Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Diego Winck
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Adó, Máximo Daniel Lamela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204784
Resumo: Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem em vista a necessidade de colocar-se em jogo enquanto pesquisador e docente, para que a pesquisa-docência — noção que então assume uma reciprocidade — seja incitada a lidar com o imprevisível e as provisoriedades de seu fazer. Tal noção de Exercícios é tratada por uma via foucaultiana, onde o sujeito pesquisador é posto à prova, pois somente assim teria acesso à verdade. Com efeito, a própria noção de verdade passa a ser perspectivada, pois, assim como nos propõe Nietzsche, tem-se como pressuposto o fundo trágico da existência, ou seja, o não-sentido sobre o qual se produz os sentidos e funções do e no pesquisar. Afirma-se, portanto, o caráter improvável deste fazer — tanto da escrita da pesquisa quanto do pesquisador-docente que escreve, ele mesmo em jogo —, e a improvisação emerge enquanto acontecimento imprevisto no qual o estudo e o próprio indivíduo, que flexiona-se sobre ele, passam por processos intermitentes de individuação. Assim posto, o próprio texto aqui apresentado se constitui em zonas incertas, põe-se em risco: compreende-se em entremeios onde se exercita tendo em vista a proposição de certa noção composta entre jogo e improviso. Propõe-se, com efeito, que certos exercícios, enquanto jogos inventados como condição para improvisações, possam ser apropriados como um modo possível, e potente, de lidar com a pesquisa e a docência.
id UFRGS-2_ab7aeb77f92d84cbf14587de75e7eb9f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204784
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Esteves, Diego WinckAdó, Máximo Daniel Lamela2020-01-22T04:10:44Z20192236-0441http://hdl.handle.net/10183/204784001110331Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem em vista a necessidade de colocar-se em jogo enquanto pesquisador e docente, para que a pesquisa-docência — noção que então assume uma reciprocidade — seja incitada a lidar com o imprevisível e as provisoriedades de seu fazer. Tal noção de Exercícios é tratada por uma via foucaultiana, onde o sujeito pesquisador é posto à prova, pois somente assim teria acesso à verdade. Com efeito, a própria noção de verdade passa a ser perspectivada, pois, assim como nos propõe Nietzsche, tem-se como pressuposto o fundo trágico da existência, ou seja, o não-sentido sobre o qual se produz os sentidos e funções do e no pesquisar. Afirma-se, portanto, o caráter improvável deste fazer — tanto da escrita da pesquisa quanto do pesquisador-docente que escreve, ele mesmo em jogo —, e a improvisação emerge enquanto acontecimento imprevisto no qual o estudo e o próprio indivíduo, que flexiona-se sobre ele, passam por processos intermitentes de individuação. Assim posto, o próprio texto aqui apresentado se constitui em zonas incertas, põe-se em risco: compreende-se em entremeios onde se exercita tendo em vista a proposição de certa noção composta entre jogo e improviso. Propõe-se, com efeito, que certos exercícios, enquanto jogos inventados como condição para improvisações, possam ser apropriados como um modo possível, e potente, de lidar com a pesquisa e a docência.This essay, a study developed at the Post-Graduate Program in Education at Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (master), takes a look at research and teaching viewed through the lens of a specific notion of ‘exercises.’ This notion assumes that the researcher-teacher must put himself or herself into play, so that research-teaching — the two terms acquiring true reciprocity—is encouraged to face its unpredictable and ephemeral characteristics. This notion of ‘exercises’ is regarded here in Foucaultian way: ‘exercises’ should be a means to put researchers to the test, since this would be the only way to obtain access to truth. Meanwhile, the very notion of truth is discussed. After all, as in Nietzsche, truth is built on the tragic background of existence, i.e., on the non-meaning whence the meanings and functions of research emerge. The improbable character of the research-teaching practice is thus affirmed, applying both to the writing of the research and to the researcher-teacher who writes it, himself or herself also in play. In the same vein, improvisation appears as an unpredictable event, in which the study, and the individual who studies, go through intermittent processes of individuation. As a consequence, even this text is comprised of indeterminate zones, exposing itself to risk: in-betweens of research and teaching where exercise takes place, given our concept of exercise as a certain combination of play and improvisation. We propose, in fact, that certain exercises—games invented to produce improvisation—can be appropriated as feasible and powerful ways of dealing with the challenges of research and teaching.Este ensayo, un estudio desarrollado en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (maestría), perspectiva la pesquisa y la docencia a través de una noción de ejercicios que considera la necesidad de ponerse en juego como investigador y docente, para que la pesquisa-docencia — noción que se asume en reciprocidad — sea incitada a relacionarse con lo imprevisible y las provisoriedades de su hacer. Esa noción de Ejercicios es tratada por una vía foucaultiana, de manera que el sujeto investigador se pone en cuestión, una vez que solamente de ese modo tendría acceso a la verdad. A su vez, la propia noción de verdad pasa a ser perspectivada como nos propone Nietzsche, o sea, tiene como presupuesto el fondo trágico de la existencia, es decir, el no-sentido sobre el cual se produce los sentidos y las funciones de y en la investigación. Afirmase, con eso, el carácter improbable de ese hacer — tanto de la escritura de la investigación como del pesquisador-docente que escribe, él mismo se encuentra en juego —, y la improvisación emerge como acontecimiento imprevisto en el cual el estudio y el proprio individuo, que se dobla sobre ello, pasan por procesos intermitentes de individuación. Así, el propio texto aquí presentado se constituye en zonas inciertas, se pone en riesgo: se comprende en un entremedios donde se ejercita teniendo como mirada la proposición de cierta noción compuesta entre el juego y la improvisación. Se propone, con eso, que ciertos ejercicios, mientras juegos inventados como condiciones para improvisaciones, puedan ser apropiados como un modo posible, y potente, de laborar con la investigación académica y la docencia.application/pdfporNuances: estudos sobre educação. São Paulo. Vol. 30, n. 1 (mar./dez. 2019), p. 428-441JogoPesquisa educacionalExercisesPlayImprovisationResearchTeachingEjerciciosJuegoImprovisaciónInvestigación académicaDocenciaJogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercíciosPlay and improvisation in research-teaching : studies in exercisesJuego e improvisación en la pesquisa-docencia : sobre estudios en ejercícios juego e improvisación en la pesquisa-docencia: sobre estudios en ejercíciosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110331.pdf.txt001110331.pdf.txtExtracted Texttext/plain40739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204784/2/001110331.pdf.txtc16040ba58e1f9e126ff3a9b83f60f86MD52ORIGINAL001110331.pdfTexto completoapplication/pdf451664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204784/1/001110331.pdfbc3b8a6c13090595372612b64f1f2a2fMD5110183/2047842020-01-23 05:05:38.271558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204784Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-23T07:05:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Play and improvisation in research-teaching : studies in exercises
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Juego e improvisación en la pesquisa-docencia : sobre estudios en ejercícios juego e improvisación en la pesquisa-docencia: sobre estudios en ejercícios
title Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
spellingShingle Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
Esteves, Diego Winck
Jogo
Pesquisa educacional
Exercises
Play
Improvisation
Research
Teaching
Ejercicios
Juego
Improvisación
Investigación académica
Docencia
title_short Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
title_full Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
title_fullStr Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
title_full_unstemmed Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
title_sort Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
author Esteves, Diego Winck
author_facet Esteves, Diego Winck
Adó, Máximo Daniel Lamela
author_role author
author2 Adó, Máximo Daniel Lamela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Diego Winck
Adó, Máximo Daniel Lamela
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Pesquisa educacional
topic Jogo
Pesquisa educacional
Exercises
Play
Improvisation
Research
Teaching
Ejercicios
Juego
Improvisación
Investigación académica
Docencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Exercises
Play
Improvisation
Research
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Ejercicios
Juego
Improvisación
Investigación académica
Docencia
description Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem em vista a necessidade de colocar-se em jogo enquanto pesquisador e docente, para que a pesquisa-docência — noção que então assume uma reciprocidade — seja incitada a lidar com o imprevisível e as provisoriedades de seu fazer. Tal noção de Exercícios é tratada por uma via foucaultiana, onde o sujeito pesquisador é posto à prova, pois somente assim teria acesso à verdade. Com efeito, a própria noção de verdade passa a ser perspectivada, pois, assim como nos propõe Nietzsche, tem-se como pressuposto o fundo trágico da existência, ou seja, o não-sentido sobre o qual se produz os sentidos e funções do e no pesquisar. Afirma-se, portanto, o caráter improvável deste fazer — tanto da escrita da pesquisa quanto do pesquisador-docente que escreve, ele mesmo em jogo —, e a improvisação emerge enquanto acontecimento imprevisto no qual o estudo e o próprio indivíduo, que flexiona-se sobre ele, passam por processos intermitentes de individuação. Assim posto, o próprio texto aqui apresentado se constitui em zonas incertas, põe-se em risco: compreende-se em entremeios onde se exercita tendo em vista a proposição de certa noção composta entre jogo e improviso. Propõe-se, com efeito, que certos exercícios, enquanto jogos inventados como condição para improvisações, possam ser apropriados como um modo possível, e potente, de lidar com a pesquisa e a docência.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-22T04:10:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204784
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-0441
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110331
identifier_str_mv 2236-0441
001110331
url http://hdl.handle.net/10183/204784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nuances: estudos sobre educação. São Paulo. Vol. 30, n. 1 (mar./dez. 2019), p. 428-441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204784/2/001110331.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204784/1/001110331.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c16040ba58e1f9e126ff3a9b83f60f86
bc3b8a6c13090595372612b64f1f2a2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224983048880128