Association between school structure and physical activity in physical education class and school recess
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/207138 |
Resumo: | Objetivou-se verificar a associação entre as características da estrutura da escola e a atividade física dos escolares na aula de educação física e no recreio. Estudo de associação com abordagem quantitativa. A amostra aleatória é composta por 176 escolares (71 meninos e 105 meninas) de 10 escolas estaduais de ensino médio da cidade de Passo Fundo-RS, Brasil. A atividade física foi avaliada com pedômetro, posterior a isso se calculou a média do número de passos na aula de educação física e no recreio. As características da estrutura da escola foram avaliadas por observação direta, com a ferramenta de auditoria na escola. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, test t independente e regressão linear generalizada. A média do número de passos entre os meninos foi maior quando comparados às meninas na aula de educação física (t=3,478; p<0,001; d cohen= 0,62) e no recreio (t=2,537; p<0,01; d cohen=0,45). O número de passos da aula de educação física não se associou com as características da estrutura da escola. No recreio, foi encontrada uma associação inversa, onde os meninos que estudavam nas escolas com estruturas de qualidade regular, realizaram em média 208,04 (IC 95%=16,44/399,65; p=0,03) passos a mais quando comparados aos meninos das escolas com estruturas de qualidade boa. As escolas que possuem maiores e/ou melhores estruturas, não necessariamente, infuenciam os adolescentes na prática de atividade física no recreio e na aula de educação física. |
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Dias, Arieli FernandesLemes, Vanilson BatistaBrand, CarolineMello, Julio BrugnaraGaya, Anelise ReisGaya, Adroaldo Cezar Araujo2020-05-01T04:08:55Z20171980-0037http://hdl.handle.net/10183/207138001100747Objetivou-se verificar a associação entre as características da estrutura da escola e a atividade física dos escolares na aula de educação física e no recreio. Estudo de associação com abordagem quantitativa. A amostra aleatória é composta por 176 escolares (71 meninos e 105 meninas) de 10 escolas estaduais de ensino médio da cidade de Passo Fundo-RS, Brasil. A atividade física foi avaliada com pedômetro, posterior a isso se calculou a média do número de passos na aula de educação física e no recreio. As características da estrutura da escola foram avaliadas por observação direta, com a ferramenta de auditoria na escola. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, test t independente e regressão linear generalizada. A média do número de passos entre os meninos foi maior quando comparados às meninas na aula de educação física (t=3,478; p<0,001; d cohen= 0,62) e no recreio (t=2,537; p<0,01; d cohen=0,45). O número de passos da aula de educação física não se associou com as características da estrutura da escola. No recreio, foi encontrada uma associação inversa, onde os meninos que estudavam nas escolas com estruturas de qualidade regular, realizaram em média 208,04 (IC 95%=16,44/399,65; p=0,03) passos a mais quando comparados aos meninos das escolas com estruturas de qualidade boa. As escolas que possuem maiores e/ou melhores estruturas, não necessariamente, infuenciam os adolescentes na prática de atividade física no recreio e na aula de educação física.The aim of this study was to verify the association between the characteristics of the school structure and the physical activity of students in the physical education class and school recess. This is an association study with quantitative approach. The random sample is composed of 176 schoolchildren (71 boys and 105 girls) from 10 schools of the city of Passo Fundo-RS, Brazil. Physical activity was evaluated with a pedometer, after which the average number of steps in the physical education class and school recess was calculated. The characteristics of the school structure were evaluated by direct observation, with the audit tool in the school. Data were analyzed using descriptive statistics, independent t-test and generalized linear regression. The mean number of steps among boys was higher when compared to girls in the physical education class (t=3.478, p<0.001, d cohen=0.62) and in the school recess (t=2.537, p<0.01; d cohen=0.45). The number of steps in physical education class was not associated with the characteristics of the school structure. In the school recess, an inverse association was found, where boys enrolled in schools with regular quality structure performed on average 208.04 (95%CI=16.44/399.65; p=0.03) steps when compared to boys enrolled in schools with good quality structure. Schools that have bigger and/or better structure do not necessarily influence adolescents in the practice of physical activity in school recess and physical education classes.application/pdfengRevista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis. Vol. 19, n.2 (Mar./Apr. 2017), p. 164-173Educação física escolarAdolescentesAtividade físicaSaúde escolarAdolescentsMotor activityStudent’s healthAssociation between school structure and physical activity in physical education class and school recessAssociação entre estrutura da escola com a atividade física na aula de educação física e no recreio info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100747.pdf.txt001100747.pdf.txtExtracted Texttext/plain29538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207138/2/001100747.pdf.txteca4058f6f6779a4134d01b9a27691e4MD52ORIGINAL001100747.pdfTexto completo (inglês)application/pdf149200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207138/1/001100747.pdfe6a79d5ed38c6f3f958cdc7827fb19c0MD5110183/2071382021-05-07 04:44:11.468204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207138Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:44:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Objetivou-se verificar a associação entre as características da estrutura da escola e a atividade física dos escolares na aula de educação física e no recreio. Estudo de associação com abordagem quantitativa. A amostra aleatória é composta por 176 escolares (71 meninos e 105 meninas) de 10 escolas estaduais de ensino médio da cidade de Passo Fundo-RS, Brasil. A atividade física foi avaliada com pedômetro, posterior a isso se calculou a média do número de passos na aula de educação física e no recreio. As características da estrutura da escola foram avaliadas por observação direta, com a ferramenta de auditoria na escola. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, test t independente e regressão linear generalizada. A média do número de passos entre os meninos foi maior quando comparados às meninas na aula de educação física (t=3,478; p<0,001; d cohen= 0,62) e no recreio (t=2,537; p<0,01; d cohen=0,45). O número de passos da aula de educação física não se associou com as características da estrutura da escola. No recreio, foi encontrada uma associação inversa, onde os meninos que estudavam nas escolas com estruturas de qualidade regular, realizaram em média 208,04 (IC 95%=16,44/399,65; p=0,03) passos a mais quando comparados aos meninos das escolas com estruturas de qualidade boa. As escolas que possuem maiores e/ou melhores estruturas, não necessariamente, infuenciam os adolescentes na prática de atividade física no recreio e na aula de educação física. |
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