description Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) que podeauxiliar os idososa se tornarem multiplicadores de saberes no meio virtual. O número de idosos cresce a cada ano, assim como o acesso às tecnologias digitais.O intuito da pesquisa é criar um MED, denominado CMEAD -Cybersêniors Multiplicadores na EaD. Ametodologia foi qualitativa, do tipo interpretativa, de natureza aplicada, sendo exploratória. O público-alvo foram idosos que participaram de um curso extensão em uma universidade brasileira. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line com perguntas abertas referentes ao material CMEAD que foi desenvolvido e aplicado no decorrer do curso. Os participantes foram 36idosos. Osdados coletados apontamque os cybersêniors verificarama importância do MED para a construção dos seus materiais digitais, bem como a pertinência dos recursos multimídias, em especial a disponibilização de conteúdos em formato pdf para que eles pudessem imprimir e usar como apoio pedagógico. OCMEAD se mostrou de grande valia para o público mais velho que deseja construir e compartilhar seus próprios materiais, contribuindo para o desenvolvimento da autoria digital.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-14T05:14:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253719
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159686
identifier_str_mv 1679-1916
001159686
url http://hdl.handle.net/10183/253719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253719/2/001159686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253719/1/001159686.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c26f1b842422ff9478d7933e1736c69e
0ddee10f7114dc1db3586aff20a33fe5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078724100096