Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarosa, Lucila Maria Costi
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Carneiro, Mára Lúcia Fernandes, Geller, Marlise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22885
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência de formação em serviço de professores, em Informática na Educação Especial, utilizando o ambiente digital de formação a distância - TelEduc. A experiência realizada pela UFRGS-CINTED-NIEE integra ações do Projeto Nacional de Informática na Educação Especial - PROINESP - da Secretaria de Educação Especial do MEC, envolvendo 310 professores, 164 escolas inclusivas e Instituições não governamentais localizadas em municípios da maioria dos estados brasileiros, distribuídos em 15 turmas. Destacam-se os aspectos positivos da experiência, bem como as dificuldades inerentes a implantação de processos inovadores.
id UFRGS-2_adcb03f602b7177b2256d75d9362f639
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22885
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santarosa, Lucila Maria CostiPasserino, Liliana MariaCarneiro, Mára Lúcia FernandesGeller, Marlise2010-05-27T04:18:28Z20051679-1916http://hdl.handle.net/10183/22885000673202Este artigo apresenta uma experiência de formação em serviço de professores, em Informática na Educação Especial, utilizando o ambiente digital de formação a distância - TelEduc. A experiência realizada pela UFRGS-CINTED-NIEE integra ações do Projeto Nacional de Informática na Educação Especial - PROINESP - da Secretaria de Educação Especial do MEC, envolvendo 310 professores, 164 escolas inclusivas e Instituições não governamentais localizadas em municípios da maioria dos estados brasileiros, distribuídos em 15 turmas. Destacam-se os aspectos positivos da experiência, bem como as dificuldades inerentes a implantação de processos inovadores.This article presents a teaching service course experience – Informatics for Special Education – through the digital medium-based distance learning – TelEduc. The experience, carried out by UFRGS-CINTED-NIEE, is a part of the Projeto Nacional de Informática na Educação Especial (National Informatics on Special Education Project) - PROINESP of the Special Education Council of MEC (Ministry of Education). 15 classes participated in it, totalizing 310 teachers and 164 inclusive schools and nongovernmental organizations (NGO) from municipalties situated in different Brazilian states. Positive aspects of the experience, as well as the difficulties of the implementation of inovative processes, are focused.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 3, n. 2 (dez. 2005), 10 f.ProfessorFormaçãoEnsino a distânciaFormação em serviçoEducação especialTeaching Service CourseDistance EducationVirtual Learning EnvironmentsInformatics on Special EducationFormação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESPinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000673202.pdf.txt000673202.pdf.txtExtracted Texttext/plain34882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22885/2/000673202.pdf.txtaf5671246e05f7d007696b84d725b33fMD52ORIGINAL000673202.pdf000673202.pdfTexto completoapplication/pdf251848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22885/1/000673202.pdff8d63a8736858111e397967d689245dcMD51THUMBNAIL000673202.pdf.jpg000673202.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22885/3/000673202.pdf.jpg0b2bf00caa509f30da359b8810af52eeMD5310183/228852021-12-06 05:36:19.621254oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
title Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
spellingShingle Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
Santarosa, Lucila Maria Costi
Professor
Formação
Ensino a distância
Formação em serviço
Educação especial
Teaching Service Course
Distance Education
Virtual Learning Environments
Informatics on Special Education
title_short Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
title_full Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
title_fullStr Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
title_full_unstemmed Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
title_sort Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
author Santarosa, Lucila Maria Costi
author_facet Santarosa, Lucila Maria Costi
Passerino, Liliana Maria
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Geller, Marlise
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Geller, Marlise
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
Passerino, Liliana Maria
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Ensino a distância
Formação em serviço
Educação especial
topic Professor
Formação
Ensino a distância
Formação em serviço
Educação especial
Teaching Service Course
Distance Education
Virtual Learning Environments
Informatics on Special Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching Service Course
Distance Education
Virtual Learning Environments
Informatics on Special Education
description Este artigo apresenta uma experiência de formação em serviço de professores, em Informática na Educação Especial, utilizando o ambiente digital de formação a distância - TelEduc. A experiência realizada pela UFRGS-CINTED-NIEE integra ações do Projeto Nacional de Informática na Educação Especial - PROINESP - da Secretaria de Educação Especial do MEC, envolvendo 310 professores, 164 escolas inclusivas e Instituições não governamentais localizadas em municípios da maioria dos estados brasileiros, distribuídos em 15 turmas. Destacam-se os aspectos positivos da experiência, bem como as dificuldades inerentes a implantação de processos inovadores.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-27T04:18:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22885
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000673202
identifier_str_mv 1679-1916
000673202
url http://hdl.handle.net/10183/22885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 3, n. 2 (dez. 2005), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22885/2/000673202.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22885/1/000673202.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22885/3/000673202.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af5671246e05f7d007696b84d725b33f
f8d63a8736858111e397967d689245dc
0b2bf00caa509f30da359b8810af52ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224716161122304