Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Mariana Dornelles
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37555
Resumo: Trata do Webmarketing, através das redes sociais virtuais, aplicado às bibliotecas. Tem como objetivo verificar como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras se utilizam das redes sociais e das comunidades virtuais para realizar suas ações de Marketing. O estudo é do tipo descritivo e possui abordagem qualitativa. Baseia-se em referencial teórico sobre a Web 2.0, Webmarketing, redes sociais, Marketing de Relacionamento, Marketing Viral e bibliotecas públicas. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário disponibilizado através da Internet e aplicado às bibliotecas públicas estaduais. Coleta dados referentes ao número de bibliotecas que utilizam as redes sociais, sobre as redes sociais utilizadas, a respeito dos usos dados às redes sociais e sobre as ações realizadas pelas bibliotecas através das redes sociais consideradas pelas mesmas como ações de Marketing. Verifica que as bibliotecas públicas utilizam as redes sociais para realizar ações principalmente de divulgação da biblioteca e de comunicação com os usuários. Conclui que é através destas ações que as bibliotecas públicas estaduais realizam o Webmarketing através das redes sociais virtuais.
id UFRGS-2_b60ccc7cb5e638cb5e70e8368589332a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37555
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Mariana DornellesRozados, Helen Beatriz Frota2012-03-16T01:19:55Z2011http://hdl.handle.net/10183/37555000819852Trata do Webmarketing, através das redes sociais virtuais, aplicado às bibliotecas. Tem como objetivo verificar como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras se utilizam das redes sociais e das comunidades virtuais para realizar suas ações de Marketing. O estudo é do tipo descritivo e possui abordagem qualitativa. Baseia-se em referencial teórico sobre a Web 2.0, Webmarketing, redes sociais, Marketing de Relacionamento, Marketing Viral e bibliotecas públicas. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário disponibilizado através da Internet e aplicado às bibliotecas públicas estaduais. Coleta dados referentes ao número de bibliotecas que utilizam as redes sociais, sobre as redes sociais utilizadas, a respeito dos usos dados às redes sociais e sobre as ações realizadas pelas bibliotecas através das redes sociais consideradas pelas mesmas como ações de Marketing. Verifica que as bibliotecas públicas utilizam as redes sociais para realizar ações principalmente de divulgação da biblioteca e de comunicação com os usuários. Conclui que é através destas ações que as bibliotecas públicas estaduais realizam o Webmarketing através das redes sociais virtuais.This work addresses the Webmarketing through social networking applied to libraries. Its objective is verify how Brazilian public state libraries use the social networks and virtual communities for their Marketing actions. It’s a descriptive study, with qualitative approach. It’s based on theory about Web 2.0, Webmarketing, social networks, Relationship Marketing, Viral Marketing and public libraries. Uses as instrument of data collect, the questionnaire available on the Internet and applied to public state libraries. Collects data regarding the number of libraries that use social networks, regarding the social networks used, about the uses of the social networks and actions realized by libraries through the social networks considered by they as marketing actions. Notes that public libraries use social networks to perform actions primarily for the divulgation and communication with library users. Concludes that it is through these actions that the public state libraries perform the Webmarketing through social networks.application/pdfporBiblioteca públicaRedes sociaisMarketing onlineWebmarketingSocial networksPublic libraryWebmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819852.pdf.txt000819852.pdf.txtExtracted Texttext/plain174426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/2/000819852.pdf.txt4668473f236e7b374c8960ed33f98c96MD52ORIGINAL000819852.pdf000819852.pdfTexto completoapplication/pdf1218265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/1/000819852.pdf9efa15c9392c5bd563ff0658b1e01998MD51THUMBNAIL000819852.pdf.jpg000819852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/3/000819852.pdf.jpg717ce37c70ed7f8920f9eb4772c8bc45MD5310183/375552018-10-10 07:59:21.098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37555Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:59:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
title Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
spellingShingle Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
Vargas, Mariana Dornelles
Biblioteca pública
Redes sociais
Marketing online
Webmarketing
Social networks
Public library
title_short Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
title_full Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
title_fullStr Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
title_full_unstemmed Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
title_sort Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
author Vargas, Mariana Dornelles
author_facet Vargas, Mariana Dornelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Mariana Dornelles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca pública
Redes sociais
Marketing online
topic Biblioteca pública
Redes sociais
Marketing online
Webmarketing
Social networks
Public library
dc.subject.eng.fl_str_mv Webmarketing
Social networks
Public library
description Trata do Webmarketing, através das redes sociais virtuais, aplicado às bibliotecas. Tem como objetivo verificar como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras se utilizam das redes sociais e das comunidades virtuais para realizar suas ações de Marketing. O estudo é do tipo descritivo e possui abordagem qualitativa. Baseia-se em referencial teórico sobre a Web 2.0, Webmarketing, redes sociais, Marketing de Relacionamento, Marketing Viral e bibliotecas públicas. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário disponibilizado através da Internet e aplicado às bibliotecas públicas estaduais. Coleta dados referentes ao número de bibliotecas que utilizam as redes sociais, sobre as redes sociais utilizadas, a respeito dos usos dados às redes sociais e sobre as ações realizadas pelas bibliotecas através das redes sociais consideradas pelas mesmas como ações de Marketing. Verifica que as bibliotecas públicas utilizam as redes sociais para realizar ações principalmente de divulgação da biblioteca e de comunicação com os usuários. Conclui que é através destas ações que as bibliotecas públicas estaduais realizam o Webmarketing através das redes sociais virtuais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-16T01:19:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819852
url http://hdl.handle.net/10183/37555
identifier_str_mv 000819852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/2/000819852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/1/000819852.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37555/3/000819852.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4668473f236e7b374c8960ed33f98c96
9efa15c9392c5bd563ff0658b1e01998
717ce37c70ed7f8920f9eb4772c8bc45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224423657701376