Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selbach, Clarissa Jesinska
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25768
Resumo: Trata do Webmarketing no contexto das bibliotecas especializadas. Tem como objetivo principal verificar se as ações praticadas nos sites das bibliotecas especializadas podem ser consideradas ações de Webmarketing para estas organizações. Situa Marketing no seu contexto geral, aprofundando em duas facetas, Marketing de Serviços e Marketing de Relacionamento. Engloba ainda o Webmarketing e seu uso. Levanta aspectos referentes a avaliação de sites, focado em sites de bibliotecas, citando estudos que abordam esta avaliação em termos de critérios de qualidade e funcionalidade. Para pesquisa de campo, adota metodologia de cunho qualitativo, com pesquisa exploratória, utilizando como instrumento de coleta de dados, formulário baseado em Amaral e Guimarães (2002) e Tomáel et al. (2001). A pesquisa obteve resultados satisfatórios em sua análise, porém os sites analisados não possuem muitos dos itens avaliados. A maioria dos sites não conseguiu responder a muitas das questões analisadas no instrumento de pesquisa o que permite deduzir a pouca preocupação que os bibliotecários têm com as necessidades dos usuários. Recomenda-se reavaliar os sites e os recursos neles contidos e após determinado período, refazer a pesquisa para verificar se as mudanças foram realizadas.
id UFRGS-2_aabfcd3bad9438d9daefba78751f0d45
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25768
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Selbach, Clarissa JesinskaRozados, Helen Beatriz Frota2010-09-11T04:22:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/25768000755390Trata do Webmarketing no contexto das bibliotecas especializadas. Tem como objetivo principal verificar se as ações praticadas nos sites das bibliotecas especializadas podem ser consideradas ações de Webmarketing para estas organizações. Situa Marketing no seu contexto geral, aprofundando em duas facetas, Marketing de Serviços e Marketing de Relacionamento. Engloba ainda o Webmarketing e seu uso. Levanta aspectos referentes a avaliação de sites, focado em sites de bibliotecas, citando estudos que abordam esta avaliação em termos de critérios de qualidade e funcionalidade. Para pesquisa de campo, adota metodologia de cunho qualitativo, com pesquisa exploratória, utilizando como instrumento de coleta de dados, formulário baseado em Amaral e Guimarães (2002) e Tomáel et al. (2001). A pesquisa obteve resultados satisfatórios em sua análise, porém os sites analisados não possuem muitos dos itens avaliados. A maioria dos sites não conseguiu responder a muitas das questões analisadas no instrumento de pesquisa o que permite deduzir a pouca preocupação que os bibliotecários têm com as necessidades dos usuários. Recomenda-se reavaliar os sites e os recursos neles contidos e após determinado período, refazer a pesquisa para verificar se as mudanças foram realizadas.It's Webmarketing in the context of specialized libraries. Its main objective is to verify whether the actions taken at sites from specialized libraries can be considered actions Webmarketing for these organizations. Marketing lies in its general context, deepening into two facets, Services Marketing and Relationship Marketing. It is about Webmarketing and its use. Raises issues relating to evaluate sites, focusing on sites in libraries, citing studies that address the evaluation criteria in terms of quality and functionality. For field research, adopts a qualitative methodology, with exploratory research, using as an instrument of data collection form based on Amaral and Guimarães (2002) and Tomáel et al. (2001). The survey achieved satisfactory results in his analysis, but the sites have not examined many of the items evaluated. Most sites failed to answer many of the questions analyzed in the research tool which allows to deduce the little concern that librarians have with the needs of users. It is recommended to reevaluate the sites and resources contained therein, and after a certain period, repeat the search to see if changes were made.application/pdfporBiblioteca especializadaMarketing onlineWebmarketingSpecialized librariesEvaluating sitesWebsites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755390.pdf000755390.pdfTexto completoapplication/pdf428722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25768/1/000755390.pdfb79023b1bb58d0e7045f3fe4f6fa4cb7MD51TEXT000755390.pdf.txt000755390.pdf.txtExtracted Texttext/plain145171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25768/2/000755390.pdf.txt94922160a35c7c02c0a2851a99bc4c5fMD52THUMBNAIL000755390.pdf.jpg000755390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25768/3/000755390.pdf.jpg99324b150a3abc876371706c05de3ddeMD5310183/257682018-10-18 07:36:09.255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25768Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-18T10:36:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
title Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
spellingShingle Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
Selbach, Clarissa Jesinska
Biblioteca especializada
Marketing online
Webmarketing
Specialized libraries
Evaluating sites
title_short Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
title_full Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
title_fullStr Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
title_full_unstemmed Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
title_sort Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
author Selbach, Clarissa Jesinska
author_facet Selbach, Clarissa Jesinska
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Selbach, Clarissa Jesinska
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca especializada
Marketing online
topic Biblioteca especializada
Marketing online
Webmarketing
Specialized libraries
Evaluating sites
dc.subject.eng.fl_str_mv Webmarketing
Specialized libraries
Evaluating sites
description Trata do Webmarketing no contexto das bibliotecas especializadas. Tem como objetivo principal verificar se as ações praticadas nos sites das bibliotecas especializadas podem ser consideradas ações de Webmarketing para estas organizações. Situa Marketing no seu contexto geral, aprofundando em duas facetas, Marketing de Serviços e Marketing de Relacionamento. Engloba ainda o Webmarketing e seu uso. Levanta aspectos referentes a avaliação de sites, focado em sites de bibliotecas, citando estudos que abordam esta avaliação em termos de critérios de qualidade e funcionalidade. Para pesquisa de campo, adota metodologia de cunho qualitativo, com pesquisa exploratória, utilizando como instrumento de coleta de dados, formulário baseado em Amaral e Guimarães (2002) e Tomáel et al. (2001). A pesquisa obteve resultados satisfatórios em sua análise, porém os sites analisados não possuem muitos dos itens avaliados. A maioria dos sites não conseguiu responder a muitas das questões analisadas no instrumento de pesquisa o que permite deduzir a pouca preocupação que os bibliotecários têm com as necessidades dos usuários. Recomenda-se reavaliar os sites e os recursos neles contidos e após determinado período, refazer a pesquisa para verificar se as mudanças foram realizadas.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:22:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25768
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755390
url http://hdl.handle.net/10183/25768
identifier_str_mv 000755390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25768/1/000755390.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25768/2/000755390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25768/3/000755390.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b79023b1bb58d0e7045f3fe4f6fa4cb7
94922160a35c7c02c0a2851a99bc4c5f
99324b150a3abc876371706c05de3dde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724499444891648