Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seidel, Susana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72586
Resumo: Este trabalho tem como objetivo repensar as formas de dar aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de São Leopoldo e as turmas que paticiparam foram as de Etapa V (que equivale aos anos finais do Ensino Fundamental). Para auxiliar na reflexão alguns materiais foram desenvolvidos com os sujeitos da pesquisa para permitirem conhecer as características desses alunos que estudam atualmente nas turmas analisadas. Essa análise do público dessa modalidade de ensino é importante para esse trabalho pois se constitui na primeira parte da discussão sobre as possibilidades de trabalho com os alunos da Educação de Jovens e Adultos pois, segundo a minha hipótese, conhecer os alunos aos quais as aulas se destinam influencia na escolha da metodologia e dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas. As informações encontradas trazem indicativos de respostas para a discussão sobre a forma de dar aula para esse público atual da EJA.
id UFRGS-2_aa75dabac75510178adc4e40a6b06e70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72586
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Seidel, SusanaOliveira, Helena Dória Lucas de2013-06-19T01:43:57Z2011http://hdl.handle.net/10183/72586000881395Este trabalho tem como objetivo repensar as formas de dar aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de São Leopoldo e as turmas que paticiparam foram as de Etapa V (que equivale aos anos finais do Ensino Fundamental). Para auxiliar na reflexão alguns materiais foram desenvolvidos com os sujeitos da pesquisa para permitirem conhecer as características desses alunos que estudam atualmente nas turmas analisadas. Essa análise do público dessa modalidade de ensino é importante para esse trabalho pois se constitui na primeira parte da discussão sobre as possibilidades de trabalho com os alunos da Educação de Jovens e Adultos pois, segundo a minha hipótese, conhecer os alunos aos quais as aulas se destinam influencia na escolha da metodologia e dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas. As informações encontradas trazem indicativos de respostas para a discussão sobre a forma de dar aula para esse público atual da EJA.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino fundamentalRepensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000881395.pdf000881395.pdfTexto completoapplication/pdf770126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/1/000881395.pdf75e849039a966d9f86105f630ba67e4eMD51TEXT000881395.pdf.txt000881395.pdf.txtExtracted Texttext/plain119955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/2/000881395.pdf.txtac934ed36e1df9194b1b644574a35b47MD52THUMBNAIL000881395.pdf.jpg000881395.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/3/000881395.pdf.jpgee6e994e8ee57f252cea07a5cdf72bd1MD5310183/725862018-10-16 09:32:18.569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:32:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
title Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
spellingShingle Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
Seidel, Susana
Educação de jovens e adultos
Ensino fundamental
title_short Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
title_full Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
title_fullStr Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
title_full_unstemmed Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
title_sort Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
author Seidel, Susana
author_facet Seidel, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seidel, Susana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino fundamental
topic Educação de jovens e adultos
Ensino fundamental
description Este trabalho tem como objetivo repensar as formas de dar aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de São Leopoldo e as turmas que paticiparam foram as de Etapa V (que equivale aos anos finais do Ensino Fundamental). Para auxiliar na reflexão alguns materiais foram desenvolvidos com os sujeitos da pesquisa para permitirem conhecer as características desses alunos que estudam atualmente nas turmas analisadas. Essa análise do público dessa modalidade de ensino é importante para esse trabalho pois se constitui na primeira parte da discussão sobre as possibilidades de trabalho com os alunos da Educação de Jovens e Adultos pois, segundo a minha hipótese, conhecer os alunos aos quais as aulas se destinam influencia na escolha da metodologia e dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas. As informações encontradas trazem indicativos de respostas para a discussão sobre a forma de dar aula para esse público atual da EJA.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-19T01:43:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72586
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000881395
url http://hdl.handle.net/10183/72586
identifier_str_mv 000881395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/1/000881395.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/2/000881395.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/3/000881395.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75e849039a966d9f86105f630ba67e4e
ac934ed36e1df9194b1b644574a35b47
ee6e994e8ee57f252cea07a5cdf72bd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448775290880