Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206338 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as concepçõe s epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Mostramos a falta de comprometi mento dos PCNs em tomar uma posição frente aos referenciais teóricos atuais para a epis temologia e a filosofia da Ciência reconhecidos pela área de pesquisa em ensino de Ciências. Conclu ímos que essa carência de referenciais teóricos acaba induzindo os professores a uma visão empirist a-indutivista de produção de conhecimento ainda predominante no ensino de Ciências. A análise é feita a partir do livro de introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais e anexos da área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. |
id |
UFRGS-2_a937b3bbcb523c0e32931c342a4afee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206338 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pino, Patricia VisintainerOstermann, FernandaMoreira, Marco Antonio2020-02-28T04:07:24Z20051806-5104http://hdl.handle.net/10183/206338000573487Este artigo tem como objetivo analisar as concepçõe s epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Mostramos a falta de comprometi mento dos PCNs em tomar uma posição frente aos referenciais teóricos atuais para a epis temologia e a filosofia da Ciência reconhecidos pela área de pesquisa em ensino de Ciências. Conclu ímos que essa carência de referenciais teóricos acaba induzindo os professores a uma visão empirist a-indutivista de produção de conhecimento ainda predominante no ensino de Ciências. A análise é feita a partir do livro de introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais e anexos da área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental.The purpose of this paper is to describe an analis ys of the epistemological conception conveyed by the National Curriculum Standards in th e area of natural sciences for grades 5 th to 8 th . We show the lack of commitment of these standards regarding present theoretical frameworks for epistemology and philosophy of science recognized by the area of research in science education. We conclude that such a lack of theoretical frameworks ends up inducing the teachers to an empirist-inductivist vision of knowledge production still dominating science education. The analysis was carried out using the book and appendices of the National Standards corresponding to the natural sciences for elementary school.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 5-14Ensino de ciênciasEpistemologiaParâmetros curriculares nacionaisFilosofia da ciênciaAvaliacao curricularEpistemological conceptionsNational Curriculum StandardsScience educationConcepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000573487.pdf.txt000573487.pdf.txtExtracted Texttext/plain32871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206338/2/000573487.pdf.txt57a68d83b78dbdf20d1fe2f05458641eMD52ORIGINAL000573487.pdfTexto completoapplication/pdf84640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206338/1/000573487.pdf1ee658dab711e49c243d92580927a37dMD5110183/2063382023-09-14 03:27:38.871608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206338Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:27:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental |
title |
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental |
spellingShingle |
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental Pino, Patricia Visintainer Ensino de ciências Epistemologia Parâmetros curriculares nacionais Filosofia da ciência Avaliacao curricular Epistemological conceptions National Curriculum Standards Science education |
title_short |
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental |
title_full |
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental |
title_fullStr |
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental |
title_sort |
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental |
author |
Pino, Patricia Visintainer |
author_facet |
Pino, Patricia Visintainer Ostermann, Fernanda Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pino, Patricia Visintainer Ostermann, Fernanda Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Epistemologia Parâmetros curriculares nacionais Filosofia da ciência Avaliacao curricular |
topic |
Ensino de ciências Epistemologia Parâmetros curriculares nacionais Filosofia da ciência Avaliacao curricular Epistemological conceptions National Curriculum Standards Science education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Epistemological conceptions National Curriculum Standards Science education |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as concepçõe s epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Mostramos a falta de comprometi mento dos PCNs em tomar uma posição frente aos referenciais teóricos atuais para a epis temologia e a filosofia da Ciência reconhecidos pela área de pesquisa em ensino de Ciências. Conclu ímos que essa carência de referenciais teóricos acaba induzindo os professores a uma visão empirist a-indutivista de produção de conhecimento ainda predominante no ensino de Ciências. A análise é feita a partir do livro de introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais e anexos da área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-28T04:07:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206338 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000573487 |
identifier_str_mv |
1806-5104 000573487 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 5-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206338/2/000573487.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206338/1/000573487.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57a68d83b78dbdf20d1fe2f05458641e 1ee658dab711e49c243d92580927a37d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224987568242688 |