A participação da comunidade escolar na reelaboração do projeto político pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151555 |
Resumo: | O presente trabalho destina-se a problematizar e refletir acerca da gestão democrática da educação em seus aspectos teóricos e legais, buscando avaliar a participação da comunidade escolar de uma escola estadual localizada na zona rural do município de Barros Cassal/RS, na reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, a partir dos princípios da gestão democrática. Serviram como aporte teórico conceitos apresentados por autores como Paro (1992, 1997, 2001, 2005, 2007, 2008), Luck (2001, 2010), Veiga (1995), Franco (2005), Bordenave (1994) e Gadotti (1992) e como coleta de dados a realização de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utilizando-se como instrumento a realização de entrevistas e a aplicação de questionários pré-definidos com sujeitos da comunidade escolar (professores, alunos, pais, entre outros). Como apontamentos deste estudo, percebe-se que a comunidade escolar não tem um conceito claro do que seja a gestão democrática e que a visão de participação, principalmente por parte das famílias, se apoia muito na concepção de colaboração em serviços prestados à escola. Entretanto, os resultados demonstram também que a comunidade escolar reconhece a importância da reelaboração do Projeto Político Pedagógico com a participação efetiva de todos, tornando-o mais adequado à realidade da escola, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino e a efetivação da gestão democrática. |
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