Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Edson Mendes da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231763
Resumo: O artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. Apartir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares.
id UFRGS-2_a9d3e34d1247841acd238f38939f3810
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231763
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva Junior, Edson Mendes daSeffner, Fernando2021-11-13T04:46:03Z20212595-4490http://hdl.handle.net/10183/231763001132976O artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. Apartir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares.The article reflects on the right to education of people with disabilities, particularly in their school career and in the dynamics of sociability and learning possibilities. The issue of disability, in its interface with the mandatory school education, has been the subject of numerous public policies since the Federal Constitution of 1988, but the results of these policies are still far from showing a good performance.The chances of recog-nition and learning for people with disabilities stem from complex articulations between four major con-ceptual fields and with implications for the practices and ways of dealing with disabilities: school culture, youth cultures, the medical model and the social model of deficiency. The article presents these four con-structs, briefly discussing their origins and configurations, and takes them as tools to help think about inclusive educational guidelines. Based on scenes from research projects that carried out ethnography in schools, she rehearses considerations about the possibilities of including people with disabilities in school trajectories.application/pdfporREVES - Revista Relações Sociais. Viçosa-MG. Vol. 4, n. 1 (2021), p. 1-18Cultura escolarCulturaJuventudeSchool cultureYouth culturesDeficiencyMedical modelSocial modelEntre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiênciaBetween two cultures and two models in school spaces : dialogues about disabilitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132976.pdf.txt001132976.pdf.txtExtracted Texttext/plain57312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231763/2/001132976.pdf.txt3fb7167ea08acdac86c82472519659ffMD52ORIGINAL001132976.pdfTexto completoapplication/pdf281472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231763/1/001132976.pdfd1cd2f25b945e1e16ee455cc4541631bMD5110183/2317632021-11-20 06:08:17.807589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231763Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between two cultures and two models in school spaces : dialogues about disabilities
title Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
spellingShingle Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
Silva Junior, Edson Mendes da
Cultura escolar
Cultura
Juventude
School culture
Youth cultures
Deficiency
Medical model
Social model
title_short Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
title_full Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
title_fullStr Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
title_full_unstemmed Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
title_sort Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
author Silva Junior, Edson Mendes da
author_facet Silva Junior, Edson Mendes da
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Edson Mendes da
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
Cultura
Juventude
topic Cultura escolar
Cultura
Juventude
School culture
Youth cultures
Deficiency
Medical model
Social model
dc.subject.eng.fl_str_mv School culture
Youth cultures
Deficiency
Medical model
Social model
description O artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. Apartir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-13T04:46:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231763
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4490
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132976
identifier_str_mv 2595-4490
001132976
url http://hdl.handle.net/10183/231763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais. Viçosa-MG. Vol. 4, n. 1 (2021), p. 1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231763/2/001132976.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231763/1/001132976.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fb7167ea08acdac86c82472519659ff
d1cd2f25b945e1e16ee455cc4541631b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042226315264