Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72586 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo repensar as formas de dar aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de São Leopoldo e as turmas que paticiparam foram as de Etapa V (que equivale aos anos finais do Ensino Fundamental). Para auxiliar na reflexão alguns materiais foram desenvolvidos com os sujeitos da pesquisa para permitirem conhecer as características desses alunos que estudam atualmente nas turmas analisadas. Essa análise do público dessa modalidade de ensino é importante para esse trabalho pois se constitui na primeira parte da discussão sobre as possibilidades de trabalho com os alunos da Educação de Jovens e Adultos pois, segundo a minha hipótese, conhecer os alunos aos quais as aulas se destinam influencia na escolha da metodologia e dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas. As informações encontradas trazem indicativos de respostas para a discussão sobre a forma de dar aula para esse público atual da EJA. |
id |
UFRGS-2_aa75dabac75510178adc4e40a6b06e70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72586 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Seidel, SusanaOliveira, Helena Dória Lucas de2013-06-19T01:43:57Z2011http://hdl.handle.net/10183/72586000881395Este trabalho tem como objetivo repensar as formas de dar aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de São Leopoldo e as turmas que paticiparam foram as de Etapa V (que equivale aos anos finais do Ensino Fundamental). Para auxiliar na reflexão alguns materiais foram desenvolvidos com os sujeitos da pesquisa para permitirem conhecer as características desses alunos que estudam atualmente nas turmas analisadas. Essa análise do público dessa modalidade de ensino é importante para esse trabalho pois se constitui na primeira parte da discussão sobre as possibilidades de trabalho com os alunos da Educação de Jovens e Adultos pois, segundo a minha hipótese, conhecer os alunos aos quais as aulas se destinam influencia na escolha da metodologia e dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas. As informações encontradas trazem indicativos de respostas para a discussão sobre a forma de dar aula para esse público atual da EJA.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino fundamentalRepensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000881395.pdf000881395.pdfTexto completoapplication/pdf770126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/1/000881395.pdf75e849039a966d9f86105f630ba67e4eMD51TEXT000881395.pdf.txt000881395.pdf.txtExtracted Texttext/plain119955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/2/000881395.pdf.txtac934ed36e1df9194b1b644574a35b47MD52THUMBNAIL000881395.pdf.jpg000881395.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/3/000881395.pdf.jpgee6e994e8ee57f252cea07a5cdf72bd1MD5310183/725862018-10-16 09:32:18.569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:32:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade |
title |
Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade |
spellingShingle |
Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade Seidel, Susana Educação de jovens e adultos Ensino fundamental |
title_short |
Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade |
title_full |
Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade |
title_fullStr |
Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade |
title_full_unstemmed |
Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade |
title_sort |
Repensar a educação de jovens e adultos para o público atual dessa modalidade |
author |
Seidel, Susana |
author_facet |
Seidel, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seidel, Susana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino fundamental |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino fundamental |
description |
Este trabalho tem como objetivo repensar as formas de dar aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de São Leopoldo e as turmas que paticiparam foram as de Etapa V (que equivale aos anos finais do Ensino Fundamental). Para auxiliar na reflexão alguns materiais foram desenvolvidos com os sujeitos da pesquisa para permitirem conhecer as características desses alunos que estudam atualmente nas turmas analisadas. Essa análise do público dessa modalidade de ensino é importante para esse trabalho pois se constitui na primeira parte da discussão sobre as possibilidades de trabalho com os alunos da Educação de Jovens e Adultos pois, segundo a minha hipótese, conhecer os alunos aos quais as aulas se destinam influencia na escolha da metodologia e dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas. As informações encontradas trazem indicativos de respostas para a discussão sobre a forma de dar aula para esse público atual da EJA. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-19T01:43:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72586 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000881395 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72586 |
identifier_str_mv |
000881395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/1/000881395.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/2/000881395.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72586/3/000881395.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75e849039a966d9f86105f630ba67e4e ac934ed36e1df9194b1b644574a35b47 ee6e994e8ee57f252cea07a5cdf72bd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108838227968 |