A formação continuada de professores e a prática da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin, Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota, Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111899
Resumo: O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.
id UFRGS-2_aa5dfa1755e430d525b96357bf4350f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111899
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Aline Tamires Kroetz AyresBruscato, Andrea Cristiane MaraschinMenegais, Denice Aparecida Fontana NisxotaKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2015-03-11T02:01:23Z20141519-387Xhttp://hdl.handle.net/10183/111899000953452O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.This paper presents refl ections on the continuing education of teachers in the current Brazilian context, aiming to identify its infl uence on the pedagogical practice of public primary school teachers in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The study is based on authors such as Tardif and Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993) and Freire (2001, 1991), among others. The data were obtained through a descriptive qualitative research project with an intentional sample that used a questionnaire to produce the database. The questions directed to teachers aimed to identify how they analyze their education and how it bears on the qualifi cation of their pedagogical action. The data were analyzed based on the readings and dialogues held during the seminar on “Initial and Continuing Teacher Training: Curricula and Practices” that is part of the Graduate Studies Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul. This preliminary study indicates that changes occur in teaching practices and in processes of knowledge construction as teachers seek to develop their continuing education.application/pdfporEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2014), p. 271-2796Educação continuadaProfessorEnsino públicoPrática pedagógicaContinuing education for teachersPedagogical practicePublic schoolsA formação continuada de professores e a prática da sala de aulaThe continuing education of teachers and the classroom practice info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953452.pdf000953452.pdfTexto completoapplication/pdf290331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/1/000953452.pdf442c3da43ab03d44682620120a95cbb6MD51TEXT000953452.pdf.txt000953452.pdf.txtExtracted Texttext/plain40416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/2/000953452.pdf.txtd088152d6b683f9a6f195dbaa5c7a045MD52THUMBNAIL000953452.pdf.jpg000953452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/3/000953452.pdf.jpgcbbdf3676a3c147959f60ed9d5908803MD5310183/1118992023-04-19 03:24:18.925723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-19T06:24:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The continuing education of teachers and the classroom practice
title A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
spellingShingle A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Educação continuada
Professor
Ensino público
Prática pedagógica
Continuing education for teachers
Pedagogical practice
Public schools
title_short A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
title_full A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
title_fullStr A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
title_full_unstemmed A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
title_sort A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
author Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
author_facet Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
author_role author
author2 Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Professor
Ensino público
Prática pedagógica
topic Educação continuada
Professor
Ensino público
Prática pedagógica
Continuing education for teachers
Pedagogical practice
Public schools
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education for teachers
Pedagogical practice
Public schools
description O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-11T02:01:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111899
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-387X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953452
identifier_str_mv 1519-387X
000953452
url http://hdl.handle.net/10183/111899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2014), p. 271-2796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/1/000953452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/2/000953452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111899/3/000953452.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 442c3da43ab03d44682620120a95cbb6
d088152d6b683f9a6f195dbaa5c7a045
cbbdf3676a3c147959f60ed9d5908803
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224866893922304