Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151608 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresenta a reflexão teoricamente embasada sobre a possibilidade de reelaboração do Projeto Político Pedagógico, com ênfase na gestão democrática escolar, buscando intensificar a participação dos segmentos da comunidade escolar na vida da escola. Os autores utilizados no estudo foram: DALBÉRIO (2007), FERREIRA (2011), FRANCO (2005), FREIRE (1983), GANDIN (2001), HORA (2007), LUCK (2011 e 2013), LUCE e MEDEIROS (2003), MARQUES e BECKER (2010), MOURAZ (2011), PARO (1992), SANTOS (2002), TRISTÃO e SILVA (2002), VEIGA (2002). Nesta pesquisa destaco a participação de crianças, adolescentes e pais na vida escolar e as possibilidades de ação se houver a chance de exercitar este aspecto da cidadania no espaço escolar e se isto está previsto no Plano Político Pedagógico (PPP). Embora sendo um direito, poucos são os alunos e pais que consideram a participação na escola um aspecto relevante ou até mesmo possível, que deve ser incentivado pelo corpo discente e pela equipe de direção da escola com o objetivo de comprometer a comunidade escolar a promover ações, desde as áreas pedagógica, didática e administrativa para juntos combater a evasão e a repetência e buscar uma melhor qualidade de ensino, pois “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e começam a se projetar”. (FREIRE,1983 p.54). Tudo isso é resultado da luta de pessoas que pensam em educação Pensando juntos, planejando e construindo o PPP, podem colocar neste documento, os desejos da comunidade quanto à escola que querem e assim estabelecer como será a participação no dia a dia da instituição. Palavras chave: escola; gestão democrática; participação; Plano Político Pedagógico. |
id |
UFRGS-2_ae286e2379d18758decb156c457b1265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151608 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães, Rejane VieiraMedeiros, Isabel Leticia Pedroso de2017-02-14T02:23:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/151608001003268Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresenta a reflexão teoricamente embasada sobre a possibilidade de reelaboração do Projeto Político Pedagógico, com ênfase na gestão democrática escolar, buscando intensificar a participação dos segmentos da comunidade escolar na vida da escola. Os autores utilizados no estudo foram: DALBÉRIO (2007), FERREIRA (2011), FRANCO (2005), FREIRE (1983), GANDIN (2001), HORA (2007), LUCK (2011 e 2013), LUCE e MEDEIROS (2003), MARQUES e BECKER (2010), MOURAZ (2011), PARO (1992), SANTOS (2002), TRISTÃO e SILVA (2002), VEIGA (2002). Nesta pesquisa destaco a participação de crianças, adolescentes e pais na vida escolar e as possibilidades de ação se houver a chance de exercitar este aspecto da cidadania no espaço escolar e se isto está previsto no Plano Político Pedagógico (PPP). Embora sendo um direito, poucos são os alunos e pais que consideram a participação na escola um aspecto relevante ou até mesmo possível, que deve ser incentivado pelo corpo discente e pela equipe de direção da escola com o objetivo de comprometer a comunidade escolar a promover ações, desde as áreas pedagógica, didática e administrativa para juntos combater a evasão e a repetência e buscar uma melhor qualidade de ensino, pois “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e começam a se projetar”. (FREIRE,1983 p.54). Tudo isso é resultado da luta de pessoas que pensam em educação Pensando juntos, planejando e construindo o PPP, podem colocar neste documento, os desejos da comunidade quanto à escola que querem e assim estabelecer como será a participação no dia a dia da instituição. Palavras chave: escola; gestão democrática; participação; Plano Político Pedagógico.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoProjeto pedagógicoEscolaComunidade escolarEnsino de primeiro grauApontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003268.pdf001003268.pdfTexto completoapplication/pdf211665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151608/1/001003268.pdf5045641d2c9c10de051b7405c5f5cc46MD51TEXT001003268.pdf.txt001003268.pdf.txtExtracted Texttext/plain72464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151608/2/001003268.pdf.txtbe88fe481775b41ca778613483c810c6MD5210183/1516082017-02-15 02:27:07.416378oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151608Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? |
title |
Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? |
spellingShingle |
Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? Guimarães, Rejane Vieira Gestão democrática Participação Projeto pedagógico Escola Comunidade escolar Ensino de primeiro grau |
title_short |
Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? |
title_full |
Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? |
title_fullStr |
Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? |
title_full_unstemmed |
Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? |
title_sort |
Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? |
author |
Guimarães, Rejane Vieira |
author_facet |
Guimarães, Rejane Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Rejane Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Isabel Leticia Pedroso de |
contributor_str_mv |
Medeiros, Isabel Leticia Pedroso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Participação Projeto pedagógico Escola Comunidade escolar Ensino de primeiro grau |
topic |
Gestão democrática Participação Projeto pedagógico Escola Comunidade escolar Ensino de primeiro grau |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresenta a reflexão teoricamente embasada sobre a possibilidade de reelaboração do Projeto Político Pedagógico, com ênfase na gestão democrática escolar, buscando intensificar a participação dos segmentos da comunidade escolar na vida da escola. Os autores utilizados no estudo foram: DALBÉRIO (2007), FERREIRA (2011), FRANCO (2005), FREIRE (1983), GANDIN (2001), HORA (2007), LUCK (2011 e 2013), LUCE e MEDEIROS (2003), MARQUES e BECKER (2010), MOURAZ (2011), PARO (1992), SANTOS (2002), TRISTÃO e SILVA (2002), VEIGA (2002). Nesta pesquisa destaco a participação de crianças, adolescentes e pais na vida escolar e as possibilidades de ação se houver a chance de exercitar este aspecto da cidadania no espaço escolar e se isto está previsto no Plano Político Pedagógico (PPP). Embora sendo um direito, poucos são os alunos e pais que consideram a participação na escola um aspecto relevante ou até mesmo possível, que deve ser incentivado pelo corpo discente e pela equipe de direção da escola com o objetivo de comprometer a comunidade escolar a promover ações, desde as áreas pedagógica, didática e administrativa para juntos combater a evasão e a repetência e buscar uma melhor qualidade de ensino, pois “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e começam a se projetar”. (FREIRE,1983 p.54). Tudo isso é resultado da luta de pessoas que pensam em educação Pensando juntos, planejando e construindo o PPP, podem colocar neste documento, os desejos da comunidade quanto à escola que querem e assim estabelecer como será a participação no dia a dia da instituição. Palavras chave: escola; gestão democrática; participação; Plano Político Pedagógico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151608 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003268 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151608 |
identifier_str_mv |
001003268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151608/1/001003268.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151608/2/001003268.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5045641d2c9c10de051b7405c5f5cc46 be88fe481775b41ca778613483c810c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187950141440 |