Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255258 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo mapear quais competências socioafetivas são necessárias para alunos de graduação atuarem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A Educação a Distância e o suporte dos AVA se tornaram de extrema importância nos últimos anos, promovendo possibilidades diversas de interação e aprendizado. Contudo, apenas a disponibilidade das ferramentas não garante o seu sucesso, sendo importante compreender as competências socioafetivas (CSA) envolvidas nas interações que ocorrem em AVA. O estudo entende CSA como a mobilização do CHA (conhecimento, habilidade, atitude), considerando aspectos sociais e afetivos (traços de personalidade, estados de ânimo e emoção). Assim, esta investigação é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa que atuaram na modalidade EaD em instituições públicas de educação superior e análise de especialistas. O resultado apontou o mapeamento de 5 competências socioafetivas com foco em AVA, sendo elas: Engajamento; Empatia; Resiliência; Abertura ao novo; Autogestão. Dessa forma, entende-se que, através dessa pesquisa foi possível compreender de forma aprofundada as competências socioafetivas dos alunos no AVA, sendo possível também observar que elas podem auxiliar os professores a compreender e colaborar na construção das CSA de seus estudantes. |
id |
URGS_4c4a91762d281c8bd57b4b7689cd92f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255258 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Ariane Wisnieski deBehar, Patrícia Alejandra2023-03-02T03:27:18Z2022http://hdl.handle.net/10183/255258001163421A presente dissertação tem como objetivo mapear quais competências socioafetivas são necessárias para alunos de graduação atuarem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A Educação a Distância e o suporte dos AVA se tornaram de extrema importância nos últimos anos, promovendo possibilidades diversas de interação e aprendizado. Contudo, apenas a disponibilidade das ferramentas não garante o seu sucesso, sendo importante compreender as competências socioafetivas (CSA) envolvidas nas interações que ocorrem em AVA. O estudo entende CSA como a mobilização do CHA (conhecimento, habilidade, atitude), considerando aspectos sociais e afetivos (traços de personalidade, estados de ânimo e emoção). Assim, esta investigação é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa que atuaram na modalidade EaD em instituições públicas de educação superior e análise de especialistas. O resultado apontou o mapeamento de 5 competências socioafetivas com foco em AVA, sendo elas: Engajamento; Empatia; Resiliência; Abertura ao novo; Autogestão. Dessa forma, entende-se que, através dessa pesquisa foi possível compreender de forma aprofundada as competências socioafetivas dos alunos no AVA, sendo possível também observar que elas podem auxiliar os professores a compreender e colaborar na construção das CSA de seus estudantes.This dissertation aims to map which social-affective competencies are necessary for undergraduate students to work in a Virtual Learning Environment (VLE). Distance Education and the support of VLEs have become extremely important in recent years, promoting diverse possibilities for interaction and learning. However, only the availability of tools does not guarantee its success, and it is important to understand the Socio-Affective Competences (SAC) involved in the interactions that take place in VLEs. The study understands SAC as the mobilization of KSA (Knowledge, Skills, and Attitude) considering social and affective aspects (personality traits, moods, and emotions). Therefore, this is a scientific research of an applied nature, exploratory and qualitative approach. The collection instruments were questionnaires and based on the Social Map and Affective Map from VLE ROODA. The research participants were students who worked in the distance education modality in public institutions of higher education. The result pointed to the mapping of 5 socio-affective competencies focused on VLE, which are: Engagement; Empathy; Resilience; Openness to the new; Self-management. Thus, it is understood that, through this research it was possible to understand in depth the students' socio-affective competencies in VLE, and it is also possible to observe that they can help teachers understand and collaborate in the construction of their students' SAC.application/pdfporEducação a distânciaEnsino-aprendizagemSocio-affective competenciesSocial-emotional competenciesVirtual learning environmentDistance educationHigher educationCompetências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163421.pdf.txt001163421.pdf.txtExtracted Texttext/plain390581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255258/2/001163421.pdf.txtbb7ab2f65a4a9b0d486082e43ba8819fMD52ORIGINAL001163421.pdfTexto completoapplication/pdf3218449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255258/1/001163421.pdfea9e7fcde02f893bb004569d5df2f83cMD5110183/2552582023-03-12 03:24:04.871615oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-12T06:24:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação |
title |
Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação |
spellingShingle |
Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação Oliveira, Ariane Wisnieski de Educação a distância Ensino-aprendizagem Socio-affective competencies Social-emotional competencies Virtual learning environment Distance education Higher education |
title_short |
Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação |
title_full |
Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação |
title_fullStr |
Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação |
title_full_unstemmed |
Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação |
title_sort |
Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação |
author |
Oliveira, Ariane Wisnieski de |
author_facet |
Oliveira, Ariane Wisnieski de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ariane Wisnieski de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Ensino-aprendizagem |
topic |
Educação a distância Ensino-aprendizagem Socio-affective competencies Social-emotional competencies Virtual learning environment Distance education Higher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socio-affective competencies Social-emotional competencies Virtual learning environment Distance education Higher education |
description |
A presente dissertação tem como objetivo mapear quais competências socioafetivas são necessárias para alunos de graduação atuarem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A Educação a Distância e o suporte dos AVA se tornaram de extrema importância nos últimos anos, promovendo possibilidades diversas de interação e aprendizado. Contudo, apenas a disponibilidade das ferramentas não garante o seu sucesso, sendo importante compreender as competências socioafetivas (CSA) envolvidas nas interações que ocorrem em AVA. O estudo entende CSA como a mobilização do CHA (conhecimento, habilidade, atitude), considerando aspectos sociais e afetivos (traços de personalidade, estados de ânimo e emoção). Assim, esta investigação é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa que atuaram na modalidade EaD em instituições públicas de educação superior e análise de especialistas. O resultado apontou o mapeamento de 5 competências socioafetivas com foco em AVA, sendo elas: Engajamento; Empatia; Resiliência; Abertura ao novo; Autogestão. Dessa forma, entende-se que, através dessa pesquisa foi possível compreender de forma aprofundada as competências socioafetivas dos alunos no AVA, sendo possível também observar que elas podem auxiliar os professores a compreender e colaborar na construção das CSA de seus estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-02T03:27:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255258 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163421 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255258 |
identifier_str_mv |
001163421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255258/2/001163421.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255258/1/001163421.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb7ab2f65a4a9b0d486082e43ba8819f ea9e7fcde02f893bb004569d5df2f83c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816737068224610304 |