A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Andreza Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715
Resumo: O livro de literatura infantil vem sendo usado em sala de aula paralelamente às atividades rotineiras das escolas, porém, o livro de literatura infantil não é um recurso que deva ser usado sem intenção pedagógica ou meramente com a intenção de ficar exposto nas bibliotecas de escolas ou nas salas de aula. Com isso, estudou-se alfabetização e letramento e seus aspectos sociais, a formação do professor como sujeito leitor e formador de novos leitores e o livro de literatura infantil como recurso pedagógico deste novo processo que estimula a contextualização, a imaginação e a criatividade dos educandos no início de escolarização.
id UESB-7_ef30cbf1ed2165bec528c63ce79d2dfd
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/715
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramentoAlfabetizaçãoLetramentoLiteratura infantilO livro de literatura infantil vem sendo usado em sala de aula paralelamente às atividades rotineiras das escolas, porém, o livro de literatura infantil não é um recurso que deva ser usado sem intenção pedagógica ou meramente com a intenção de ficar exposto nas bibliotecas de escolas ou nas salas de aula. Com isso, estudou-se alfabetização e letramento e seus aspectos sociais, a formação do professor como sujeito leitor e formador de novos leitores e o livro de literatura infantil como recurso pedagógico deste novo processo que estimula a contextualização, a imaginação e a criatividade dos educandos no início de escolarização.Edições UESB2012-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-2512178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715/601de Freitas, Andreza Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:13Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/715Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:13Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
title A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
spellingShingle A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
de Freitas, Andreza Gonçalves
Alfabetização
Letramento
Literatura infantil
title_short A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
title_full A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
title_fullStr A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
title_sort A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
author de Freitas, Andreza Gonçalves
author_facet de Freitas, Andreza Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Andreza Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Literatura infantil
topic Alfabetização
Letramento
Literatura infantil
description O livro de literatura infantil vem sendo usado em sala de aula paralelamente às atividades rotineiras das escolas, porém, o livro de literatura infantil não é um recurso que deva ser usado sem intenção pedagógica ou meramente com a intenção de ficar exposto nas bibliotecas de escolas ou nas salas de aula. Com isso, estudou-se alfabetização e letramento e seus aspectos sociais, a formação do professor como sujeito leitor e formador de novos leitores e o livro de literatura infantil como recurso pedagógico deste novo processo que estimula a contextualização, a imaginação e a criatividade dos educandos no início de escolarização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715/601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251
Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251
Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815516827648