Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133851 |
Resumo: | A tecnologia de informação e comunicação (TIC) chega à escola revelando desafios e tensionamentos no processo de ensino e aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e desafiador para o aluno e o professor. Porém, tornam-se necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, desvelando que o professor precisa permitir-se incorporar por essas mudanças e tecnologias, favorecendo o aprender e o ensinar através do uso dessas últimas. Neste processo de junção das tecnologias à escola, o aluno e o professor aprendem a lidar com a diversidade, a amplitude e a velocidade de acesso à informação e à comunicação tecnológica, resultando em novas possibilidades de comunicabilidade e relação, que resultam, por sua vez, em novas formas de aprender, ensinar, construir e mediar o conhecimento. Partindo dessa compreensão, coube a essa investigação identificar e analisar as modificações substanciais nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem / ocorreram através da utilização das TIC. Contextualizando o uso das tecnologias móveis e aplicativos que professores utilizam em suas práticas e como se dá o processo de ensino e aprendizagem em escolas participantes e não participantes de programa de inclusão digital. Mesmo não possuindo programa de inclusão digital, foi percebido que a sociedade está inserida na escola por meio das tecnologias de informação e comunicação, tornando as escolas um lugar de vivências, partilhas e experiências. Como metodologia de investigação e análise dos dados, utilizou-se a etnografia, que pressupõe uma análise e um acompanhamento de processos concretos. E para a produção dos dados utilizaram-se, como instrumento, questionários que foram respondidos por professores de escolas participantes e não-participantes de projeto de Inclusão Digital, sobre suas práticas. Conclui-se que não basta instrumentalizar as escolas com as TIC se não for proposta uma nova forma de ensinar e aprender mediados por essas tecnologias e ainda provocar discussões concernentes a esses temas para que alunos, professores e gestores cresçam juntos nessa sociedade tecnologizada emergente. |
id |
UFRGS-2_d107197dfbb441c2bd1bcd6dc1f0d929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133851 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guaraldi, Paula MacielMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2016-03-16T02:05:43Z2015http://hdl.handle.net/10183/133851000982078A tecnologia de informação e comunicação (TIC) chega à escola revelando desafios e tensionamentos no processo de ensino e aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e desafiador para o aluno e o professor. Porém, tornam-se necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, desvelando que o professor precisa permitir-se incorporar por essas mudanças e tecnologias, favorecendo o aprender e o ensinar através do uso dessas últimas. Neste processo de junção das tecnologias à escola, o aluno e o professor aprendem a lidar com a diversidade, a amplitude e a velocidade de acesso à informação e à comunicação tecnológica, resultando em novas possibilidades de comunicabilidade e relação, que resultam, por sua vez, em novas formas de aprender, ensinar, construir e mediar o conhecimento. Partindo dessa compreensão, coube a essa investigação identificar e analisar as modificações substanciais nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem / ocorreram através da utilização das TIC. Contextualizando o uso das tecnologias móveis e aplicativos que professores utilizam em suas práticas e como se dá o processo de ensino e aprendizagem em escolas participantes e não participantes de programa de inclusão digital. Mesmo não possuindo programa de inclusão digital, foi percebido que a sociedade está inserida na escola por meio das tecnologias de informação e comunicação, tornando as escolas um lugar de vivências, partilhas e experiências. Como metodologia de investigação e análise dos dados, utilizou-se a etnografia, que pressupõe uma análise e um acompanhamento de processos concretos. E para a produção dos dados utilizaram-se, como instrumento, questionários que foram respondidos por professores de escolas participantes e não-participantes de projeto de Inclusão Digital, sobre suas práticas. Conclui-se que não basta instrumentalizar as escolas com as TIC se não for proposta uma nova forma de ensinar e aprender mediados por essas tecnologias e ainda provocar discussões concernentes a esses temas para que alunos, professores e gestores cresçam juntos nessa sociedade tecnologizada emergente.Information and communication technology (ICT) arrives at school revealing challenges and tensions in the process of teaching and learning, making this process more meaningful and challenging for the student and the teacher. However, become necessary changes in the forms of teaching and learning, revealing that the teacher must allow yourself to incorporate by these changes and technologies, promoting learning and teaching with technology. In the process of junction technologies to school, the student and the teacher learn to deal with diversity, breadth and speed of access to information and communication technology, resulting in new possibilities of communicability and relationship, which results new ways of learning, teach, build and mediate knowledge. From this understanding it fell to this investigation identify and analyze the substantial changes in teaching and learning processes that occur / occurred using ICT. Contextualizing the use of mobile technologies and applications that teachers use in their practices and how is the process of teaching and learning in participants and non-participants of digital inclusion program schools. Even without digital inclusion program, it was perceived that the society is inserted in school through information and communication technologies making the school like a place of experience and sharing. As data research and analysis methodology, we used ethnography, which involves an analysis and monitoring of concrete processes. Moreover, for the production of data was used as an instrument questionnaires answered by teachers in participating schools and non-participants of digital inclusion project, they answered about their practices. Therefore it is not enough the school has many technologies with ICT if it doesn’t propose a new way of teaching and learning mediated by these technologies and even provoke discussion concerning these issues so that students, teachers and administrators grow together in this emerging technologized society.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalPrática pedagógicaTeaching and learningElementary schoolEnsino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982078.pdf000982078.pdfTexto completoapplication/pdf597592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/1/000982078.pdf8a29403fbdcb41356f647b7a688d144bMD51TEXT000982078.pdf.txt000982078.pdf.txtExtracted Texttext/plain91803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/2/000982078.pdf.txt11d5ef6483b005d28092fc2749ddefcfMD52THUMBNAIL000982078.pdf.jpg000982078.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/3/000982078.pdf.jpg2d934ac717f4cb5af20d5424cfc1b4ebMD5310183/1338512018-10-26 10:21:41.311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133851Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental Guaraldi, Paula Maciel Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Prática pedagógica Teaching and learning Elementary school |
title_short |
Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Guaraldi, Paula Maciel |
author_facet |
Guaraldi, Paula Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guaraldi, Paula Maciel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
contributor_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Prática pedagógica |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Prática pedagógica Teaching and learning Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching and learning Elementary school |
description |
A tecnologia de informação e comunicação (TIC) chega à escola revelando desafios e tensionamentos no processo de ensino e aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e desafiador para o aluno e o professor. Porém, tornam-se necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, desvelando que o professor precisa permitir-se incorporar por essas mudanças e tecnologias, favorecendo o aprender e o ensinar através do uso dessas últimas. Neste processo de junção das tecnologias à escola, o aluno e o professor aprendem a lidar com a diversidade, a amplitude e a velocidade de acesso à informação e à comunicação tecnológica, resultando em novas possibilidades de comunicabilidade e relação, que resultam, por sua vez, em novas formas de aprender, ensinar, construir e mediar o conhecimento. Partindo dessa compreensão, coube a essa investigação identificar e analisar as modificações substanciais nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem / ocorreram através da utilização das TIC. Contextualizando o uso das tecnologias móveis e aplicativos que professores utilizam em suas práticas e como se dá o processo de ensino e aprendizagem em escolas participantes e não participantes de programa de inclusão digital. Mesmo não possuindo programa de inclusão digital, foi percebido que a sociedade está inserida na escola por meio das tecnologias de informação e comunicação, tornando as escolas um lugar de vivências, partilhas e experiências. Como metodologia de investigação e análise dos dados, utilizou-se a etnografia, que pressupõe uma análise e um acompanhamento de processos concretos. E para a produção dos dados utilizaram-se, como instrumento, questionários que foram respondidos por professores de escolas participantes e não-participantes de projeto de Inclusão Digital, sobre suas práticas. Conclui-se que não basta instrumentalizar as escolas com as TIC se não for proposta uma nova forma de ensinar e aprender mediados por essas tecnologias e ainda provocar discussões concernentes a esses temas para que alunos, professores e gestores cresçam juntos nessa sociedade tecnologizada emergente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133851 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982078 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133851 |
identifier_str_mv |
000982078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/1/000982078.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/2/000982078.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/3/000982078.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a29403fbdcb41356f647b7a688d144b 11d5ef6483b005d28092fc2749ddefcf 2d934ac717f4cb5af20d5424cfc1b4eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447163456454656 |