Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brambilla, Sonia Domingues Santos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67766
Resumo: Reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRGS, no período 2004/1. O objetivo principal do estudo foi traçar o perfil das referências utilizadas nos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas mais referenciados, procedência dos autores, tipologia e autores citados, auto-referenciação, temporalidade dos documentos, periódicos referenciados, distribuição das referências por disciplina e por área, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram a técnica de análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre o ensino superior no Brasil, fundamentos educacionais e bibliometria e análise de referências. Os resultados principais revelaram que as áreas apresentam médias de referências muito próximas, demonstrando evolução da produção e do armazenamento para o paradigma da informação. Livro e capítulo de livro perfazem 60% do total de citações, confirmando a preferência por este tipo de documento nas Ciências Sociais e a Biblioteconomia. O formato predominante dos documentos foi o impresso, com 79% das referências. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a UFMG como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o que sugere contemporaneidade das citações. O idioma mais citado foi o português e a disponibilidade e acesso apresentaram resultados acima de 80%. Pretendeu-se, ao mapear as referências citadas nos planos de ensino do curso, contribuir para a formação da identidade de um campo em constante transformação, com a preocupação básica de fornecer dados que incentivem novas pesquisas sobre a literatura utilizada no curso de Biblioteconomia.
id UFRGS-2_c73966a037c97edd3b3469dba603245a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67766
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brambilla, Sonia Domingues SantosStumpf, Ida Regina Chitto2013-03-19T01:41:39Z2004http://hdl.handle.net/10183/67766000466988Reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRGS, no período 2004/1. O objetivo principal do estudo foi traçar o perfil das referências utilizadas nos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas mais referenciados, procedência dos autores, tipologia e autores citados, auto-referenciação, temporalidade dos documentos, periódicos referenciados, distribuição das referências por disciplina e por área, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram a técnica de análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre o ensino superior no Brasil, fundamentos educacionais e bibliometria e análise de referências. Os resultados principais revelaram que as áreas apresentam médias de referências muito próximas, demonstrando evolução da produção e do armazenamento para o paradigma da informação. Livro e capítulo de livro perfazem 60% do total de citações, confirmando a preferência por este tipo de documento nas Ciências Sociais e a Biblioteconomia. O formato predominante dos documentos foi o impresso, com 79% das referências. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a UFMG como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o que sugere contemporaneidade das citações. O idioma mais citado foi o português e a disponibilidade e acesso apresentaram resultados acima de 80%. Pretendeu-se, ao mapear as referências citadas nos planos de ensino do curso, contribuir para a formação da identidade de um campo em constante transformação, com a preocupação básica de fornecer dados que incentivem novas pesquisas sobre a literatura utilizada no curso de Biblioteconomia.Reflects about the educational plans structure and organization, of UFRGS Librarianship curriculum's course, at 2004/1. The main objective was drawing the references profile used in the educational plans, through the analysis of document type, referred language, author' origin, typology and cited author, self-referred author, publication year, journal title, references distribution by discipline and area, documents availability and accessibility. The methodological procedures used the technique of reference analysis in the accomplishment of a bibliometric study. The literature revisal launched a glance on the higher education in Brazil, educational foundations and bibliometric and reference analysis. The main results revealed that the areas presented proximity of references averages, demonstrating evolution from produce and preservation to the information paradigm. Book and chapter of book performed 60% of total citations, confirming the preference at this document type in the Social Sciences and Librarianship. The predominant documents format was printed matter, with 79%. The authorship analysis exposed 60% of Brazilian authors, UFMG as more productive institution and preference for the personal authorship. The publication year pointed 70% with date superior to 1990, which suggests contemporary citations. The more cited language was Portuguese and, about availability and accessibility, presented results above 80%. It was intended, when mapping the cited references of educational plans, to contribute for the identity of a field in constant transformation, with the basic concern of supplying data that motivate new researches on the literature used in the Librarianship course.application/pdfporBibliometriaLibrarianshipCurriculumEducational plansBibliometric studiesReference analysisAnálise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2004Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000466988.pdf000466988.pdfTexto completoapplication/pdf1111031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67766/1/000466988.pdf0545972e594961c7d64cfdf6946e9bceMD51TEXT000466988.pdf.txt000466988.pdf.txtExtracted Texttext/plain175033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67766/2/000466988.pdf.txtf766e3f2676e0747168298e771a82ec6MD52THUMBNAIL000466988.pdf.jpg000466988.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67766/3/000466988.pdf.jpgd5f0cb3ae1ccc84c2c73e96efe42dcb0MD5310183/677662018-10-05 08:48:16.727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67766Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:48:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
title Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
spellingShingle Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
Brambilla, Sonia Domingues Santos
Bibliometria
Librarianship
Curriculum
Educational plans
Bibliometric studies
Reference analysis
title_short Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
title_full Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
title_fullStr Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
title_full_unstemmed Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
title_sort Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
author Brambilla, Sonia Domingues Santos
author_facet Brambilla, Sonia Domingues Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brambilla, Sonia Domingues Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stumpf, Ida Regina Chitto
contributor_str_mv Stumpf, Ida Regina Chitto
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
topic Bibliometria
Librarianship
Curriculum
Educational plans
Bibliometric studies
Reference analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Librarianship
Curriculum
Educational plans
Bibliometric studies
Reference analysis
description Reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRGS, no período 2004/1. O objetivo principal do estudo foi traçar o perfil das referências utilizadas nos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas mais referenciados, procedência dos autores, tipologia e autores citados, auto-referenciação, temporalidade dos documentos, periódicos referenciados, distribuição das referências por disciplina e por área, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram a técnica de análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre o ensino superior no Brasil, fundamentos educacionais e bibliometria e análise de referências. Os resultados principais revelaram que as áreas apresentam médias de referências muito próximas, demonstrando evolução da produção e do armazenamento para o paradigma da informação. Livro e capítulo de livro perfazem 60% do total de citações, confirmando a preferência por este tipo de documento nas Ciências Sociais e a Biblioteconomia. O formato predominante dos documentos foi o impresso, com 79% das referências. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a UFMG como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o que sugere contemporaneidade das citações. O idioma mais citado foi o português e a disponibilidade e acesso apresentaram resultados acima de 80%. Pretendeu-se, ao mapear as referências citadas nos planos de ensino do curso, contribuir para a formação da identidade de um campo em constante transformação, com a preocupação básica de fornecer dados que incentivem novas pesquisas sobre a literatura utilizada no curso de Biblioteconomia.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-19T01:41:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67766
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000466988
url http://hdl.handle.net/10183/67766
identifier_str_mv 000466988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67766/1/000466988.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67766/2/000466988.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67766/3/000466988.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0545972e594961c7d64cfdf6946e9bce
f766e3f2676e0747168298e771a82ec6
d5f0cb3ae1ccc84c2c73e96efe42dcb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224441366052864