O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Gustavo Homero do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134464
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em uma escola municipal da Região do Vale do Rio dos Sinos em que se buscou demonstrar de que forma os ambientes educacionais destinados ao uso das tecnologias são utilizados, por professores dos Anos Iniciais, com o intuito de auxiliar as crianças em atividades de letramento nas áreas da linguagem e matemática. Nesta escola, especificamente, existem dois ambientes com esta finalidade: EVAM – Espaço Virtual de Aprendizagem Multimídia e o ambiente em que as Mesas Educacionais ficam disponíveis para o uso dos alunos menores. A investigação buscou, em primeiro lugar, identificar tudo que havia de disponível para uso de alunos e professores no que diz respeito a materiais multimídia específicos para o auxílio em atividades de letramento; em segundo lugar, o percurso da pesquisa evidenciou a necessidade de buscar, na fala das professoras dos Anos Iniciais, aspectos que demonstrassem a forma como esses materiais eram utilizados a fim de perceber o impacto desse uso na aprendizagem das crianças e, por fim, evidenciam-se algumas problemáticas e possíveis sugestões de aprimoramento do uso desses espaços dentro da escola. O estudo é de cunho qualitativo. Esse tipo de pesquisa envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. Os instrumentos utilizados foram observações no espaço da escola e entrevista com duas professoras dos Anos Iniciais da escola. A pesquisa revelou, a partir da aplicação dos questionários aplicados e entrevistas realizadas que, o uso pedagógico dos recursos tecnológicos dentro da escola ainda é pequeno. Apesar de a escola possuir dois espaços para uso dos alunos, não há uma cultura na instituição sobre a importância desses espaços. Além disso, a escola ainda conta com os problemas burocráticos que vão desde a falta de manutenção nos equipamentos até a modernização do espaço e dos equipamentos para que se possa utilizar novos softwares e oportunizar aos alunos acesso a esses recursos. Essa investigação foi uma proposta de observação sobre a realidade do uso pedagógico das tecnologias em escolas públicas e foi possível identificar alguns aspectos importantes a serem considerados neste texto. Os resultados da pesquisa são, então, apresentados em forma de texto descritivo com reflexões do pesquisador em relação ao tema, bem como triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico de apoio.
id UFRGS-2_ae08537ee5a350aa60468814a61bd914
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134464
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amaral, Gustavo Homero doGeller, Marlise2016-03-30T02:08:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/134464000986790O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em uma escola municipal da Região do Vale do Rio dos Sinos em que se buscou demonstrar de que forma os ambientes educacionais destinados ao uso das tecnologias são utilizados, por professores dos Anos Iniciais, com o intuito de auxiliar as crianças em atividades de letramento nas áreas da linguagem e matemática. Nesta escola, especificamente, existem dois ambientes com esta finalidade: EVAM – Espaço Virtual de Aprendizagem Multimídia e o ambiente em que as Mesas Educacionais ficam disponíveis para o uso dos alunos menores. A investigação buscou, em primeiro lugar, identificar tudo que havia de disponível para uso de alunos e professores no que diz respeito a materiais multimídia específicos para o auxílio em atividades de letramento; em segundo lugar, o percurso da pesquisa evidenciou a necessidade de buscar, na fala das professoras dos Anos Iniciais, aspectos que demonstrassem a forma como esses materiais eram utilizados a fim de perceber o impacto desse uso na aprendizagem das crianças e, por fim, evidenciam-se algumas problemáticas e possíveis sugestões de aprimoramento do uso desses espaços dentro da escola. O estudo é de cunho qualitativo. Esse tipo de pesquisa envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. Os instrumentos utilizados foram observações no espaço da escola e entrevista com duas professoras dos Anos Iniciais da escola. A pesquisa revelou, a partir da aplicação dos questionários aplicados e entrevistas realizadas que, o uso pedagógico dos recursos tecnológicos dentro da escola ainda é pequeno. Apesar de a escola possuir dois espaços para uso dos alunos, não há uma cultura na instituição sobre a importância desses espaços. Além disso, a escola ainda conta com os problemas burocráticos que vão desde a falta de manutenção nos equipamentos até a modernização do espaço e dos equipamentos para que se possa utilizar novos softwares e oportunizar aos alunos acesso a esses recursos. Essa investigação foi uma proposta de observação sobre a realidade do uso pedagógico das tecnologias em escolas públicas e foi possível identificar alguns aspectos importantes a serem considerados neste texto. Os resultados da pesquisa são, então, apresentados em forma de texto descritivo com reflexões do pesquisador em relação ao tema, bem como triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico de apoio.This study aims to present the results of research conducted in a municipal school in Vale do Rio dos Sinos - in which it sought to demonstrate how the educational environments for the use of technologies are used by teachers of the Elementary School, in order to help children in literacy activities in the areas of language and mathematics. In this school, specifically, there are two rooms for this purpose: EVAM - Virtual Space Multimedia Learning and the environment in which the Educational Tables are available for the use of smaller students. The study aimed, firstly, to identify everything that was available for use by students and teachers with regard to specific multimedia materials for assistance in literacy activities; secondly, the route of the survey highlighted the need to seek, in the speech of teachers of the Elementary School, aspects that demonstrate how these materials were used in order to realize the impact of this use on children's learning and, finally, show If some problem and possible suggestions for improvement of the use of these spaces within the school. The study is a qualitative approach. This type of research involves obtaining descriptive data obtained in contact with the researcher studied the situation, it emphasizes more the process than the product and is concerned to portray the perspective of the participants. The instruments used were: observations on the school premises and interview with two teachers of the Elementary School. The survey revealed, from the application of questionnaires and interviews that the educational use of technological resources within the school is still small. Although the school has two spaces for student use, there is no culture in the institution of the importance of these spaces. In addition, the school also has the bureaucratic problems ranging from lack of maintenance on equipment to modernize the space and equipment so that one can use new software and create opportunities students access to it all. This investigation was a proposal observation about the reality of the pedagogical use of technology in public schools and were able to identify some important aspects to be considered in this text. The search results are then presented as descriptive text with reflections of the researcher in relation to the theme, and triangulation of data found with theoretical support.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MultimídiaEducação infantilLetramentoTeaching and learningElementary schoolEducational useO uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagemThe educacional use of virtual earning multimedia space (evam) with classes of elementary school : possibilities to qualify the process of teaching and learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986790.pdf000986790.pdfTexto completoapplication/pdf1436521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134464/1/000986790.pdfa51cdfbdb0c160e9c40006b8d2a2ea74MD51TEXT000986790.pdf.txt000986790.pdf.txtExtracted Texttext/plain93949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134464/2/000986790.pdf.txt38d2f891ca7874b9dd3d907ee56fb11aMD52THUMBNAIL000986790.pdf.jpg000986790.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134464/3/000986790.pdf.jpg339744db1da2131c7b0bc9b417cf25b2MD5310183/1344642018-10-26 09:45:28.996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134464Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The educacional use of virtual earning multimedia space (evam) with classes of elementary school : possibilities to qualify the process of teaching and learning
title O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
Amaral, Gustavo Homero do
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Multimídia
Educação infantil
Letramento
Teaching and learning
Elementary school
Educational use
title_short O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
title_full O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
title_sort O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
author Amaral, Gustavo Homero do
author_facet Amaral, Gustavo Homero do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Gustavo Homero do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geller, Marlise
contributor_str_mv Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Multimídia
Educação infantil
Letramento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Multimídia
Educação infantil
Letramento
Teaching and learning
Elementary school
Educational use
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning
Elementary school
Educational use
description O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em uma escola municipal da Região do Vale do Rio dos Sinos em que se buscou demonstrar de que forma os ambientes educacionais destinados ao uso das tecnologias são utilizados, por professores dos Anos Iniciais, com o intuito de auxiliar as crianças em atividades de letramento nas áreas da linguagem e matemática. Nesta escola, especificamente, existem dois ambientes com esta finalidade: EVAM – Espaço Virtual de Aprendizagem Multimídia e o ambiente em que as Mesas Educacionais ficam disponíveis para o uso dos alunos menores. A investigação buscou, em primeiro lugar, identificar tudo que havia de disponível para uso de alunos e professores no que diz respeito a materiais multimídia específicos para o auxílio em atividades de letramento; em segundo lugar, o percurso da pesquisa evidenciou a necessidade de buscar, na fala das professoras dos Anos Iniciais, aspectos que demonstrassem a forma como esses materiais eram utilizados a fim de perceber o impacto desse uso na aprendizagem das crianças e, por fim, evidenciam-se algumas problemáticas e possíveis sugestões de aprimoramento do uso desses espaços dentro da escola. O estudo é de cunho qualitativo. Esse tipo de pesquisa envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. Os instrumentos utilizados foram observações no espaço da escola e entrevista com duas professoras dos Anos Iniciais da escola. A pesquisa revelou, a partir da aplicação dos questionários aplicados e entrevistas realizadas que, o uso pedagógico dos recursos tecnológicos dentro da escola ainda é pequeno. Apesar de a escola possuir dois espaços para uso dos alunos, não há uma cultura na instituição sobre a importância desses espaços. Além disso, a escola ainda conta com os problemas burocráticos que vão desde a falta de manutenção nos equipamentos até a modernização do espaço e dos equipamentos para que se possa utilizar novos softwares e oportunizar aos alunos acesso a esses recursos. Essa investigação foi uma proposta de observação sobre a realidade do uso pedagógico das tecnologias em escolas públicas e foi possível identificar alguns aspectos importantes a serem considerados neste texto. Os resultados da pesquisa são, então, apresentados em forma de texto descritivo com reflexões do pesquisador em relação ao tema, bem como triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico de apoio.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134464
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986790
url http://hdl.handle.net/10183/134464
identifier_str_mv 000986790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134464/1/000986790.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134464/2/000986790.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134464/3/000986790.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a51cdfbdb0c160e9c40006b8d2a2ea74
38d2f891ca7874b9dd3d907ee56fb11a
339744db1da2131c7b0bc9b417cf25b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502169829376