O planejamento do brincar : até que ponto é válido?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56382 |
Resumo: | A produção deste trabalho teórico reflexivo deu-se através de pesquisa qualitativa com elementos da etnografia. Norteada pela questão: “Qual a importância de planejar o brincar na Educação Infantil” e tendo como objetivo principal discutir a relevância desse planejamento, além de compreender o que, na visão dos professores, é planejar o brincar e analisar em que consiste, esta pesquisa trouxe o “momento livre” e “o brincar inserido em todas as práticas da rotina da Educação Infantil” como duas categorias principais de análise, as quais foram estudadas e amparadas nos estudos de Fortuna, Kishimoto e Horn. Assim como Lev Vygotsky que também foi acolhido como referencial teórico para a construção deste estudo. O trabalho de campo foi efetivado através de questionários previamente estruturadas realizadas com sete professoras atuantes na Educação Infantil, além de uma entrevista com Maria da Graça Horn. Ao refletir sobre o que os entrevistados pensam, bem como os princípios e opiniões daqueles que já escreveram sobre o assunto, pude observar que o brincar é planejado quando se dá subsídios para que ele ocorra, seja oferecendo tempo, organizando o espaço ou criando materiais e elaborando previamente, sem, todavia, a obrigatoriedade de seguir exatamente como foi pensado anteriormente pelo professor. |
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