Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231763 |
Resumo: | O artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. Apartir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares. |
id |
UFRGS-2_a9d3e34d1247841acd238f38939f3810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231763 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva Junior, Edson Mendes daSeffner, Fernando2021-11-13T04:46:03Z20212595-4490http://hdl.handle.net/10183/231763001132976O artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. Apartir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares.The article reflects on the right to education of people with disabilities, particularly in their school career and in the dynamics of sociability and learning possibilities. The issue of disability, in its interface with the mandatory school education, has been the subject of numerous public policies since the Federal Constitution of 1988, but the results of these policies are still far from showing a good performance.The chances of recog-nition and learning for people with disabilities stem from complex articulations between four major con-ceptual fields and with implications for the practices and ways of dealing with disabilities: school culture, youth cultures, the medical model and the social model of deficiency. The article presents these four con-structs, briefly discussing their origins and configurations, and takes them as tools to help think about inclusive educational guidelines. Based on scenes from research projects that carried out ethnography in schools, she rehearses considerations about the possibilities of including people with disabilities in school trajectories.application/pdfporREVES - Revista Relações Sociais. Viçosa-MG. Vol. 4, n. 1 (2021), p. 1-18Cultura escolarCulturaJuventudeSchool cultureYouth culturesDeficiencyMedical modelSocial modelEntre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiênciaBetween two cultures and two models in school spaces : dialogues about disabilitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132976.pdf.txt001132976.pdf.txtExtracted Texttext/plain57312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231763/2/001132976.pdf.txt3fb7167ea08acdac86c82472519659ffMD52ORIGINAL001132976.pdfTexto completoapplication/pdf281472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231763/1/001132976.pdfd1cd2f25b945e1e16ee455cc4541631bMD5110183/2317632021-11-20 06:08:17.807589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231763Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Between two cultures and two models in school spaces : dialogues about disabilities |
title |
Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência |
spellingShingle |
Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência Silva Junior, Edson Mendes da Cultura escolar Cultura Juventude School culture Youth cultures Deficiency Medical model Social model |
title_short |
Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência |
title_full |
Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência |
title_fullStr |
Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência |
title_full_unstemmed |
Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência |
title_sort |
Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência |
author |
Silva Junior, Edson Mendes da |
author_facet |
Silva Junior, Edson Mendes da Seffner, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Seffner, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Edson Mendes da Seffner, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar Cultura Juventude |
topic |
Cultura escolar Cultura Juventude School culture Youth cultures Deficiency Medical model Social model |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School culture Youth cultures Deficiency Medical model Social model |
description |
O artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. Apartir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-13T04:46:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231763 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4490 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132976 |
identifier_str_mv |
2595-4490 001132976 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais. Viçosa-MG. Vol. 4, n. 1 (2021), p. 1-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231763/2/001132976.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231763/1/001132976.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3fb7167ea08acdac86c82472519659ff d1cd2f25b945e1e16ee455cc4541631b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447773596614656 |