Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ariane Wisnieski de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255258
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo mapear quais competências socioafetivas são necessárias para alunos de graduação atuarem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A Educação a Distância e o suporte dos AVA se tornaram de extrema importância nos últimos anos, promovendo possibilidades diversas de interação e aprendizado. Contudo, apenas a disponibilidade das ferramentas não garante o seu sucesso, sendo importante compreender as competências socioafetivas (CSA) envolvidas nas interações que ocorrem em AVA. O estudo entende CSA como a mobilização do CHA (conhecimento, habilidade, atitude), considerando aspectos sociais e afetivos (traços de personalidade, estados de ânimo e emoção). Assim, esta investigação é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa que atuaram na modalidade EaD em instituições públicas de educação superior e análise de especialistas. O resultado apontou o mapeamento de 5 competências socioafetivas com foco em AVA, sendo elas: Engajamento; Empatia; Resiliência; Abertura ao novo; Autogestão. Dessa forma, entende-se que, através dessa pesquisa foi possível compreender de forma aprofundada as competências socioafetivas dos alunos no AVA, sendo possível também observar que elas podem auxiliar os professores a compreender e colaborar na construção das CSA de seus estudantes.
id URGS_4c4a91762d281c8bd57b4b7689cd92f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255258
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Ariane Wisnieski deBehar, Patrícia Alejandra2023-03-02T03:27:18Z2022http://hdl.handle.net/10183/255258001163421A presente dissertação tem como objetivo mapear quais competências socioafetivas são necessárias para alunos de graduação atuarem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A Educação a Distância e o suporte dos AVA se tornaram de extrema importância nos últimos anos, promovendo possibilidades diversas de interação e aprendizado. Contudo, apenas a disponibilidade das ferramentas não garante o seu sucesso, sendo importante compreender as competências socioafetivas (CSA) envolvidas nas interações que ocorrem em AVA. O estudo entende CSA como a mobilização do CHA (conhecimento, habilidade, atitude), considerando aspectos sociais e afetivos (traços de personalidade, estados de ânimo e emoção). Assim, esta investigação é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa que atuaram na modalidade EaD em instituições públicas de educação superior e análise de especialistas. O resultado apontou o mapeamento de 5 competências socioafetivas com foco em AVA, sendo elas: Engajamento; Empatia; Resiliência; Abertura ao novo; Autogestão. Dessa forma, entende-se que, através dessa pesquisa foi possível compreender de forma aprofundada as competências socioafetivas dos alunos no AVA, sendo possível também observar que elas podem auxiliar os professores a compreender e colaborar na construção das CSA de seus estudantes.This dissertation aims to map which social-affective competencies are necessary for undergraduate students to work in a Virtual Learning Environment (VLE). Distance Education and the support of VLEs have become extremely important in recent years, promoting diverse possibilities for interaction and learning. However, only the availability of tools does not guarantee its success, and it is important to understand the Socio-Affective Competences (SAC) involved in the interactions that take place in VLEs. The study understands SAC as the mobilization of KSA (Knowledge, Skills, and Attitude) considering social and affective aspects (personality traits, moods, and emotions). Therefore, this is a scientific research of an applied nature, exploratory and qualitative approach. The collection instruments were questionnaires and based on the Social Map and Affective Map from VLE ROODA. The research participants were students who worked in the distance education modality in public institutions of higher education. The result pointed to the mapping of 5 socio-affective competencies focused on VLE, which are: Engagement; Empathy; Resilience; Openness to the new; Self-management. Thus, it is understood that, through this research it was possible to understand in depth the students' socio-affective competencies in VLE, and it is also possible to observe that they can help teachers understand and collaborate in the construction of their students' SAC.application/pdfporEducação a distânciaEnsino-aprendizagemSocio-affective competenciesSocial-emotional competenciesVirtual learning environmentDistance educationHigher educationCompetências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163421.pdf.txt001163421.pdf.txtExtracted Texttext/plain390581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255258/2/001163421.pdf.txtbb7ab2f65a4a9b0d486082e43ba8819fMD52ORIGINAL001163421.pdfTexto completoapplication/pdf3218449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255258/1/001163421.pdfea9e7fcde02f893bb004569d5df2f83cMD5110183/2552582023-03-12 03:24:04.871615oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-12T06:24:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
title Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
spellingShingle Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
Oliveira, Ariane Wisnieski de
Educação a distância
Ensino-aprendizagem
Socio-affective competencies
Social-emotional competencies
Virtual learning environment
Distance education
Higher education
title_short Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
title_full Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
title_fullStr Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
title_full_unstemmed Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
title_sort Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação
author Oliveira, Ariane Wisnieski de
author_facet Oliveira, Ariane Wisnieski de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ariane Wisnieski de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ensino-aprendizagem
topic Educação a distância
Ensino-aprendizagem
Socio-affective competencies
Social-emotional competencies
Virtual learning environment
Distance education
Higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Socio-affective competencies
Social-emotional competencies
Virtual learning environment
Distance education
Higher education
description A presente dissertação tem como objetivo mapear quais competências socioafetivas são necessárias para alunos de graduação atuarem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A Educação a Distância e o suporte dos AVA se tornaram de extrema importância nos últimos anos, promovendo possibilidades diversas de interação e aprendizado. Contudo, apenas a disponibilidade das ferramentas não garante o seu sucesso, sendo importante compreender as competências socioafetivas (CSA) envolvidas nas interações que ocorrem em AVA. O estudo entende CSA como a mobilização do CHA (conhecimento, habilidade, atitude), considerando aspectos sociais e afetivos (traços de personalidade, estados de ânimo e emoção). Assim, esta investigação é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa que atuaram na modalidade EaD em instituições públicas de educação superior e análise de especialistas. O resultado apontou o mapeamento de 5 competências socioafetivas com foco em AVA, sendo elas: Engajamento; Empatia; Resiliência; Abertura ao novo; Autogestão. Dessa forma, entende-se que, através dessa pesquisa foi possível compreender de forma aprofundada as competências socioafetivas dos alunos no AVA, sendo possível também observar que elas podem auxiliar os professores a compreender e colaborar na construção das CSA de seus estudantes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-02T03:27:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255258
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163421
url http://hdl.handle.net/10183/255258
identifier_str_mv 001163421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255258/2/001163421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255258/1/001163421.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bb7ab2f65a4a9b0d486082e43ba8819f
ea9e7fcde02f893bb004569d5df2f83c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737068224610304