Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224286 |
Resumo: | O texto apresenta reflexões constitutivas de uma pesquisa envolvendo processos de encenação teatral na Educação Básica, que teve por base empírica uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Arte-Teatro junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, configurada como pesquisa-ação e desenvolvida a partir de projetos de encenação teatral propostos em sala de aula. Dentre os subsídios às reflexões sobre a experiência pedagógica e artística vivenciadas nesses processos, destacam-se alguns aspectos do fazer teatral no ambiente escolar, tais como: as relações entre processo e produto na construção de conhecimento em teatro; a perspectiva de compartilhamento da criação artística como inerente à prática teatral; e o caráter eminentemente investigativo da criação em teatro, que se relaciona à sua condição experimental. A reflexão constitui-se a partir de referenciais do campo da Pedagogia das Artes Cênicas, tais como, Koudela e Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) e Pupo (2009), dentre outros, dos Estudos Teatrais, como Dubatti (2003) e da Educação, como Becker (2017). A perspectiva do texto é refletir sobre a presença do teatro na educação escolar de maneira a aproximar a sua prática das formas cênicas proliferadas na atualidade. |
id |
UFRGS-2_aadfbcda1154ac98a64fbe6c8a1b50b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224286 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Fernanda Marília Gomes daSantos, Vera Lucia Bertoni dos2021-07-21T04:24:17Z20211519-275Xhttp://hdl.handle.net/10183/224286001127406O texto apresenta reflexões constitutivas de uma pesquisa envolvendo processos de encenação teatral na Educação Básica, que teve por base empírica uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Arte-Teatro junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, configurada como pesquisa-ação e desenvolvida a partir de projetos de encenação teatral propostos em sala de aula. Dentre os subsídios às reflexões sobre a experiência pedagógica e artística vivenciadas nesses processos, destacam-se alguns aspectos do fazer teatral no ambiente escolar, tais como: as relações entre processo e produto na construção de conhecimento em teatro; a perspectiva de compartilhamento da criação artística como inerente à prática teatral; e o caráter eminentemente investigativo da criação em teatro, que se relaciona à sua condição experimental. A reflexão constitui-se a partir de referenciais do campo da Pedagogia das Artes Cênicas, tais como, Koudela e Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) e Pupo (2009), dentre outros, dos Estudos Teatrais, como Dubatti (2003) e da Educação, como Becker (2017). A perspectiva do texto é refletir sobre a presença do teatro na educação escolar de maneira a aproximar a sua prática das formas cênicas proliferadas na atualidade.This text presents the outcomes of a research invol ving theatrical staging processes in Basic Education. Its empirically based on a pedagogical experience developed in an Art-Theater course with elementary school students in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, configured as an action research and developed from theatrical staging projects proposed during the classes. As points of departures for a reflection on the pedagogical and artistic experiences of these processes, certain aspects of theater-making in the school environment are highlighted, namely: the relations between process and product in the construc tion of the theatrical knowledge; the idea of sharing artistic creation as inherent in the theatrical practice; and the eminently investigative aspect of theater creation - which is related to its experimental condition. The reflection is based on references from the field of Performing Pedagogy, such as Koudela and Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) and Pupo (2009) - among others authors within the field of Theater Studies, as Dubatti (2003), and authors within the field of Education, as Becker (2017). The aim of the present text is to ponder on the pre sence of theater in school education in order to bring its practice closer to scenic forms reproduced today.application/pdfporCena. Porto Alegre. Vol. 34 (maio/ago. 2021), p. 109-118Artes cênicasEducação básicaConhecimentoTeatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhadainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127406.pdf.txt001127406.pdf.txtExtracted Texttext/plain40642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224286/2/001127406.pdf.txtc789b29e101a6e30768d08eac2f8fed1MD52ORIGINAL001127406.pdfTexto completoapplication/pdf274481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224286/1/001127406.pdf4d2f9f11253d8b7256526124f3c81ce3MD5110183/2242862021-08-18 04:43:38.95223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada |
title |
Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada |
spellingShingle |
Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada Rocha, Fernanda Marília Gomes da Artes cênicas Educação básica Conhecimento |
title_short |
Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada |
title_full |
Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada |
title_fullStr |
Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada |
title_full_unstemmed |
Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada |
title_sort |
Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada |
author |
Rocha, Fernanda Marília Gomes da |
author_facet |
Rocha, Fernanda Marília Gomes da Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Fernanda Marília Gomes da Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes cênicas Educação básica Conhecimento |
topic |
Artes cênicas Educação básica Conhecimento |
description |
O texto apresenta reflexões constitutivas de uma pesquisa envolvendo processos de encenação teatral na Educação Básica, que teve por base empírica uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Arte-Teatro junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, configurada como pesquisa-ação e desenvolvida a partir de projetos de encenação teatral propostos em sala de aula. Dentre os subsídios às reflexões sobre a experiência pedagógica e artística vivenciadas nesses processos, destacam-se alguns aspectos do fazer teatral no ambiente escolar, tais como: as relações entre processo e produto na construção de conhecimento em teatro; a perspectiva de compartilhamento da criação artística como inerente à prática teatral; e o caráter eminentemente investigativo da criação em teatro, que se relaciona à sua condição experimental. A reflexão constitui-se a partir de referenciais do campo da Pedagogia das Artes Cênicas, tais como, Koudela e Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) e Pupo (2009), dentre outros, dos Estudos Teatrais, como Dubatti (2003) e da Educação, como Becker (2017). A perspectiva do texto é refletir sobre a presença do teatro na educação escolar de maneira a aproximar a sua prática das formas cênicas proliferadas na atualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-21T04:24:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224286 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-275X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127406 |
identifier_str_mv |
1519-275X 001127406 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cena. Porto Alegre. Vol. 34 (maio/ago. 2021), p. 109-118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224286/2/001127406.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224286/1/001127406.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c789b29e101a6e30768d08eac2f8fed1 4d2f9f11253d8b7256526124f3c81ce3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225027066003456 |