Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Rejane Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151608
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresenta a reflexão teoricamente embasada sobre a possibilidade de reelaboração do Projeto Político Pedagógico, com ênfase na gestão democrática escolar, buscando intensificar a participação dos segmentos da comunidade escolar na vida da escola. Os autores utilizados no estudo foram: DALBÉRIO (2007), FERREIRA (2011), FRANCO (2005), FREIRE (1983), GANDIN (2001), HORA (2007), LUCK (2011 e 2013), LUCE e MEDEIROS (2003), MARQUES e BECKER (2010), MOURAZ (2011), PARO (1992), SANTOS (2002), TRISTÃO e SILVA (2002), VEIGA (2002). Nesta pesquisa destaco a participação de crianças, adolescentes e pais na vida escolar e as possibilidades de ação se houver a chance de exercitar este aspecto da cidadania no espaço escolar e se isto está previsto no Plano Político Pedagógico (PPP). Embora sendo um direito, poucos são os alunos e pais que consideram a participação na escola um aspecto relevante ou até mesmo possível, que deve ser incentivado pelo corpo discente e pela equipe de direção da escola com o objetivo de comprometer a comunidade escolar a promover ações, desde as áreas pedagógica, didática e administrativa para juntos combater a evasão e a repetência e buscar uma melhor qualidade de ensino, pois “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e começam a se projetar”. (FREIRE,1983 p.54). Tudo isso é resultado da luta de pessoas que pensam em educação Pensando juntos, planejando e construindo o PPP, podem colocar neste documento, os desejos da comunidade quanto à escola que querem e assim estabelecer como será a participação no dia a dia da instituição. Palavras chave: escola; gestão democrática; participação; Plano Político Pedagógico.
id UFRGS-2_ae286e2379d18758decb156c457b1265
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151608
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guimarães, Rejane VieiraMedeiros, Isabel Leticia Pedroso de2017-02-14T02:23:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/151608001003268Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresenta a reflexão teoricamente embasada sobre a possibilidade de reelaboração do Projeto Político Pedagógico, com ênfase na gestão democrática escolar, buscando intensificar a participação dos segmentos da comunidade escolar na vida da escola. Os autores utilizados no estudo foram: DALBÉRIO (2007), FERREIRA (2011), FRANCO (2005), FREIRE (1983), GANDIN (2001), HORA (2007), LUCK (2011 e 2013), LUCE e MEDEIROS (2003), MARQUES e BECKER (2010), MOURAZ (2011), PARO (1992), SANTOS (2002), TRISTÃO e SILVA (2002), VEIGA (2002). Nesta pesquisa destaco a participação de crianças, adolescentes e pais na vida escolar e as possibilidades de ação se houver a chance de exercitar este aspecto da cidadania no espaço escolar e se isto está previsto no Plano Político Pedagógico (PPP). Embora sendo um direito, poucos são os alunos e pais que consideram a participação na escola um aspecto relevante ou até mesmo possível, que deve ser incentivado pelo corpo discente e pela equipe de direção da escola com o objetivo de comprometer a comunidade escolar a promover ações, desde as áreas pedagógica, didática e administrativa para juntos combater a evasão e a repetência e buscar uma melhor qualidade de ensino, pois “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e começam a se projetar”. (FREIRE,1983 p.54). Tudo isso é resultado da luta de pessoas que pensam em educação Pensando juntos, planejando e construindo o PPP, podem colocar neste documento, os desejos da comunidade quanto à escola que querem e assim estabelecer como será a participação no dia a dia da instituição. Palavras chave: escola; gestão democrática; participação; Plano Político Pedagógico.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoProjeto pedagógicoEscolaComunidade escolarEnsino de primeiro grauApontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003268.pdf001003268.pdfTexto completoapplication/pdf211665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151608/1/001003268.pdf5045641d2c9c10de051b7405c5f5cc46MD51TEXT001003268.pdf.txt001003268.pdf.txtExtracted Texttext/plain72464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151608/2/001003268.pdf.txtbe88fe481775b41ca778613483c810c6MD5210183/1516082017-02-15 02:27:07.416378oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151608Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
title Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
spellingShingle Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
Guimarães, Rejane Vieira
Gestão democrática
Participação
Projeto pedagógico
Escola
Comunidade escolar
Ensino de primeiro grau
title_short Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
title_full Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
title_fullStr Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
title_full_unstemmed Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
title_sort Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
author Guimarães, Rejane Vieira
author_facet Guimarães, Rejane Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Rejane Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Isabel Leticia Pedroso de
contributor_str_mv Medeiros, Isabel Leticia Pedroso de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Participação
Projeto pedagógico
Escola
Comunidade escolar
Ensino de primeiro grau
topic Gestão democrática
Participação
Projeto pedagógico
Escola
Comunidade escolar
Ensino de primeiro grau
description Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresenta a reflexão teoricamente embasada sobre a possibilidade de reelaboração do Projeto Político Pedagógico, com ênfase na gestão democrática escolar, buscando intensificar a participação dos segmentos da comunidade escolar na vida da escola. Os autores utilizados no estudo foram: DALBÉRIO (2007), FERREIRA (2011), FRANCO (2005), FREIRE (1983), GANDIN (2001), HORA (2007), LUCK (2011 e 2013), LUCE e MEDEIROS (2003), MARQUES e BECKER (2010), MOURAZ (2011), PARO (1992), SANTOS (2002), TRISTÃO e SILVA (2002), VEIGA (2002). Nesta pesquisa destaco a participação de crianças, adolescentes e pais na vida escolar e as possibilidades de ação se houver a chance de exercitar este aspecto da cidadania no espaço escolar e se isto está previsto no Plano Político Pedagógico (PPP). Embora sendo um direito, poucos são os alunos e pais que consideram a participação na escola um aspecto relevante ou até mesmo possível, que deve ser incentivado pelo corpo discente e pela equipe de direção da escola com o objetivo de comprometer a comunidade escolar a promover ações, desde as áreas pedagógica, didática e administrativa para juntos combater a evasão e a repetência e buscar uma melhor qualidade de ensino, pois “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e começam a se projetar”. (FREIRE,1983 p.54). Tudo isso é resultado da luta de pessoas que pensam em educação Pensando juntos, planejando e construindo o PPP, podem colocar neste documento, os desejos da comunidade quanto à escola que querem e assim estabelecer como será a participação no dia a dia da instituição. Palavras chave: escola; gestão democrática; participação; Plano Político Pedagógico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151608
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003268
url http://hdl.handle.net/10183/151608
identifier_str_mv 001003268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151608/1/001003268.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151608/2/001003268.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5045641d2c9c10de051b7405c5f5cc46
be88fe481775b41ca778613483c810c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447187950141440