Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fernanda Marília Gomes da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224286
Resumo: O texto apresenta reflexões constitutivas de uma pesquisa envolvendo processos de encenação teatral na Educação Básica, que teve por base empírica uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Arte-Teatro junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, configurada como pesquisa-ação e desenvolvida a partir de projetos de encenação teatral propostos em sala de aula. Dentre os subsídios às reflexões sobre a experiência pedagógica e artística vivenciadas nesses processos, destacam-se alguns aspectos do fazer teatral no ambiente escolar, tais como: as relações entre processo e produto na construção de conhecimento em teatro; a perspectiva de compartilhamento da criação artística como inerente à prática teatral; e o caráter eminentemente investigativo da criação em teatro, que se relaciona à sua condição experimental. A reflexão constitui-se a partir de referenciais do campo da Pedagogia das Artes Cênicas, tais como, Koudela e Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) e Pupo (2009), dentre outros, dos Estudos Teatrais, como Dubatti (2003) e da Educação, como Becker (2017). A perspectiva do texto é refletir sobre a presença do teatro na educação escolar de maneira a aproximar a sua prática das formas cênicas proliferadas na atualidade.
id UFRGS-2_aadfbcda1154ac98a64fbe6c8a1b50b0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224286
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Fernanda Marília Gomes daSantos, Vera Lucia Bertoni dos2021-07-21T04:24:17Z20211519-275Xhttp://hdl.handle.net/10183/224286001127406O texto apresenta reflexões constitutivas de uma pesquisa envolvendo processos de encenação teatral na Educação Básica, que teve por base empírica uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Arte-Teatro junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, configurada como pesquisa-ação e desenvolvida a partir de projetos de encenação teatral propostos em sala de aula. Dentre os subsídios às reflexões sobre a experiência pedagógica e artística vivenciadas nesses processos, destacam-se alguns aspectos do fazer teatral no ambiente escolar, tais como: as relações entre processo e produto na construção de conhecimento em teatro; a perspectiva de compartilhamento da criação artística como inerente à prática teatral; e o caráter eminentemente investigativo da criação em teatro, que se relaciona à sua condição experimental. A reflexão constitui-se a partir de referenciais do campo da Pedagogia das Artes Cênicas, tais como, Koudela e Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) e Pupo (2009), dentre outros, dos Estudos Teatrais, como Dubatti (2003) e da Educação, como Becker (2017). A perspectiva do texto é refletir sobre a presença do teatro na educação escolar de maneira a aproximar a sua prática das formas cênicas proliferadas na atualidade.This text presents the outcomes of a research invol ving theatrical staging processes in Basic Education. Its empirically based on a pedagogical experience developed in an Art-Theater course with elementary school students in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, configured as an action research and developed from theatrical staging projects proposed during the classes. As points of departures for a reflection on the pedagogical and artistic experiences of these processes, certain aspects of theater-making in the school environment are highlighted, namely: the relations between process and product in the construc tion of the theatrical knowledge; the idea of sharing artistic creation as inherent in the theatrical practice; and the eminently investigative aspect of theater creation - which is related to its experimental condition. The reflection is based on references from the field of Performing Pedagogy, such as Koudela and Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) and Pupo (2009) - among others authors within the field of Theater Studies, as Dubatti (2003), and authors within the field of Education, as Becker (2017). The aim of the present text is to ponder on the pre sence of theater in school education in order to bring its practice closer to scenic forms reproduced today.application/pdfporCena. Porto Alegre. Vol. 34 (maio/ago. 2021), p. 109-118Artes cênicasEducação básicaConhecimentoTeatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhadainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127406.pdf.txt001127406.pdf.txtExtracted Texttext/plain40642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224286/2/001127406.pdf.txtc789b29e101a6e30768d08eac2f8fed1MD52ORIGINAL001127406.pdfTexto completoapplication/pdf274481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224286/1/001127406.pdf4d2f9f11253d8b7256526124f3c81ce3MD5110183/2242862021-08-18 04:43:38.95223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
title Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
spellingShingle Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
Rocha, Fernanda Marília Gomes da
Artes cênicas
Educação básica
Conhecimento
title_short Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
title_full Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
title_fullStr Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
title_full_unstemmed Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
title_sort Teatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhada
author Rocha, Fernanda Marília Gomes da
author_facet Rocha, Fernanda Marília Gomes da
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author_role author
author2 Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fernanda Marília Gomes da
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Artes cênicas
Educação básica
Conhecimento
topic Artes cênicas
Educação básica
Conhecimento
description O texto apresenta reflexões constitutivas de uma pesquisa envolvendo processos de encenação teatral na Educação Básica, que teve por base empírica uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Arte-Teatro junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, configurada como pesquisa-ação e desenvolvida a partir de projetos de encenação teatral propostos em sala de aula. Dentre os subsídios às reflexões sobre a experiência pedagógica e artística vivenciadas nesses processos, destacam-se alguns aspectos do fazer teatral no ambiente escolar, tais como: as relações entre processo e produto na construção de conhecimento em teatro; a perspectiva de compartilhamento da criação artística como inerente à prática teatral; e o caráter eminentemente investigativo da criação em teatro, que se relaciona à sua condição experimental. A reflexão constitui-se a partir de referenciais do campo da Pedagogia das Artes Cênicas, tais como, Koudela e Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) e Pupo (2009), dentre outros, dos Estudos Teatrais, como Dubatti (2003) e da Educação, como Becker (2017). A perspectiva do texto é refletir sobre a presença do teatro na educação escolar de maneira a aproximar a sua prática das formas cênicas proliferadas na atualidade.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:24:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224286
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-275X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127406
identifier_str_mv 1519-275X
001127406
url http://hdl.handle.net/10183/224286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cena. Porto Alegre. Vol. 34 (maio/ago. 2021), p. 109-118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224286/2/001127406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224286/1/001127406.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c789b29e101a6e30768d08eac2f8fed1
4d2f9f11253d8b7256526124f3c81ce3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225027066003456