Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257157 |
Resumo: | O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduaçãoem Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. Oobjetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dosdocumentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação,temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dosdocumentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudobibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentoseducacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formatopredominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros,a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal.A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o portuguêse 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto--conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
id |
UFRGS-2_abc4ba5bc1145ec8090096a000ce9c30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257157 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brambilla, Sonia Domingues SantosStumpf, Ida Regina Chitto2023-04-19T03:24:17Z20060103-3786http://hdl.handle.net/10183/257157000544480O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduaçãoem Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. Oobjetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dosdocumentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação,temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dosdocumentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudobibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentoseducacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formatopredominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros,a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal.A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o portuguêse 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto--conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.The study concerns the educational plan structure and organization of the “Universidade Federal do Rio Grandedo Sul” Library Science program, in the 1st semester of 2004. Its main objective was to describe referencescited in the educational plans by means of an analysis of document type, language, author origin, citedauthors, self-cited author, publication year, journal title, distribution by discipline and document availability,and accessibility. The methodological procedures have employed techniques for analysis of references in abibliometric study. The literature review addressed Library Science in Brazil and educational foundations. Themain results revealed that book and book chapter make up 60% of the total number of citations, which is the predominant format for printed documents, with 79%. The authorship analysis revealed 60% of Brazilian authors,the “Universidade Federal de Minas Gerais” as the most productive institution, and a preference for personalauthorship. The publication year pointed 70% of the references dated after 1990. The most cited languagewas Portuguese and the availability and accessibility was above 80%. The study was intended to contribute forthe Course identity and self knowledge of the ‘Universidade Federal do Rio Grande do Sul’ Library ScienceProgram.application/pdfporTransinformação. Campinas/SP. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 37-47BibliometriaAnálise de referênciasLibrary scienceEducational plansBibliometric studyAnalysis of referencesPlanos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referênciasEducational plans for the Library Science Course taughtat the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a bibliometric study of referencesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000544480.pdf.txt000544480.pdf.txtExtracted Texttext/plain50296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257157/2/000544480.pdf.txt577bf2c7c601f3152c6a09856a0bee62MD52ORIGINAL000544480.pdfTexto completoapplication/pdf63900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257157/1/000544480.pdfe2004ed929cae5fce9f864b751b50fcdMD5110183/2571572023-04-21 03:22:35.948143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:22:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational plans for the Library Science Course taughtat the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a bibliometric study of references |
title |
Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências |
spellingShingle |
Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências Brambilla, Sonia Domingues Santos Bibliometria Análise de referências Library science Educational plans Bibliometric study Analysis of references |
title_short |
Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências |
title_full |
Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências |
title_fullStr |
Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências |
title_full_unstemmed |
Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências |
title_sort |
Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências |
author |
Brambilla, Sonia Domingues Santos |
author_facet |
Brambilla, Sonia Domingues Santos Stumpf, Ida Regina Chitto |
author_role |
author |
author2 |
Stumpf, Ida Regina Chitto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brambilla, Sonia Domingues Santos Stumpf, Ida Regina Chitto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliometria Análise de referências |
topic |
Bibliometria Análise de referências Library science Educational plans Bibliometric study Analysis of references |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Library science Educational plans Bibliometric study Analysis of references |
description |
O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduaçãoem Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. Oobjetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dosdocumentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação,temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dosdocumentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudobibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentoseducacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formatopredominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros,a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal.A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o portuguêse 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto--conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-19T03:24:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257157 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-3786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000544480 |
identifier_str_mv |
0103-3786 000544480 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Transinformação. Campinas/SP. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 37-47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257157/2/000544480.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257157/1/000544480.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
577bf2c7c601f3152c6a09856a0bee62 e2004ed929cae5fce9f864b751b50fcd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225086145921024 |