Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaraldi, Paula Maciel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133851
Resumo: A tecnologia de informação e comunicação (TIC) chega à escola revelando desafios e tensionamentos no processo de ensino e aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e desafiador para o aluno e o professor. Porém, tornam-se necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, desvelando que o professor precisa permitir-se incorporar por essas mudanças e tecnologias, favorecendo o aprender e o ensinar através do uso dessas últimas. Neste processo de junção das tecnologias à escola, o aluno e o professor aprendem a lidar com a diversidade, a amplitude e a velocidade de acesso à informação e à comunicação tecnológica, resultando em novas possibilidades de comunicabilidade e relação, que resultam, por sua vez, em novas formas de aprender, ensinar, construir e mediar o conhecimento. Partindo dessa compreensão, coube a essa investigação identificar e analisar as modificações substanciais nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem / ocorreram através da utilização das TIC. Contextualizando o uso das tecnologias móveis e aplicativos que professores utilizam em suas práticas e como se dá o processo de ensino e aprendizagem em escolas participantes e não participantes de programa de inclusão digital. Mesmo não possuindo programa de inclusão digital, foi percebido que a sociedade está inserida na escola por meio das tecnologias de informação e comunicação, tornando as escolas um lugar de vivências, partilhas e experiências. Como metodologia de investigação e análise dos dados, utilizou-se a etnografia, que pressupõe uma análise e um acompanhamento de processos concretos. E para a produção dos dados utilizaram-se, como instrumento, questionários que foram respondidos por professores de escolas participantes e não-participantes de projeto de Inclusão Digital, sobre suas práticas. Conclui-se que não basta instrumentalizar as escolas com as TIC se não for proposta uma nova forma de ensinar e aprender mediados por essas tecnologias e ainda provocar discussões concernentes a esses temas para que alunos, professores e gestores cresçam juntos nessa sociedade tecnologizada emergente.
id UFRGS-2_d107197dfbb441c2bd1bcd6dc1f0d929
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133851
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guaraldi, Paula MacielMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2016-03-16T02:05:43Z2015http://hdl.handle.net/10183/133851000982078A tecnologia de informação e comunicação (TIC) chega à escola revelando desafios e tensionamentos no processo de ensino e aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e desafiador para o aluno e o professor. Porém, tornam-se necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, desvelando que o professor precisa permitir-se incorporar por essas mudanças e tecnologias, favorecendo o aprender e o ensinar através do uso dessas últimas. Neste processo de junção das tecnologias à escola, o aluno e o professor aprendem a lidar com a diversidade, a amplitude e a velocidade de acesso à informação e à comunicação tecnológica, resultando em novas possibilidades de comunicabilidade e relação, que resultam, por sua vez, em novas formas de aprender, ensinar, construir e mediar o conhecimento. Partindo dessa compreensão, coube a essa investigação identificar e analisar as modificações substanciais nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem / ocorreram através da utilização das TIC. Contextualizando o uso das tecnologias móveis e aplicativos que professores utilizam em suas práticas e como se dá o processo de ensino e aprendizagem em escolas participantes e não participantes de programa de inclusão digital. Mesmo não possuindo programa de inclusão digital, foi percebido que a sociedade está inserida na escola por meio das tecnologias de informação e comunicação, tornando as escolas um lugar de vivências, partilhas e experiências. Como metodologia de investigação e análise dos dados, utilizou-se a etnografia, que pressupõe uma análise e um acompanhamento de processos concretos. E para a produção dos dados utilizaram-se, como instrumento, questionários que foram respondidos por professores de escolas participantes e não-participantes de projeto de Inclusão Digital, sobre suas práticas. Conclui-se que não basta instrumentalizar as escolas com as TIC se não for proposta uma nova forma de ensinar e aprender mediados por essas tecnologias e ainda provocar discussões concernentes a esses temas para que alunos, professores e gestores cresçam juntos nessa sociedade tecnologizada emergente.Information and communication technology (ICT) arrives at school revealing challenges and tensions in the process of teaching and learning, making this process more meaningful and challenging for the student and the teacher. However, become necessary changes in the forms of teaching and learning, revealing that the teacher must allow yourself to incorporate by these changes and technologies, promoting learning and teaching with technology. In the process of junction technologies to school, the student and the teacher learn to deal with diversity, breadth and speed of access to information and communication technology, resulting in new possibilities of communicability and relationship, which results new ways of learning, teach, build and mediate knowledge. From this understanding it fell to this investigation identify and analyze the substantial changes in teaching and learning processes that occur / occurred using ICT. Contextualizing the use of mobile technologies and applications that teachers use in their practices and how is the process of teaching and learning in participants and non-participants of digital inclusion program schools. Even without digital inclusion program, it was perceived that the society is inserted in school through information and communication technologies making the school like a place of experience and sharing. As data research and analysis methodology, we used ethnography, which involves an analysis and monitoring of concrete processes. Moreover, for the production of data was used as an instrument questionnaires answered by teachers in participating schools and non-participants of digital inclusion project, they answered about their practices. Therefore it is not enough the school has many technologies with ICT if it doesn’t propose a new way of teaching and learning mediated by these technologies and even provoke discussion concerning these issues so that students, teachers and administrators grow together in this emerging technologized society.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalPrática pedagógicaTeaching and learningElementary schoolEnsino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982078.pdf000982078.pdfTexto completoapplication/pdf597592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/1/000982078.pdf8a29403fbdcb41356f647b7a688d144bMD51TEXT000982078.pdf.txt000982078.pdf.txtExtracted Texttext/plain91803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/2/000982078.pdf.txt11d5ef6483b005d28092fc2749ddefcfMD52THUMBNAIL000982078.pdf.jpg000982078.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/3/000982078.pdf.jpg2d934ac717f4cb5af20d5424cfc1b4ebMD5310183/1338512018-10-26 10:21:41.311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133851Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Guaraldi, Paula Maciel
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Prática pedagógica
Teaching and learning
Elementary school
title_short Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Guaraldi, Paula Maciel
author_facet Guaraldi, Paula Maciel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guaraldi, Paula Maciel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
contributor_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Prática pedagógica
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Prática pedagógica
Teaching and learning
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning
Elementary school
description A tecnologia de informação e comunicação (TIC) chega à escola revelando desafios e tensionamentos no processo de ensino e aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e desafiador para o aluno e o professor. Porém, tornam-se necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, desvelando que o professor precisa permitir-se incorporar por essas mudanças e tecnologias, favorecendo o aprender e o ensinar através do uso dessas últimas. Neste processo de junção das tecnologias à escola, o aluno e o professor aprendem a lidar com a diversidade, a amplitude e a velocidade de acesso à informação e à comunicação tecnológica, resultando em novas possibilidades de comunicabilidade e relação, que resultam, por sua vez, em novas formas de aprender, ensinar, construir e mediar o conhecimento. Partindo dessa compreensão, coube a essa investigação identificar e analisar as modificações substanciais nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem / ocorreram através da utilização das TIC. Contextualizando o uso das tecnologias móveis e aplicativos que professores utilizam em suas práticas e como se dá o processo de ensino e aprendizagem em escolas participantes e não participantes de programa de inclusão digital. Mesmo não possuindo programa de inclusão digital, foi percebido que a sociedade está inserida na escola por meio das tecnologias de informação e comunicação, tornando as escolas um lugar de vivências, partilhas e experiências. Como metodologia de investigação e análise dos dados, utilizou-se a etnografia, que pressupõe uma análise e um acompanhamento de processos concretos. E para a produção dos dados utilizaram-se, como instrumento, questionários que foram respondidos por professores de escolas participantes e não-participantes de projeto de Inclusão Digital, sobre suas práticas. Conclui-se que não basta instrumentalizar as escolas com as TIC se não for proposta uma nova forma de ensinar e aprender mediados por essas tecnologias e ainda provocar discussões concernentes a esses temas para que alunos, professores e gestores cresçam juntos nessa sociedade tecnologizada emergente.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133851
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982078
url http://hdl.handle.net/10183/133851
identifier_str_mv 000982078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/1/000982078.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/2/000982078.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133851/3/000982078.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a29403fbdcb41356f647b7a688d144b
11d5ef6483b005d28092fc2749ddefcf
2d934ac717f4cb5af20d5424cfc1b4eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163456454656