O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Marília Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258732
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender o processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos, a partir da análise da minha trajetória. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma abordagem otobiográfica e que fez uso de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia, tais como diários de campo e descrição densa. Foram analisados quatro vídeos gravados no ano 2018 e que apresentam práticas de aulas envolvendo música e movimento para crianças em dois contextos: uma escola de balé de Porto Alegre/RS e uma escola municipal de ensino fundamental, em Canoas/RS. Após a decupagem do material e descrição densa de cada aula, foi realizada a análise desse material, permeada pelo sentido da escuta das vivências nele presentes. Essa escuta deu origem a duas categorias: “Entrando em sala de aula: planejamento e realização” e “Espaço para estar, espaço para criar”, as quais são discutidas no capítulo intitulado “Escuta das Vivências”. As categorias analisadas demonstram que o percurso que separa a primeira e última aula descritas pode ser entendido como um momento de transformação em que o desenvolvimento de habilidades na prática docente, sobretudo a flexibilidade, a criatividade e abertura para a participação ativa das crianças nos processos de aprendizagem, torna possível o ensino através da relação entre música e movimento na prática com os grupos pesquisados.
id UFRGS-2_ae2b495f74fc4f88595616d980b8f6f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258732
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Henriques, Marília OliveiraStein, Marilia Raquel Albornoz2023-06-01T03:28:36Z2023http://hdl.handle.net/10183/258732001170159O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender o processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos, a partir da análise da minha trajetória. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma abordagem otobiográfica e que fez uso de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia, tais como diários de campo e descrição densa. Foram analisados quatro vídeos gravados no ano 2018 e que apresentam práticas de aulas envolvendo música e movimento para crianças em dois contextos: uma escola de balé de Porto Alegre/RS e uma escola municipal de ensino fundamental, em Canoas/RS. Após a decupagem do material e descrição densa de cada aula, foi realizada a análise desse material, permeada pelo sentido da escuta das vivências nele presentes. Essa escuta deu origem a duas categorias: “Entrando em sala de aula: planejamento e realização” e “Espaço para estar, espaço para criar”, as quais são discutidas no capítulo intitulado “Escuta das Vivências”. As categorias analisadas demonstram que o percurso que separa a primeira e última aula descritas pode ser entendido como um momento de transformação em que o desenvolvimento de habilidades na prática docente, sobretudo a flexibilidade, a criatividade e abertura para a participação ativa das crianças nos processos de aprendizagem, torna possível o ensino através da relação entre música e movimento na prática com os grupos pesquisados.application/pdfporEducação musicalMúsicaMovimentoO processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170159.pdf.txt001170159.pdf.txtExtracted Texttext/plain104088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258732/2/001170159.pdf.txtbbfefd8e7b615e29f99c218135f88e8cMD52ORIGINAL001170159.pdfTexto completoapplication/pdf447379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258732/1/001170159.pdfb2a994ddb79bbe117ddbdddd050988daMD5110183/2587322023-06-02 03:29:32.536384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:29:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
title O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
spellingShingle O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
Henriques, Marília Oliveira
Educação musical
Música
Movimento
title_short O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
title_full O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
title_fullStr O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
title_full_unstemmed O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
title_sort O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
author Henriques, Marília Oliveira
author_facet Henriques, Marília Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Marília Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stein, Marilia Raquel Albornoz
contributor_str_mv Stein, Marilia Raquel Albornoz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Música
Movimento
topic Educação musical
Música
Movimento
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender o processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos, a partir da análise da minha trajetória. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma abordagem otobiográfica e que fez uso de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia, tais como diários de campo e descrição densa. Foram analisados quatro vídeos gravados no ano 2018 e que apresentam práticas de aulas envolvendo música e movimento para crianças em dois contextos: uma escola de balé de Porto Alegre/RS e uma escola municipal de ensino fundamental, em Canoas/RS. Após a decupagem do material e descrição densa de cada aula, foi realizada a análise desse material, permeada pelo sentido da escuta das vivências nele presentes. Essa escuta deu origem a duas categorias: “Entrando em sala de aula: planejamento e realização” e “Espaço para estar, espaço para criar”, as quais são discutidas no capítulo intitulado “Escuta das Vivências”. As categorias analisadas demonstram que o percurso que separa a primeira e última aula descritas pode ser entendido como um momento de transformação em que o desenvolvimento de habilidades na prática docente, sobretudo a flexibilidade, a criatividade e abertura para a participação ativa das crianças nos processos de aprendizagem, torna possível o ensino através da relação entre música e movimento na prática com os grupos pesquisados.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-01T03:28:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258732
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170159
url http://hdl.handle.net/10183/258732
identifier_str_mv 001170159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258732/2/001170159.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258732/1/001170159.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bbfefd8e7b615e29f99c218135f88e8c
b2a994ddb79bbe117ddbdddd050988da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224660395753472