EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moriconi, Lucimara Valdambrini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8517
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar as distintas interpretações sobre educação bilíngue para surdos no estado de São Paulo, que resultam em diferentes propostas de educação para pessoas surdas. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, partindo da análise das leis federais que regem a educação de surdos, comparando-as com a política estadual e também com as políticas locais de 4 municípios do estado de São Paulo. Além disso, foram realizadas pesquisas de campo nas unidades escolares possibilitando constatar se as proposições legais eram, de fato, efetivadas nas práticas escolares. Os dados coletados nas unidades escolares são referentes ao ano de 2018. Como resultado, verificou-se que as políticas implantadas pelo estado e pelos municípios analisados, em sua maioria, não contemplam em sua totalidade a legislação federal, nem atendem às demandas da comunidade surda.
id USCS-2_c357ea3fc8f76424e07b31c7bafbf101
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8517
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕESBILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAFEDUCACIÓN BILINGÜE PARA SORDOSEducação de SurdosPolíticas educacionaisEducação bilíngueDeaf EducationEducational policiesBilingual educationEste artigo tem por objetivo apresentar as distintas interpretações sobre educação bilíngue para surdos no estado de São Paulo, que resultam em diferentes propostas de educação para pessoas surdas. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, partindo da análise das leis federais que regem a educação de surdos, comparando-as com a política estadual e também com as políticas locais de 4 municípios do estado de São Paulo. Além disso, foram realizadas pesquisas de campo nas unidades escolares possibilitando constatar se as proposições legais eram, de fato, efetivadas nas práticas escolares. Os dados coletados nas unidades escolares são referentes ao ano de 2018. Como resultado, verificou-se que as políticas implantadas pelo estado e pelos municípios analisados, em sua maioria, não contemplam em sua totalidade a legislação federal, nem atendem às demandas da comunidade surda.This article aims to present the different interpretations of bilingual education for the deaf in the state of São Paulo, which result in different education proposals for deaf people. For this, a qualitative research was carried out, starting from the analysis of the federal laws that govern the education of the deaf, comparing them with the state policy and also with the local policies of 4 municipalities in the state of São Paulo. In addition, field research was carried out in the school units, making it possible to verify whether the legal proposals were, in fact, implemented in school practices. The data collected in the school units refer to the year 2018. As a result, it was found that the policies implemented by the state and the analyzed municipalities, for the most part, do not fully contemplate the federal legislation, nor meet the demands of the deaf communityUniversidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/851710.13037/rea-e.vol7n13.8517Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8517/3771Copyright (c) 1969 Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Lucimara Valdambrini Moriconihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lilian Cristine RibeiroMoriconi, Lucimara Valdambrini2022-10-27T20:27:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8517Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:13Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
BILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAF
EDUCACIÓN BILINGÜE PARA SORDOS
title EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
spellingShingle EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Educação de Surdos
Políticas educacionais
Educação bilíngue
Deaf Education
Educational policies
Bilingual education
title_short EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
title_full EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
title_fullStr EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
title_sort EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES
author Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
author_facet Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Moriconi, Lucimara Valdambrini
author_role author
author2 Moriconi, Lucimara Valdambrini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Moriconi, Lucimara Valdambrini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Surdos
Políticas educacionais
Educação bilíngue
Deaf Education
Educational policies
Bilingual education
topic Educação de Surdos
Políticas educacionais
Educação bilíngue
Deaf Education
Educational policies
Bilingual education
description Este artigo tem por objetivo apresentar as distintas interpretações sobre educação bilíngue para surdos no estado de São Paulo, que resultam em diferentes propostas de educação para pessoas surdas. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, partindo da análise das leis federais que regem a educação de surdos, comparando-as com a política estadual e também com as políticas locais de 4 municípios do estado de São Paulo. Além disso, foram realizadas pesquisas de campo nas unidades escolares possibilitando constatar se as proposições legais eram, de fato, efetivadas nas práticas escolares. Os dados coletados nas unidades escolares são referentes ao ano de 2018. Como resultado, verificou-se que as políticas implantadas pelo estado e pelos municípios analisados, em sua maioria, não contemplam em sua totalidade a legislação federal, nem atendem às demandas da comunidade surda.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8517
10.13037/rea-e.vol7n13.8517
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8517
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol7n13.8517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8517/3771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Lucimara Valdambrini Moriconi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Lucimara Valdambrini Moriconi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971387650048