A utilização do marketing de relacionamento no mercado de intercâmbio para formação de parcerias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Renan Braga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28656
Resumo: Em mercados de grande competição, parcerias de negócios são uma forma de expansão de atividades das empresas, ao mesmo tempo que se torna um diferencial difícil de ser copiado. Atualmente, o Marketing de Relacionamento é considerado uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento das organizações. O presente trabalho buscou identificar os itens valorizados pelas empresas clientes, de forma a que fosse possível desenvolver um processo de relacionamento, ou modelo de relação, que supra as expectativas das empresas envolvidas. Para tanto, foi feito um levantamento teórico sobre o Marketing de Relacionamento. Com base nessas referências, foi possível realizar entrevistas qualitativas junto a parceiros atuais da empresas em questão, para que se pudesse identificar os itens valorizados na parceria entre empresas de intercâmbio e agências de viagens. O trabalho é finalizado com a avaliação dos resultados das entrevistas e com a proposição de um processo de relacionamento de acordo com os itens levantados.
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