Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bibiana Pereira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157725
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda a leitura e o ensino. Procuramos desenvolver essa reflexão considerando a leitura como prática social. O conceito de leitura que orienta essa pesquisa é a interacionista, apresentada através da metáfora de Leffa (1996). O conceito de leitura interativista diz respeito ao processo em que ocorre interação entre leitor e texto, considerando o conhecimento prévio do leitor. Os dados são textos produzidos por alunos do primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS em que a proposta era relatar sobre suas experiências de leitura. Esses dados estão disponíveis num blog. A análise foi realizada a partir de um conjunto de perguntas de pesquisa que buscaram inferir a respeito das experiências de ensino aprendizagem em sala de aula, das práticas de leitura, das experiências obtidas fora da sala de aula e das práticas de leitura com relação à formação do leitor. Os resultados apresentam aspectos negativos e positivos em relação ao ensino. Acreditamos que a contribuição deste estudo seja evidenciar a opinião dos estudantes em relação ao ensino na escola, bem como dar um feedback para os atuais professores sobre quais práticas de ensino são satisfatórias e quais não são.
id UFRGS-2_a9e765a037c65c7294dea64262de5f6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157725
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Bibiana Pereira daRottava, Lucia2017-05-11T02:25:21Z2016http://hdl.handle.net/10183/157725001018737Este trabalho de conclusão de curso aborda a leitura e o ensino. Procuramos desenvolver essa reflexão considerando a leitura como prática social. O conceito de leitura que orienta essa pesquisa é a interacionista, apresentada através da metáfora de Leffa (1996). O conceito de leitura interativista diz respeito ao processo em que ocorre interação entre leitor e texto, considerando o conhecimento prévio do leitor. Os dados são textos produzidos por alunos do primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS em que a proposta era relatar sobre suas experiências de leitura. Esses dados estão disponíveis num blog. A análise foi realizada a partir de um conjunto de perguntas de pesquisa que buscaram inferir a respeito das experiências de ensino aprendizagem em sala de aula, das práticas de leitura, das experiências obtidas fora da sala de aula e das práticas de leitura com relação à formação do leitor. Os resultados apresentam aspectos negativos e positivos em relação ao ensino. Acreditamos que a contribuição deste estudo seja evidenciar a opinião dos estudantes em relação ao ensino na escola, bem como dar um feedback para os atuais professores sobre quais práticas de ensino são satisfatórias e quais não são.This term paper discusses about reading and teaching. We intended to develop the discussion considering the act of reading as a social practice. The concept of reading that guides this research is the interactionist one, presented by Leffa’s metaphor (1996). The concept of interactionist reading refers to the process in which the interaction between reading and text happens, considering the previous knowledge of the reader. The data used in this research come from texts produced by students from the first semester of Letras course, at UFRGS, where the students followed the purpose of telling their reading experiences. The data are available in a blog. The analysis was made through questions aiming to infer about students’ experience of learning-teaching in the class environment, their reading practices, their experiences outside class environment and also their reading practices regarding reader formation. The results show us negative and positive points in relation to teaching. We believe that this study is collaborative in a way that shows the opinion of students about teaching practice in schools, as well as gives a feedback for the current teachers about which practices are satisfactory and which of them are not.application/pdfporLeituraFormação de leitoresSala de aulaEscolaEnsinoReadingReader formationTeachingSchoolLeitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018737.pdf001018737.pdfTexto completoapplication/pdf336598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/1/001018737.pdfb3ccd6c5353d7cfeeec6f6eb59431681MD51TEXT001018737.pdf.txt001018737.pdf.txtExtracted Texttext/plain65792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/2/001018737.pdf.txt28e7ed63aafc18caf66db5f247c50bb4MD52THUMBNAIL001018737.pdf.jpg001018737.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/3/001018737.pdf.jpgdd22f572277d66c2efe439630a095d48MD5310183/1577252018-10-29 09:16:25.932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
title Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
spellingShingle Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
Silva, Bibiana Pereira da
Leitura
Formação de leitores
Sala de aula
Escola
Ensino
Reading
Reader formation
Teaching
School
title_short Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
title_full Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
title_fullStr Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
title_full_unstemmed Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
title_sort Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
author Silva, Bibiana Pereira da
author_facet Silva, Bibiana Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bibiana Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rottava, Lucia
contributor_str_mv Rottava, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Formação de leitores
Sala de aula
Escola
Ensino
topic Leitura
Formação de leitores
Sala de aula
Escola
Ensino
Reading
Reader formation
Teaching
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Reader formation
Teaching
School
description Este trabalho de conclusão de curso aborda a leitura e o ensino. Procuramos desenvolver essa reflexão considerando a leitura como prática social. O conceito de leitura que orienta essa pesquisa é a interacionista, apresentada através da metáfora de Leffa (1996). O conceito de leitura interativista diz respeito ao processo em que ocorre interação entre leitor e texto, considerando o conhecimento prévio do leitor. Os dados são textos produzidos por alunos do primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS em que a proposta era relatar sobre suas experiências de leitura. Esses dados estão disponíveis num blog. A análise foi realizada a partir de um conjunto de perguntas de pesquisa que buscaram inferir a respeito das experiências de ensino aprendizagem em sala de aula, das práticas de leitura, das experiências obtidas fora da sala de aula e das práticas de leitura com relação à formação do leitor. Os resultados apresentam aspectos negativos e positivos em relação ao ensino. Acreditamos que a contribuição deste estudo seja evidenciar a opinião dos estudantes em relação ao ensino na escola, bem como dar um feedback para os atuais professores sobre quais práticas de ensino são satisfatórias e quais não são.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-11T02:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157725
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018737
url http://hdl.handle.net/10183/157725
identifier_str_mv 001018737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/1/001018737.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/2/001018737.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157725/3/001018737.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3ccd6c5353d7cfeeec6f6eb59431681
28e7ed63aafc18caf66db5f247c50bb4
dd22f572277d66c2efe439630a095d48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224529888935936