Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pino, Patricia Visintainer
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206338
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as concepçõe s epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Mostramos a falta de comprometi mento dos PCNs em tomar uma posição frente aos referenciais teóricos atuais para a epis temologia e a filosofia da Ciência reconhecidos pela área de pesquisa em ensino de Ciências. Conclu ímos que essa carência de referenciais teóricos acaba induzindo os professores a uma visão empirist a-indutivista de produção de conhecimento ainda predominante no ensino de Ciências. A análise é feita a partir do livro de introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais e anexos da área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental.
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