A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223866 |
Resumo: | A curadoria pode ser entendida como uma metáfora do processo de ensino. Novos recursos de compartilhamento de ideias visuais em redes sociais, como o Pinterest, facilitam processos de curadoria e de ensinagem. Neste artigo, discutimos a curadoria no Pinterest em seu aspecto de transcriação didática e focamos a discussão em um dos mais tradicionais conteúdos curriculares do ensino de física e de química, o modelo atômico. Nesse sentido, a transcriação didática do átomo é apresentada em seu potencial de representação e de imaginação. |
id |
UFRGS-2_adf8fb367da9d37d0b5d7b557fe52fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223866 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nichele, Tatiana ZarichtaAraujo, Ione dos Santos CanabarroEichler, Marcelo Leandro2021-07-14T04:31:45Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/223866001067630A curadoria pode ser entendida como uma metáfora do processo de ensino. Novos recursos de compartilhamento de ideias visuais em redes sociais, como o Pinterest, facilitam processos de curadoria e de ensinagem. Neste artigo, discutimos a curadoria no Pinterest em seu aspecto de transcriação didática e focamos a discussão em um dos mais tradicionais conteúdos curriculares do ensino de física e de química, o modelo atômico. Nesse sentido, a transcriação didática do átomo é apresentada em seu potencial de representação e de imaginação.Curating can be understood as a metaphor of the teaching process. New resources for sharing visual ideas on social networks, such as Pinterest, must facilitate curating and teaching processes. In this article, we discuss the curating on Pinterest in its aspects of didactic transcreation, for this we focus the discussion in one of the most traditional curricular contents of the science teaching, the atomic model. In this sense, the didactic transcreation of the atom is presented in its potential of representation and imagination.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 1-13Ensino de quimicaÁtomosRedes sociaisCuratingTranscreationSocial networkNature of the atomA curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomoThe curating in the Pinterest as transcreation of the representation and the imaginary about the atom info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001067630.pdf.txt001067630.pdf.txtExtracted Texttext/plain41929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223866/2/001067630.pdf.txt3f900ecfbca79ebea0ecafb8d7f09dd2MD52ORIGINAL001067630.pdfTexto completoapplication/pdf3396834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223866/1/001067630.pdf798248f92f895cf2c6ed75079856dd5fMD5110183/2238662021-08-18 04:38:39.796941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223866Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-08-18T07:38:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The curating in the Pinterest as transcreation of the representation and the imaginary about the atom |
title |
A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo |
spellingShingle |
A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo Nichele, Tatiana Zarichta Ensino de quimica Átomos Redes sociais Curating Transcreation Social network Nature of the atom |
title_short |
A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo |
title_full |
A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo |
title_fullStr |
A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo |
title_full_unstemmed |
A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo |
title_sort |
A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo |
author |
Nichele, Tatiana Zarichta |
author_facet |
Nichele, Tatiana Zarichta Araujo, Ione dos Santos Canabarro Eichler, Marcelo Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Ione dos Santos Canabarro Eichler, Marcelo Leandro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nichele, Tatiana Zarichta Araujo, Ione dos Santos Canabarro Eichler, Marcelo Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Átomos Redes sociais |
topic |
Ensino de quimica Átomos Redes sociais Curating Transcreation Social network Nature of the atom |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curating Transcreation Social network Nature of the atom |
description |
A curadoria pode ser entendida como uma metáfora do processo de ensino. Novos recursos de compartilhamento de ideias visuais em redes sociais, como o Pinterest, facilitam processos de curadoria e de ensinagem. Neste artigo, discutimos a curadoria no Pinterest em seu aspecto de transcriação didática e focamos a discussão em um dos mais tradicionais conteúdos curriculares do ensino de física e de química, o modelo atômico. Nesse sentido, a transcriação didática do átomo é apresentada em seu potencial de representação e de imaginação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:31:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223866 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001067630 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001067630 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 1-13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223866/2/001067630.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223866/1/001067630.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f900ecfbca79ebea0ecafb8d7f09dd2 798248f92f895cf2c6ed75079856dd5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725104378871808 |