O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258732 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender o processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos, a partir da análise da minha trajetória. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma abordagem otobiográfica e que fez uso de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia, tais como diários de campo e descrição densa. Foram analisados quatro vídeos gravados no ano 2018 e que apresentam práticas de aulas envolvendo música e movimento para crianças em dois contextos: uma escola de balé de Porto Alegre/RS e uma escola municipal de ensino fundamental, em Canoas/RS. Após a decupagem do material e descrição densa de cada aula, foi realizada a análise desse material, permeada pelo sentido da escuta das vivências nele presentes. Essa escuta deu origem a duas categorias: “Entrando em sala de aula: planejamento e realização” e “Espaço para estar, espaço para criar”, as quais são discutidas no capítulo intitulado “Escuta das Vivências”. As categorias analisadas demonstram que o percurso que separa a primeira e última aula descritas pode ser entendido como um momento de transformação em que o desenvolvimento de habilidades na prática docente, sobretudo a flexibilidade, a criatividade e abertura para a participação ativa das crianças nos processos de aprendizagem, torna possível o ensino através da relação entre música e movimento na prática com os grupos pesquisados. |
id |
UFRGS-2_ae2b495f74fc4f88595616d980b8f6f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258732 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Henriques, Marília OliveiraStein, Marilia Raquel Albornoz2023-06-01T03:28:36Z2023http://hdl.handle.net/10183/258732001170159O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender o processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos, a partir da análise da minha trajetória. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma abordagem otobiográfica e que fez uso de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia, tais como diários de campo e descrição densa. Foram analisados quatro vídeos gravados no ano 2018 e que apresentam práticas de aulas envolvendo música e movimento para crianças em dois contextos: uma escola de balé de Porto Alegre/RS e uma escola municipal de ensino fundamental, em Canoas/RS. Após a decupagem do material e descrição densa de cada aula, foi realizada a análise desse material, permeada pelo sentido da escuta das vivências nele presentes. Essa escuta deu origem a duas categorias: “Entrando em sala de aula: planejamento e realização” e “Espaço para estar, espaço para criar”, as quais são discutidas no capítulo intitulado “Escuta das Vivências”. As categorias analisadas demonstram que o percurso que separa a primeira e última aula descritas pode ser entendido como um momento de transformação em que o desenvolvimento de habilidades na prática docente, sobretudo a flexibilidade, a criatividade e abertura para a participação ativa das crianças nos processos de aprendizagem, torna possível o ensino através da relação entre música e movimento na prática com os grupos pesquisados.application/pdfporEducação musicalMúsicaMovimentoO processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170159.pdf.txt001170159.pdf.txtExtracted Texttext/plain104088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258732/2/001170159.pdf.txtbbfefd8e7b615e29f99c218135f88e8cMD52ORIGINAL001170159.pdfTexto completoapplication/pdf447379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258732/1/001170159.pdfb2a994ddb79bbe117ddbdddd050988daMD5110183/2587322023-06-02 03:29:32.536384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:29:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico |
title |
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico |
spellingShingle |
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico Henriques, Marília Oliveira Educação musical Música Movimento |
title_short |
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico |
title_full |
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico |
title_fullStr |
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico |
title_full_unstemmed |
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico |
title_sort |
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico |
author |
Henriques, Marília Oliveira |
author_facet |
Henriques, Marília Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Marília Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stein, Marilia Raquel Albornoz |
contributor_str_mv |
Stein, Marilia Raquel Albornoz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Música Movimento |
topic |
Educação musical Música Movimento |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender o processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos, a partir da análise da minha trajetória. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma abordagem otobiográfica e que fez uso de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia, tais como diários de campo e descrição densa. Foram analisados quatro vídeos gravados no ano 2018 e que apresentam práticas de aulas envolvendo música e movimento para crianças em dois contextos: uma escola de balé de Porto Alegre/RS e uma escola municipal de ensino fundamental, em Canoas/RS. Após a decupagem do material e descrição densa de cada aula, foi realizada a análise desse material, permeada pelo sentido da escuta das vivências nele presentes. Essa escuta deu origem a duas categorias: “Entrando em sala de aula: planejamento e realização” e “Espaço para estar, espaço para criar”, as quais são discutidas no capítulo intitulado “Escuta das Vivências”. As categorias analisadas demonstram que o percurso que separa a primeira e última aula descritas pode ser entendido como um momento de transformação em que o desenvolvimento de habilidades na prática docente, sobretudo a flexibilidade, a criatividade e abertura para a participação ativa das crianças nos processos de aprendizagem, torna possível o ensino através da relação entre música e movimento na prática com os grupos pesquisados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-01T03:28:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258732 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001170159 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258732 |
identifier_str_mv |
001170159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258732/2/001170159.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258732/1/001170159.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbfefd8e7b615e29f99c218135f88e8c b2a994ddb79bbe117ddbdddd050988da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447340013584384 |