'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriotti, Carla Simone Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25207
Resumo: O presente trabalho, um estudo de caso de cunho etnográfico, versa sobre a construção da linguagem em crianças com autismo. Toma como referência um aluno portador da Síndrome do Espectro Autista, com sete anos de idade, estudante do 2º ano de uma Escola Municipal de Guaíba/RS. Contempla intervenções pedagógicas sistemáticas com o referido aluno, a partir das quais foram obtidos os dados empíricos. Conta, também, com registros do período de Estágio de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS, ocorrido em 2009/2, momento em que o participante do estudo fazia parte da turma onde a graduanda era professora. Problematiza, portanto, generalizações existentes sobre possíveis limitações descritas e fixadas em torno do autismo. Para isso, baseia-se em referenciais teóricos sobre inclusão social, transtorno global do desenvolvimento, especialmente o autismo, em articulação com as discussões sobre alfabetização e letramento na dimensão da oralidade e da escrita, entendendo a linguagem como uma forma de interação humana e produtora de sentidos. As análises apontam indícios de interações significativas com a criança, as quais evidenciam aprendizagens relevantes, observadas durante as intervenções realizadas, no que se refere: à socialização, à compreensão/execução das atividades propostas, à função da leitura e da escrita.
id UFRGS-2_aba077b6d5f148c94f6439d9919c5cac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25207
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andriotti, Carla Simone RibeiroDalla Zen, Maria Isabel Habckost2010-08-25T04:18:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/25207000751708O presente trabalho, um estudo de caso de cunho etnográfico, versa sobre a construção da linguagem em crianças com autismo. Toma como referência um aluno portador da Síndrome do Espectro Autista, com sete anos de idade, estudante do 2º ano de uma Escola Municipal de Guaíba/RS. Contempla intervenções pedagógicas sistemáticas com o referido aluno, a partir das quais foram obtidos os dados empíricos. Conta, também, com registros do período de Estágio de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS, ocorrido em 2009/2, momento em que o participante do estudo fazia parte da turma onde a graduanda era professora. Problematiza, portanto, generalizações existentes sobre possíveis limitações descritas e fixadas em torno do autismo. Para isso, baseia-se em referenciais teóricos sobre inclusão social, transtorno global do desenvolvimento, especialmente o autismo, em articulação com as discussões sobre alfabetização e letramento na dimensão da oralidade e da escrita, entendendo a linguagem como uma forma de interação humana e produtora de sentidos. As análises apontam indícios de interações significativas com a criança, as quais evidenciam aprendizagens relevantes, observadas durante as intervenções realizadas, no que se refere: à socialização, à compreensão/execução das atividades propostas, à função da leitura e da escrita.application/pdfporAutismoAlfabetizaçãoEducação especial'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000751708.pdf000751708.pdfTexto completoapplication/pdf558346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/1/000751708.pdf06f774e5108b408a0ef2bb2dee87edcaMD51TEXT000751708.pdf.txt000751708.pdf.txtExtracted Texttext/plain93340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/2/000751708.pdf.txtfddac6252b82dd5d1b3e850dc7cd6cc0MD52THUMBNAIL000751708.pdf.jpg000751708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/3/000751708.pdf.jpg45c28b7e779c36c21ff9299e8f706e36MD5310183/252072018-10-18 07:34:02.077oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25207Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:34:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
title 'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
spellingShingle 'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
Andriotti, Carla Simone Ribeiro
Autismo
Alfabetização
Educação especial
title_short 'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
title_full 'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
title_fullStr 'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
title_full_unstemmed 'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
title_sort 'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
author Andriotti, Carla Simone Ribeiro
author_facet Andriotti, Carla Simone Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriotti, Carla Simone Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Alfabetização
Educação especial
topic Autismo
Alfabetização
Educação especial
description O presente trabalho, um estudo de caso de cunho etnográfico, versa sobre a construção da linguagem em crianças com autismo. Toma como referência um aluno portador da Síndrome do Espectro Autista, com sete anos de idade, estudante do 2º ano de uma Escola Municipal de Guaíba/RS. Contempla intervenções pedagógicas sistemáticas com o referido aluno, a partir das quais foram obtidos os dados empíricos. Conta, também, com registros do período de Estágio de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS, ocorrido em 2009/2, momento em que o participante do estudo fazia parte da turma onde a graduanda era professora. Problematiza, portanto, generalizações existentes sobre possíveis limitações descritas e fixadas em torno do autismo. Para isso, baseia-se em referenciais teóricos sobre inclusão social, transtorno global do desenvolvimento, especialmente o autismo, em articulação com as discussões sobre alfabetização e letramento na dimensão da oralidade e da escrita, entendendo a linguagem como uma forma de interação humana e produtora de sentidos. As análises apontam indícios de interações significativas com a criança, as quais evidenciam aprendizagens relevantes, observadas durante as intervenções realizadas, no que se refere: à socialização, à compreensão/execução das atividades propostas, à função da leitura e da escrita.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25207
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000751708
url http://hdl.handle.net/10183/25207
identifier_str_mv 000751708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/1/000751708.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/2/000751708.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/3/000751708.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06f774e5108b408a0ef2bb2dee87edca
fddac6252b82dd5d1b3e850dc7cd6cc0
45c28b7e779c36c21ff9299e8f706e36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398035746816