Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brambilla, Sonia Domingues Santos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Stumpf, Ida Regina Chitto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257157
Resumo: O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduaçãoem Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. Oobjetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dosdocumentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação,temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dosdocumentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudobibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentoseducacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formatopredominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros,a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal.A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o portuguêse 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto--conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-2_abc4ba5bc1145ec8090096a000ce9c30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brambilla, Sonia Domingues SantosStumpf, Ida Regina Chitto2023-04-19T03:24:17Z20060103-3786http://hdl.handle.net/10183/257157000544480O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduaçãoem Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. Oobjetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dosdocumentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação,temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dosdocumentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudobibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentoseducacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formatopredominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros,a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal.A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o portuguêse 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto--conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.The study concerns the educational plan structure and organization of the “Universidade Federal do Rio Grandedo Sul” Library Science program, in the 1st semester of 2004. Its main objective was to describe referencescited in the educational plans by means of an analysis of document type, language, author origin, citedauthors, self-cited author, publication year, journal title, distribution by discipline and document availability,and accessibility. The methodological procedures have employed techniques for analysis of references in abibliometric study. The literature review addressed Library Science in Brazil and educational foundations. Themain results revealed that book and book chapter make up 60% of the total number of citations, which is the predominant format for printed documents, with 79%. The authorship analysis revealed 60% of Brazilian authors,the “Universidade Federal de Minas Gerais” as the most productive institution, and a preference for personalauthorship. The publication year pointed 70% of the references dated after 1990. The most cited languagewas Portuguese and the availability and accessibility was above 80%. The study was intended to contribute forthe Course identity and self knowledge of the ‘Universidade Federal do Rio Grande do Sul’ Library ScienceProgram.application/pdfporTransinformação. Campinas/SP. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 37-47BibliometriaAnálise de referênciasLibrary scienceEducational plansBibliometric studyAnalysis of referencesPlanos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referênciasEducational plans for the Library Science Course taughtat the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a bibliometric study of referencesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000544480.pdf.txt000544480.pdf.txtExtracted Texttext/plain50296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257157/2/000544480.pdf.txt577bf2c7c601f3152c6a09856a0bee62MD52ORIGINAL000544480.pdfTexto completoapplication/pdf63900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257157/1/000544480.pdfe2004ed929cae5fce9f864b751b50fcdMD5110183/2571572023-04-21 03:22:35.948143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:22:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational plans for the Library Science Course taughtat the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a bibliometric study of references
title Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
spellingShingle Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
Brambilla, Sonia Domingues Santos
Bibliometria
Análise de referências
Library science
Educational plans
Bibliometric study
Analysis of references
title_short Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
title_full Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
title_fullStr Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
title_full_unstemmed Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
title_sort Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
author Brambilla, Sonia Domingues Santos
author_facet Brambilla, Sonia Domingues Santos
Stumpf, Ida Regina Chitto
author_role author
author2 Stumpf, Ida Regina Chitto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brambilla, Sonia Domingues Santos
Stumpf, Ida Regina Chitto
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
Análise de referências
topic Bibliometria
Análise de referências
Library science
Educational plans
Bibliometric study
Analysis of references
dc.subject.eng.fl_str_mv Library science
Educational plans
Bibliometric study
Analysis of references
description O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduaçãoem Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. Oobjetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dosdocumentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação,temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dosdocumentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudobibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentoseducacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formatopredominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros,a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal.A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o portuguêse 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto--conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:24:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257157
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-3786
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000544480
identifier_str_mv 0103-3786
000544480
url http://hdl.handle.net/10183/257157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Transinformação. Campinas/SP. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 37-47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257157/2/000544480.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257157/1/000544480.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 577bf2c7c601f3152c6a09856a0bee62
e2004ed929cae5fce9f864b751b50fcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225086145921024