'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25207 |
Resumo: | O presente trabalho, um estudo de caso de cunho etnográfico, versa sobre a construção da linguagem em crianças com autismo. Toma como referência um aluno portador da Síndrome do Espectro Autista, com sete anos de idade, estudante do 2º ano de uma Escola Municipal de Guaíba/RS. Contempla intervenções pedagógicas sistemáticas com o referido aluno, a partir das quais foram obtidos os dados empíricos. Conta, também, com registros do período de Estágio de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS, ocorrido em 2009/2, momento em que o participante do estudo fazia parte da turma onde a graduanda era professora. Problematiza, portanto, generalizações existentes sobre possíveis limitações descritas e fixadas em torno do autismo. Para isso, baseia-se em referenciais teóricos sobre inclusão social, transtorno global do desenvolvimento, especialmente o autismo, em articulação com as discussões sobre alfabetização e letramento na dimensão da oralidade e da escrita, entendendo a linguagem como uma forma de interação humana e produtora de sentidos. As análises apontam indícios de interações significativas com a criança, as quais evidenciam aprendizagens relevantes, observadas durante as intervenções realizadas, no que se refere: à socialização, à compreensão/execução das atividades propostas, à função da leitura e da escrita. |
id |
UFRGS-2_aba077b6d5f148c94f6439d9919c5cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25207 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Andriotti, Carla Simone RibeiroDalla Zen, Maria Isabel Habckost2010-08-25T04:18:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/25207000751708O presente trabalho, um estudo de caso de cunho etnográfico, versa sobre a construção da linguagem em crianças com autismo. Toma como referência um aluno portador da Síndrome do Espectro Autista, com sete anos de idade, estudante do 2º ano de uma Escola Municipal de Guaíba/RS. Contempla intervenções pedagógicas sistemáticas com o referido aluno, a partir das quais foram obtidos os dados empíricos. Conta, também, com registros do período de Estágio de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS, ocorrido em 2009/2, momento em que o participante do estudo fazia parte da turma onde a graduanda era professora. Problematiza, portanto, generalizações existentes sobre possíveis limitações descritas e fixadas em torno do autismo. Para isso, baseia-se em referenciais teóricos sobre inclusão social, transtorno global do desenvolvimento, especialmente o autismo, em articulação com as discussões sobre alfabetização e letramento na dimensão da oralidade e da escrita, entendendo a linguagem como uma forma de interação humana e produtora de sentidos. As análises apontam indícios de interações significativas com a criança, as quais evidenciam aprendizagens relevantes, observadas durante as intervenções realizadas, no que se refere: à socialização, à compreensão/execução das atividades propostas, à função da leitura e da escrita.application/pdfporAutismoAlfabetizaçãoEducação especial'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000751708.pdf000751708.pdfTexto completoapplication/pdf558346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/1/000751708.pdf06f774e5108b408a0ef2bb2dee87edcaMD51TEXT000751708.pdf.txt000751708.pdf.txtExtracted Texttext/plain93340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/2/000751708.pdf.txtfddac6252b82dd5d1b3e850dc7cd6cc0MD52THUMBNAIL000751708.pdf.jpg000751708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/3/000751708.pdf.jpg45c28b7e779c36c21ff9299e8f706e36MD5310183/252072018-10-18 07:34:02.077oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25207Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:34:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo |
title |
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo |
spellingShingle |
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo Andriotti, Carla Simone Ribeiro Autismo Alfabetização Educação especial |
title_short |
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo |
title_full |
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo |
title_fullStr |
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo |
title_full_unstemmed |
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo |
title_sort |
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo |
author |
Andriotti, Carla Simone Ribeiro |
author_facet |
Andriotti, Carla Simone Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andriotti, Carla Simone Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Alfabetização Educação especial |
topic |
Autismo Alfabetização Educação especial |
description |
O presente trabalho, um estudo de caso de cunho etnográfico, versa sobre a construção da linguagem em crianças com autismo. Toma como referência um aluno portador da Síndrome do Espectro Autista, com sete anos de idade, estudante do 2º ano de uma Escola Municipal de Guaíba/RS. Contempla intervenções pedagógicas sistemáticas com o referido aluno, a partir das quais foram obtidos os dados empíricos. Conta, também, com registros do período de Estágio de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS, ocorrido em 2009/2, momento em que o participante do estudo fazia parte da turma onde a graduanda era professora. Problematiza, portanto, generalizações existentes sobre possíveis limitações descritas e fixadas em torno do autismo. Para isso, baseia-se em referenciais teóricos sobre inclusão social, transtorno global do desenvolvimento, especialmente o autismo, em articulação com as discussões sobre alfabetização e letramento na dimensão da oralidade e da escrita, entendendo a linguagem como uma forma de interação humana e produtora de sentidos. As análises apontam indícios de interações significativas com a criança, as quais evidenciam aprendizagens relevantes, observadas durante as intervenções realizadas, no que se refere: à socialização, à compreensão/execução das atividades propostas, à função da leitura e da escrita. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-25T04:18:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25207 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000751708 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25207 |
identifier_str_mv |
000751708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/1/000751708.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/2/000751708.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25207/3/000751708.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06f774e5108b408a0ef2bb2dee87edca fddac6252b82dd5d1b3e850dc7cd6cc0 45c28b7e779c36c21ff9299e8f706e36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398035746816 |