Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37555 |
Resumo: | Trata do Webmarketing, através das redes sociais virtuais, aplicado às bibliotecas. Tem como objetivo verificar como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras se utilizam das redes sociais e das comunidades virtuais para realizar suas ações de Marketing. O estudo é do tipo descritivo e possui abordagem qualitativa. Baseia-se em referencial teórico sobre a Web 2.0, Webmarketing, redes sociais, Marketing de Relacionamento, Marketing Viral e bibliotecas públicas. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário disponibilizado através da Internet e aplicado às bibliotecas públicas estaduais. Coleta dados referentes ao número de bibliotecas que utilizam as redes sociais, sobre as redes sociais utilizadas, a respeito dos usos dados às redes sociais e sobre as ações realizadas pelas bibliotecas através das redes sociais consideradas pelas mesmas como ações de Marketing. Verifica que as bibliotecas públicas utilizam as redes sociais para realizar ações principalmente de divulgação da biblioteca e de comunicação com os usuários. Conclui que é através destas ações que as bibliotecas públicas estaduais realizam o Webmarketing através das redes sociais virtuais. |
id |
UFRGS-2_b60ccc7cb5e638cb5e70e8368589332a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37555 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Mariana DornellesRozados, Helen Beatriz Frota2012-03-16T01:19:55Z2011http://hdl.handle.net/10183/37555000819852Trata do Webmarketing, através das redes sociais virtuais, aplicado às bibliotecas. Tem como objetivo verificar como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras se utilizam das redes sociais e das comunidades virtuais para realizar suas ações de Marketing. O estudo é do tipo descritivo e possui abordagem qualitativa. Baseia-se em referencial teórico sobre a Web 2.0, Webmarketing, redes sociais, Marketing de Relacionamento, Marketing Viral e bibliotecas públicas. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário disponibilizado através da Internet e aplicado às bibliotecas públicas estaduais. Coleta dados referentes ao número de bibliotecas que utilizam as redes sociais, sobre as redes sociais utilizadas, a respeito dos usos dados às redes sociais e sobre as ações realizadas pelas bibliotecas através das redes sociais consideradas pelas mesmas como ações de Marketing. Verifica que as bibliotecas públicas utilizam as redes sociais para realizar ações principalmente de divulgação da biblioteca e de comunicação com os usuários. Conclui que é através destas ações que as bibliotecas públicas estaduais realizam o Webmarketing através das redes sociais virtuais.This work addresses the Webmarketing through social networking applied to libraries. Its objective is verify how Brazilian public state libraries use the social networks and virtual communities for their Marketing actions. It’s a descriptive study, with qualitative approach. It’s based on theory about Web 2.0, Webmarketing, social networks, Relationship Marketing, Viral Marketing and public libraries. Uses as instrument of data collect, the questionnaire available on the Internet and applied to public state libraries. Collects data regarding the number of libraries that use social networks, regarding the social networks used, about the uses of the social networks and actions realized by libraries through the social networks considered by they as marketing actions. Notes that public libraries use social networks to perform actions primarily for the divulgation and communication with library users. Concludes that it is through these actions that the public state libraries perform the Webmarketing through social networks.application/pdfporBiblioteca públicaRedes sociaisMarketing onlineWebmarketingSocial networksPublic libraryWebmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819852.pdf.txt000819852.pdf.txtExtracted Texttext/plain174426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/2/000819852.pdf.txt4668473f236e7b374c8960ed33f98c96MD52ORIGINAL000819852.pdf000819852.pdfTexto completoapplication/pdf1218265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/1/000819852.pdf9efa15c9392c5bd563ff0658b1e01998MD51THUMBNAIL000819852.pdf.jpg000819852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/3/000819852.pdf.jpg717ce37c70ed7f8920f9eb4772c8bc45MD5310183/375552018-10-10 07:59:21.098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37555Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-10T10:59:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais |
title |
Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais |
spellingShingle |
Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais Vargas, Mariana Dornelles Biblioteca pública Redes sociais Marketing online Webmarketing Social networks Public library |
title_short |
Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais |
title_full |
Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais |
title_fullStr |
Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais |
title_full_unstemmed |
Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais |
title_sort |
Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais |
author |
Vargas, Mariana Dornelles |
author_facet |
Vargas, Mariana Dornelles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Mariana Dornelles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
contributor_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca pública Redes sociais Marketing online |
topic |
Biblioteca pública Redes sociais Marketing online Webmarketing Social networks Public library |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Webmarketing Social networks Public library |
description |
Trata do Webmarketing, através das redes sociais virtuais, aplicado às bibliotecas. Tem como objetivo verificar como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras se utilizam das redes sociais e das comunidades virtuais para realizar suas ações de Marketing. O estudo é do tipo descritivo e possui abordagem qualitativa. Baseia-se em referencial teórico sobre a Web 2.0, Webmarketing, redes sociais, Marketing de Relacionamento, Marketing Viral e bibliotecas públicas. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário disponibilizado através da Internet e aplicado às bibliotecas públicas estaduais. Coleta dados referentes ao número de bibliotecas que utilizam as redes sociais, sobre as redes sociais utilizadas, a respeito dos usos dados às redes sociais e sobre as ações realizadas pelas bibliotecas através das redes sociais consideradas pelas mesmas como ações de Marketing. Verifica que as bibliotecas públicas utilizam as redes sociais para realizar ações principalmente de divulgação da biblioteca e de comunicação com os usuários. Conclui que é através destas ações que as bibliotecas públicas estaduais realizam o Webmarketing através das redes sociais virtuais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-16T01:19:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819852 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37555 |
identifier_str_mv |
000819852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/2/000819852.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/1/000819852.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/3/000819852.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4668473f236e7b374c8960ed33f98c96 9efa15c9392c5bd563ff0658b1e01998 717ce37c70ed7f8920f9eb4772c8bc45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724522346840064 |