Estratégias das academias de bairro da zona sul de Porto Alegre para fidelizar seus alunos-clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luiz Ricardo Castro de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126618
Resumo: Ao longo das últimas décadas, o universo das academias tem sido pensado não apenas como um espaço de atividades/exercícios, mas, além disso, como um empreendimento de negócios, que requere dos seus dirigentes conhecimentos e competências de gestão. Nesse contexto, esta pesquisa teve o propósito de analisar as estratégias desenvolvidas pelas academias consideradas de bairro localizadas na Zona Sul de Porto Alegre para manter e nutrir relacionamentos duradouros e lucrativos com seus alunos-clientes. A investigação foi de caráter exploratório, abordando as questões de forma qualitativa, interessada principalmente nos sentidos das práticas que consolidam as estratégias das academias na manutenção dos clientes. Foram entrevistas semiestruturadas com 10 gestores de academias consideradas de bairro, localizadas na Zona Sul de Porto Alegre. O conteúdo dessas entrevistas foi analisado em relação a cada um dos objetivos operacionais do trabalho (Perfil da academia/gestor; Estratégias de atendimento aos clientes; Estratégias de infraestrutura; Estratégias de promoções; Estratégias de clima organizacional). Ao final foi possível concluir que existe uma preocupação com fidelização dos alunos, mas que a maioria dos entrevistados não tem um projeto deliberado e consistente para manutenção dos alunos/clientes por um longo período, mas considerando a ênfase e a recorrência das informações apresentadas foi possível perceber e concluir que há uma preocupação mais forte com eixo estratégico no que tange ao atendimento, pois eles foram unânimes em destacar de forma muito clara sua preocupação com a prestação de um serviço de qualidade a fim de fidelizar seu aluno.
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