Ensino de matemática no período da pandemia : a emergência do uso de tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morrudo, Mariana Pires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241796
Resumo: Em fevereiro de 2020, foi confirmado no Brasil o primeiro caso de covid-19. A pandemia mudou tudo na vida da população mundial, a maneira como trabalhamos, fazemos compras e estudamos. Para evitar o contágio, as aulas foram suspensas a fim de evitar aglomerações. Iniciou-se então o Ensino Remoto Emergencial. Professores migraram suas atividades presenciais para atividades remotas. As tecnologias digitais foram um importante aliado para manter a educação durante a pandemia. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições das tecnologias digitais, que foram utilizadas nas aulas de matemática no período da pandemia. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de escolas públicas, que atuaram nos Ensinos Fundamental e Ensino Médio, no período entre os anos de 2019 e 2022. As entrevistas foram analisadas para tentar identificar como as tecnologias digitais foram usadas por esses educadores, observando as dificuldades, aprendizagens e reflexões que eles tiveram nesse período. Buscamos identificar se foi oferecido algum curso para esses professores ministrarem atividades remotas. Além disso, a pesquisa busca compreender como ocorreu o Ensino Remoto Emergencial, se houve ou não um padrão nas escolas em que esses entrevistados atuam. A partir da análise destes dados, foi possível constatar que durante o ERE, não houve um padrão nas escolas, algumas escolas tiveram atividades online, algumas tiveram só envio de materiais por plataformas educacionais ou era fornecido atividades impressas pela escola, para os alunos sem acesso a internet. Outro dado importante revelado pela pesquisa é a desigualdade social, afinal nem todos os alunos têm acesso à internet e não conseguiram acompanhar as atividades.
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