Consumo conspícuo de acessórios de luxo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266912 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso discorre sobre o consumo conspícuo de acessórios de luxo. Dessa maneira, por meio de análises do comportamento do consumidor, objetiva-se descrever como os efeitos snob e bandwagon de Leibenstein (1950) se manifestam no mercado de acessórios de luxo. Para isso, foi preciso conhecer o contexto em questão, realizando entrevistas de profundidade e posteriormente uma pesquisa de caráter experimental. Na primeira etapa, foram entrevistados consumidores de acessórios de luxo que ao longo das conversas comentaram sobre suas experiências com estes tipos de compras, em que foi possível identificar uma tendência evolutiva no ciclo de compra do consumidor. Na segunda etapa, aplicou-se um experimento em que os entrevistados foram expostos de maneira randomizada a um de dois tipos de editoriais de moda. Com a manipulação das variáveis foi possível analisar diversos comportamentos dos consumidores. Dentre estas análises foram observadas diferenças estatisticamente significativas no que se refere a atração dos consumidores ao item exposto, sendo possível afirmar que a fama do acessório interfere na percepção de atração dos consumidores. O estudo em questão é significante tanto para área acadêmica, uma vez que não se encontram muitos estudos que analisem somente os efeitos snob e bandwagon de Leibenstein (1950), como para o mercado de acessórios de luxo, que poderá usufruir das análises e dos resultados positivos encontrados. |
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Bonamigo, Mariana DuarteNicolao, Leonardo2023-11-09T03:21:14Z2023http://hdl.handle.net/10183/266912001185847O presente trabalho de conclusão de curso discorre sobre o consumo conspícuo de acessórios de luxo. Dessa maneira, por meio de análises do comportamento do consumidor, objetiva-se descrever como os efeitos snob e bandwagon de Leibenstein (1950) se manifestam no mercado de acessórios de luxo. Para isso, foi preciso conhecer o contexto em questão, realizando entrevistas de profundidade e posteriormente uma pesquisa de caráter experimental. Na primeira etapa, foram entrevistados consumidores de acessórios de luxo que ao longo das conversas comentaram sobre suas experiências com estes tipos de compras, em que foi possível identificar uma tendência evolutiva no ciclo de compra do consumidor. Na segunda etapa, aplicou-se um experimento em que os entrevistados foram expostos de maneira randomizada a um de dois tipos de editoriais de moda. Com a manipulação das variáveis foi possível analisar diversos comportamentos dos consumidores. Dentre estas análises foram observadas diferenças estatisticamente significativas no que se refere a atração dos consumidores ao item exposto, sendo possível afirmar que a fama do acessório interfere na percepção de atração dos consumidores. O estudo em questão é significante tanto para área acadêmica, uma vez que não se encontram muitos estudos que analisem somente os efeitos snob e bandwagon de Leibenstein (1950), como para o mercado de acessórios de luxo, que poderá usufruir das análises e dos resultados positivos encontrados.This final paper studies conspicuous consumption of luxury accessories. Analyzing the behavior of the consumer, this study describes how the Leibenstein (1950) effects, snob and bandwagon, manifest in the luxury market. Therefore, it was necessary to further investigate these markets, which was done through in-depth interviews and was later tested as experimental research. In the first step, luxury consumers were interviewed and described their experience with these kinds of purchases, where we could identify an evolutionary trend in the consumer buying cycle. In the second step, a questionnaire was applied in which volunteers were randomly exposed to one of two kinds of fashion editorial. With the variables manipulations it was possible to analyze different kinds of behaviors presented by the consumers. Among the analyzes, it was possible to verify statistically significant differences regarding the item attraction of the consumers, making it possible to infer that in this sample the popularity has significant influence in the consumers perception of attraction. The study is significant for both the academic area, as there are not a lot of papers investigating specifically Leibenstein (1950) effects, and for the luxury accessories market, which can take advantage of the data herein presented to elaborate future strategies.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorConsumoModaConsumer behaviorMarketingAccessoriesLuxuryConspicuous consumptionSnob and bandwagon effectsConsumo conspícuo de acessórios de luxoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185847.pdf.txt001185847.pdf.txtExtracted Texttext/plain99256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266912/2/001185847.pdf.txtde086b9671398c8ca6732491466ff7a1MD52ORIGINAL001185847.pdfTexto completoapplication/pdf1902120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266912/1/001185847.pdf668d052d57fd8c10a4f825667baaa21eMD5110183/2669122023-11-10 04:27:35.384131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266912Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-10T06:27:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho de conclusão de curso discorre sobre o consumo conspícuo de acessórios de luxo. Dessa maneira, por meio de análises do comportamento do consumidor, objetiva-se descrever como os efeitos snob e bandwagon de Leibenstein (1950) se manifestam no mercado de acessórios de luxo. Para isso, foi preciso conhecer o contexto em questão, realizando entrevistas de profundidade e posteriormente uma pesquisa de caráter experimental. Na primeira etapa, foram entrevistados consumidores de acessórios de luxo que ao longo das conversas comentaram sobre suas experiências com estes tipos de compras, em que foi possível identificar uma tendência evolutiva no ciclo de compra do consumidor. Na segunda etapa, aplicou-se um experimento em que os entrevistados foram expostos de maneira randomizada a um de dois tipos de editoriais de moda. Com a manipulação das variáveis foi possível analisar diversos comportamentos dos consumidores. Dentre estas análises foram observadas diferenças estatisticamente significativas no que se refere a atração dos consumidores ao item exposto, sendo possível afirmar que a fama do acessório interfere na percepção de atração dos consumidores. O estudo em questão é significante tanto para área acadêmica, uma vez que não se encontram muitos estudos que analisem somente os efeitos snob e bandwagon de Leibenstein (1950), como para o mercado de acessórios de luxo, que poderá usufruir das análises e dos resultados positivos encontrados. |
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