Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slodkowski, Bruna Kin
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Leticia Rocha, Mendes, Jozelina Silva da Silva, Behar, Patricia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995
Resumo: O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos.
id UFRGS-7_d4572550bf9f8c6e569383d36a5bb337
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/86995
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeosAutoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors.Inclusão DigitalO artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8699510.22456/1982-1654.86995Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995/55721Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSlodkowski, Bruna KinMachado, Leticia RochaMendes, Jozelina Silva da SilvaBehar, Patricia Alejandra2022-01-06T18:26:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/86995Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:26:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
title Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
spellingShingle Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
Slodkowski, Bruna Kin
Autoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors.
Inclusão Digital
title_short Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
title_full Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
title_fullStr Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
title_full_unstemmed Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
title_sort Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
author Slodkowski, Bruna Kin
author_facet Slodkowski, Bruna Kin
Machado, Leticia Rocha
Mendes, Jozelina Silva da Silva
Behar, Patricia Alejandra
author_role author
author2 Machado, Leticia Rocha
Mendes, Jozelina Silva da Silva
Behar, Patricia Alejandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slodkowski, Bruna Kin
Machado, Leticia Rocha
Mendes, Jozelina Silva da Silva
Behar, Patricia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors.
Inclusão Digital
topic Autoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors.
Inclusão Digital
description O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995
10.22456/1982-1654.86995
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.86995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995/55721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183651573760