Desenvolvimento de boas práticas de vídeo para o ensino e aprendizagem de matemática no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Guedes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236520
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa sobre a produção e utilização de vídeos didáticos de matemática por professores no contexto do ensino remoto emergencial. A pergunta diretriz que orientou todo o processo investigativo foi: como as impressões de professores e alunos no contexto do ensino remoto influenciam a construção de vídeos educacionais? Para responder a esta pergunta foi realizada uma prática em uma escola particular de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa foram quatro estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e uma professora que atua nas turmas que estes alunos estudam. A prática envolveu a construção e aplicação de quatro vídeos didáticos pela pesquisadora sob a supervisão da professora da escola. Os alunos e a professora foram convidados a relatar suas impressões acerca das produções feitas. Como principais referenciais teóricos foram utilizadas as ideias sobre o uso de vídeo na sala de aula de Moran (1995), na Performance Matemática Digital de Borba, Scucuglia e Gadanidis (2014), nas orientações para produção de vídeo aulas de Stacul (2020), o Design Instrucional de Filatro (2008) e as ideias de Oechsler, Fontes e Borba (2017) sobre as etapas de produção de vídeos para a sala de aula. Como principais resultados, a pesquisa apontou que quatro categorias consideradas importantes nas construções dos vídeos, a saber: escrita dos vídeos, elementos visuais, tempo de duração e a linguagem. Além dessas categorias, o processo investigativo permitiu também apresentar o cenário de estudo dos participantes em tempos da Pandemia Covid19 e as perspectivas futuras para o retorno ao modo presencial.
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