Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos. |
id |
UFRGS-7_d4572550bf9f8c6e569383d36a5bb337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/86995 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeosAutoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors.Inclusão DigitalO artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8699510.22456/1982-1654.86995Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995/55721Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSlodkowski, Bruna KinMachado, Leticia RochaMendes, Jozelina Silva da SilvaBehar, Patricia Alejandra2022-01-06T18:26:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/86995Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:26:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos |
title |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos |
spellingShingle |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos Slodkowski, Bruna Kin Autoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors. Inclusão Digital |
title_short |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos |
title_full |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos |
title_fullStr |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos |
title_full_unstemmed |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos |
title_sort |
Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos |
author |
Slodkowski, Bruna Kin |
author_facet |
Slodkowski, Bruna Kin Machado, Leticia Rocha Mendes, Jozelina Silva da Silva Behar, Patricia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Leticia Rocha Mendes, Jozelina Silva da Silva Behar, Patricia Alejandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Slodkowski, Bruna Kin Machado, Leticia Rocha Mendes, Jozelina Silva da Silva Behar, Patricia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors. Inclusão Digital |
topic |
Autoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors. Inclusão Digital |
description |
O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995 10.22456/1982-1654.86995 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.86995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995/55721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183651573760 |