Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157725 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso aborda a leitura e o ensino. Procuramos desenvolver essa reflexão considerando a leitura como prática social. O conceito de leitura que orienta essa pesquisa é a interacionista, apresentada através da metáfora de Leffa (1996). O conceito de leitura interativista diz respeito ao processo em que ocorre interação entre leitor e texto, considerando o conhecimento prévio do leitor. Os dados são textos produzidos por alunos do primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS em que a proposta era relatar sobre suas experiências de leitura. Esses dados estão disponíveis num blog. A análise foi realizada a partir de um conjunto de perguntas de pesquisa que buscaram inferir a respeito das experiências de ensino aprendizagem em sala de aula, das práticas de leitura, das experiências obtidas fora da sala de aula e das práticas de leitura com relação à formação do leitor. Os resultados apresentam aspectos negativos e positivos em relação ao ensino. Acreditamos que a contribuição deste estudo seja evidenciar a opinião dos estudantes em relação ao ensino na escola, bem como dar um feedback para os atuais professores sobre quais práticas de ensino são satisfatórias e quais não são. |
id |
UFRGS-2_a9e765a037c65c7294dea64262de5f6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157725 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Bibiana Pereira daRottava, Lucia2017-05-11T02:25:21Z2016http://hdl.handle.net/10183/157725001018737Este trabalho de conclusão de curso aborda a leitura e o ensino. Procuramos desenvolver essa reflexão considerando a leitura como prática social. O conceito de leitura que orienta essa pesquisa é a interacionista, apresentada através da metáfora de Leffa (1996). O conceito de leitura interativista diz respeito ao processo em que ocorre interação entre leitor e texto, considerando o conhecimento prévio do leitor. Os dados são textos produzidos por alunos do primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS em que a proposta era relatar sobre suas experiências de leitura. Esses dados estão disponíveis num blog. A análise foi realizada a partir de um conjunto de perguntas de pesquisa que buscaram inferir a respeito das experiências de ensino aprendizagem em sala de aula, das práticas de leitura, das experiências obtidas fora da sala de aula e das práticas de leitura com relação à formação do leitor. Os resultados apresentam aspectos negativos e positivos em relação ao ensino. Acreditamos que a contribuição deste estudo seja evidenciar a opinião dos estudantes em relação ao ensino na escola, bem como dar um feedback para os atuais professores sobre quais práticas de ensino são satisfatórias e quais não são.This term paper discusses about reading and teaching. We intended to develop the discussion considering the act of reading as a social practice. The concept of reading that guides this research is the interactionist one, presented by Leffa’s metaphor (1996). The concept of interactionist reading refers to the process in which the interaction between reading and text happens, considering the previous knowledge of the reader. The data used in this research come from texts produced by students from the first semester of Letras course, at UFRGS, where the students followed the purpose of telling their reading experiences. The data are available in a blog. The analysis was made through questions aiming to infer about students’ experience of learning-teaching in the class environment, their reading practices, their experiences outside class environment and also their reading practices regarding reader formation. The results show us negative and positive points in relation to teaching. We believe that this study is collaborative in a way that shows the opinion of students about teaching practice in schools, as well as gives a feedback for the current teachers about which practices are satisfactory and which of them are not.application/pdfporLeituraFormação de leitoresSala de aulaEscolaEnsinoReadingReader formationTeachingSchoolLeitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018737.pdf001018737.pdfTexto completoapplication/pdf336598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/1/001018737.pdfb3ccd6c5353d7cfeeec6f6eb59431681MD51TEXT001018737.pdf.txt001018737.pdf.txtExtracted Texttext/plain65792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/2/001018737.pdf.txt28e7ed63aafc18caf66db5f247c50bb4MD52THUMBNAIL001018737.pdf.jpg001018737.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/3/001018737.pdf.jpgdd22f572277d66c2efe439630a095d48MD5310183/1577252018-10-29 09:16:25.932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores |
title |
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores |
spellingShingle |
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores Silva, Bibiana Pereira da Leitura Formação de leitores Sala de aula Escola Ensino Reading Reader formation Teaching School |
title_short |
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores |
title_full |
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores |
title_fullStr |
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores |
title_full_unstemmed |
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores |
title_sort |
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores |
author |
Silva, Bibiana Pereira da |
author_facet |
Silva, Bibiana Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bibiana Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rottava, Lucia |
contributor_str_mv |
Rottava, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Formação de leitores Sala de aula Escola Ensino |
topic |
Leitura Formação de leitores Sala de aula Escola Ensino Reading Reader formation Teaching School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Reader formation Teaching School |
description |
Este trabalho de conclusão de curso aborda a leitura e o ensino. Procuramos desenvolver essa reflexão considerando a leitura como prática social. O conceito de leitura que orienta essa pesquisa é a interacionista, apresentada através da metáfora de Leffa (1996). O conceito de leitura interativista diz respeito ao processo em que ocorre interação entre leitor e texto, considerando o conhecimento prévio do leitor. Os dados são textos produzidos por alunos do primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS em que a proposta era relatar sobre suas experiências de leitura. Esses dados estão disponíveis num blog. A análise foi realizada a partir de um conjunto de perguntas de pesquisa que buscaram inferir a respeito das experiências de ensino aprendizagem em sala de aula, das práticas de leitura, das experiências obtidas fora da sala de aula e das práticas de leitura com relação à formação do leitor. Os resultados apresentam aspectos negativos e positivos em relação ao ensino. Acreditamos que a contribuição deste estudo seja evidenciar a opinião dos estudantes em relação ao ensino na escola, bem como dar um feedback para os atuais professores sobre quais práticas de ensino são satisfatórias e quais não são. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-11T02:25:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157725 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018737 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157725 |
identifier_str_mv |
001018737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/1/001018737.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/2/001018737.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/3/001018737.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3ccd6c5353d7cfeeec6f6eb59431681 28e7ed63aafc18caf66db5f247c50bb4 dd22f572277d66c2efe439630a095d48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224529888935936 |