EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8517 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar as distintas interpretações sobre educação bilíngue para surdos no estado de São Paulo, que resultam em diferentes propostas de educação para pessoas surdas. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, partindo da análise das leis federais que regem a educação de surdos, comparando-as com a política estadual e também com as políticas locais de 4 municípios do estado de São Paulo. Além disso, foram realizadas pesquisas de campo nas unidades escolares possibilitando constatar se as proposições legais eram, de fato, efetivadas nas práticas escolares. Os dados coletados nas unidades escolares são referentes ao ano de 2018. Como resultado, verificou-se que as políticas implantadas pelo estado e pelos municípios analisados, em sua maioria, não contemplam em sua totalidade a legislação federal, nem atendem às demandas da comunidade surda. |
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EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕESBILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAFEDUCACIÓN BILINGÜE PARA SORDOSEducação de SurdosPolíticas educacionaisEducação bilíngueDeaf EducationEducational policiesBilingual educationEste artigo tem por objetivo apresentar as distintas interpretações sobre educação bilíngue para surdos no estado de São Paulo, que resultam em diferentes propostas de educação para pessoas surdas. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, partindo da análise das leis federais que regem a educação de surdos, comparando-as com a política estadual e também com as políticas locais de 4 municípios do estado de São Paulo. Além disso, foram realizadas pesquisas de campo nas unidades escolares possibilitando constatar se as proposições legais eram, de fato, efetivadas nas práticas escolares. Os dados coletados nas unidades escolares são referentes ao ano de 2018. Como resultado, verificou-se que as políticas implantadas pelo estado e pelos municípios analisados, em sua maioria, não contemplam em sua totalidade a legislação federal, nem atendem às demandas da comunidade surda.This article aims to present the different interpretations of bilingual education for the deaf in the state of São Paulo, which result in different education proposals for deaf people. For this, a qualitative research was carried out, starting from the analysis of the federal laws that govern the education of the deaf, comparing them with the state policy and also with the local policies of 4 municipalities in the state of São Paulo. In addition, field research was carried out in the school units, making it possible to verify whether the legal proposals were, in fact, implemented in school practices. The data collected in the school units refer to the year 2018. As a result, it was found that the policies implemented by the state and the analyzed municipalities, for the most part, do not fully contemplate the federal legislation, nor meet the demands of the deaf communityUniversidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/851710.13037/rea-e.vol7n13.8517Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8517/3771Copyright (c) 1969 Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Lucimara Valdambrini Moriconihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lilian Cristine RibeiroMoriconi, Lucimara Valdambrini2022-10-27T20:27:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8517Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:13Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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