A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715 |
Resumo: | O livro de literatura infantil vem sendo usado em sala de aula paralelamente às atividades rotineiras das escolas, porém, o livro de literatura infantil não é um recurso que deva ser usado sem intenção pedagógica ou meramente com a intenção de ficar exposto nas bibliotecas de escolas ou nas salas de aula. Com isso, estudou-se alfabetização e letramento e seus aspectos sociais, a formação do professor como sujeito leitor e formador de novos leitores e o livro de literatura infantil como recurso pedagógico deste novo processo que estimula a contextualização, a imaginação e a criatividade dos educandos no início de escolarização. |
id |
UESB-7_ef30cbf1ed2165bec528c63ce79d2dfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/715 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramentoAlfabetizaçãoLetramentoLiteratura infantilO livro de literatura infantil vem sendo usado em sala de aula paralelamente às atividades rotineiras das escolas, porém, o livro de literatura infantil não é um recurso que deva ser usado sem intenção pedagógica ou meramente com a intenção de ficar exposto nas bibliotecas de escolas ou nas salas de aula. Com isso, estudou-se alfabetização e letramento e seus aspectos sociais, a formação do professor como sujeito leitor e formador de novos leitores e o livro de literatura infantil como recurso pedagógico deste novo processo que estimula a contextualização, a imaginação e a criatividade dos educandos no início de escolarização.Edições UESB2012-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-2512178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715/601de Freitas, Andreza Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:13Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/715Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:13Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento |
title |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento |
spellingShingle |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento de Freitas, Andreza Gonçalves Alfabetização Letramento Literatura infantil |
title_short |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento |
title_full |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento |
title_fullStr |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento |
title_full_unstemmed |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento |
title_sort |
A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento |
author |
de Freitas, Andreza Gonçalves |
author_facet |
de Freitas, Andreza Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas, Andreza Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Literatura infantil |
topic |
Alfabetização Letramento Literatura infantil |
description |
O livro de literatura infantil vem sendo usado em sala de aula paralelamente às atividades rotineiras das escolas, porém, o livro de literatura infantil não é um recurso que deva ser usado sem intenção pedagógica ou meramente com a intenção de ficar exposto nas bibliotecas de escolas ou nas salas de aula. Com isso, estudou-se alfabetização e letramento e seus aspectos sociais, a formação do professor como sujeito leitor e formador de novos leitores e o livro de literatura infantil como recurso pedagógico deste novo processo que estimula a contextualização, a imaginação e a criatividade dos educandos no início de escolarização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715/601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251 Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251 Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 233-251 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815516827648 |