A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111899 |
Resumo: | O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada. |
id |
UFRGS-2_aa5dfa1755e430d525b96357bf4350f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111899 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Aline Tamires Kroetz AyresBruscato, Andrea Cristiane MaraschinMenegais, Denice Aparecida Fontana NisxotaKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2015-03-11T02:01:23Z20141519-387Xhttp://hdl.handle.net/10183/111899000953452O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.This paper presents refl ections on the continuing education of teachers in the current Brazilian context, aiming to identify its infl uence on the pedagogical practice of public primary school teachers in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The study is based on authors such as Tardif and Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993) and Freire (2001, 1991), among others. The data were obtained through a descriptive qualitative research project with an intentional sample that used a questionnaire to produce the database. The questions directed to teachers aimed to identify how they analyze their education and how it bears on the qualifi cation of their pedagogical action. The data were analyzed based on the readings and dialogues held during the seminar on “Initial and Continuing Teacher Training: Curricula and Practices” that is part of the Graduate Studies Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul. This preliminary study indicates that changes occur in teaching practices and in processes of knowledge construction as teachers seek to develop their continuing education.application/pdfporEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2014), p. 271-2796Educação continuadaProfessorEnsino públicoPrática pedagógicaContinuing education for teachersPedagogical practicePublic schoolsA formação continuada de professores e a prática da sala de aulaThe continuing education of teachers and the classroom practice info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953452.pdf000953452.pdfTexto completoapplication/pdf290331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/1/000953452.pdf442c3da43ab03d44682620120a95cbb6MD51TEXT000953452.pdf.txt000953452.pdf.txtExtracted Texttext/plain40416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/2/000953452.pdf.txtd088152d6b683f9a6f195dbaa5c7a045MD52THUMBNAIL000953452.pdf.jpg000953452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/3/000953452.pdf.jpgcbbdf3676a3c147959f60ed9d5908803MD5310183/1118992023-04-19 03:24:18.925723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-19T06:24:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The continuing education of teachers and the classroom practice |
title |
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula |
spellingShingle |
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres Educação continuada Professor Ensino público Prática pedagógica Continuing education for teachers Pedagogical practice Public schools |
title_short |
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula |
title_full |
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula |
title_fullStr |
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula |
title_sort |
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula |
author |
Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres |
author_facet |
Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
author_role |
author |
author2 |
Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Professor Ensino público Prática pedagógica |
topic |
Educação continuada Professor Ensino público Prática pedagógica Continuing education for teachers Pedagogical practice Public schools |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing education for teachers Pedagogical practice Public schools |
description |
O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-11T02:01:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/111899 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-387X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953452 |
identifier_str_mv |
1519-387X 000953452 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/111899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2014), p. 271-2796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/1/000953452.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/2/000953452.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/3/000953452.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
442c3da43ab03d44682620120a95cbb6 d088152d6b683f9a6f195dbaa5c7a045 cbbdf3676a3c147959f60ed9d5908803 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224866893922304 |