Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luciane Bresciani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rosa, Emiliana Faria, Kraemer, Graciele Marjana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271560
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma as comunidades surdas se constituem como condição de possibilidade para o movimento em defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil. Para tanto, adota-se como estratégia metodológica uma análise documental considerando as seguintes dimensões: 1) contexto, 2) autores, 3) autenticidade e confiabilidade do documento, 4) natureza do documento e 3) os conceitos-chave e a lógica interna do texto. A materialidade da pesquisa é constituída por dois conjuntos de documentos produzidos pelo Movimento Surdo dos anos de 2011 e 2021. Sobre as questões teóricas, o presente estudo articula as produções do campo dos Estudos Culturais e Estudos Surdos com ênfase e análise na noção de comunidades surdas produzida pelos campos. O artigo organiza-se em três partes: 1) questões teóricometodológicas; 2) análise dos documentos; e 3) considerações finais, considerando as comunidades surdas como um espaço de partilha de questões comuns, em vista do fortalecimento de um movimento político. Conclui-se que as comunidades surdas se constituem como uma condição de possibilidade para os movimentos de defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil pelos seguintes argumentos: 1) os papéis desempenhados pelas comunidades surdas imprimem a confiabilidade dos documentos em um processo de legitimação das escolhas e decisões sobre os surdos e sua educação; e 2) a tríade Universidade–Escola–Movimento Político passa a se constituir como articulação possível e necessária para defesa da educação bilíngue de surdos pela presença das comunidades surdas nos referidos contextos.
id UFRGS-2_ae5d73664043333666594d206c39408a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271560
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Luciane BrescianiRosa, Emiliana FariaKraemer, Graciele Marjana2024-02-06T04:31:47Z20231678-8931http://hdl.handle.net/10183/271560001195606O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma as comunidades surdas se constituem como condição de possibilidade para o movimento em defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil. Para tanto, adota-se como estratégia metodológica uma análise documental considerando as seguintes dimensões: 1) contexto, 2) autores, 3) autenticidade e confiabilidade do documento, 4) natureza do documento e 3) os conceitos-chave e a lógica interna do texto. A materialidade da pesquisa é constituída por dois conjuntos de documentos produzidos pelo Movimento Surdo dos anos de 2011 e 2021. Sobre as questões teóricas, o presente estudo articula as produções do campo dos Estudos Culturais e Estudos Surdos com ênfase e análise na noção de comunidades surdas produzida pelos campos. O artigo organiza-se em três partes: 1) questões teóricometodológicas; 2) análise dos documentos; e 3) considerações finais, considerando as comunidades surdas como um espaço de partilha de questões comuns, em vista do fortalecimento de um movimento político. Conclui-se que as comunidades surdas se constituem como uma condição de possibilidade para os movimentos de defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil pelos seguintes argumentos: 1) os papéis desempenhados pelas comunidades surdas imprimem a confiabilidade dos documentos em um processo de legitimação das escolhas e decisões sobre os surdos e sua educação; e 2) a tríade Universidade–Escola–Movimento Político passa a se constituir como articulação possível e necessária para defesa da educação bilíngue de surdos pela presença das comunidades surdas nos referidos contextos.This article aims to analyze how deaf communities are constituted as a condition of possibility for the movement in defense of bilingual education for the deaf in Brazil. To this end, the methodological strategy adopted is document analysis, considering the following dimensions: 1) context, 2) authors, 3) authenticity and reliability of the document, 4) nature of the document and 3) the key concepts and internal logic of the text. The materiality of the research consists of two sets of documents produced by the Deaf Movement in 2011 and 2021. Regarding the theoretical issues, this study articulates the productions of the field of Cultural Studies and Deaf Studies with emphasis and analysis on the notion of deaf communities produced by the fields. The article is organized into three parts: 1) theoretical-methodological issues; 2) document analysis; and 3) final considerations, considering deaf communities as a space for sharing common issues, in order to strengthening a political movement. The conclusion is that deaf communities are a condition of possibility for movements to defend bilingual education for the deaf in Brazil, based on the following arguments: 1) the roles played by deaf communities make the documents reliable in a process of legitimizing choices and decisions about deaf people and their education; and 2) the University-School-Political Movement triad becomes a possible and necessary articulation for the defense of bilingual education for the deaf, due to the presence of deaf communities in these contexts.application/pdfporRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 20, (2023), p. 1-24Comunidade surdaLíngua de sinaisEducação bilíngueDeaf communityDeaf movementBilingual education for the deafComunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195606.pdf.txt001195606.pdf.txtExtracted Texttext/plain65984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271560/2/001195606.pdf.txt303ba6382c6ddce48caf9a8711295e8cMD52ORIGINAL001195606.pdfTexto completoapplication/pdf462123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271560/1/001195606.pdf5af35087018ca5275309eb44d386a3aeMD5110183/2715602024-02-08 06:03:45.478056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T08:03:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
title Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
spellingShingle Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
Lopes, Luciane Bresciani
Comunidade surda
Língua de sinais
Educação bilíngue
Deaf community
Deaf movement
Bilingual education for the deaf
title_short Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
title_full Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
title_fullStr Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
title_full_unstemmed Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
title_sort Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
author Lopes, Luciane Bresciani
author_facet Lopes, Luciane Bresciani
Rosa, Emiliana Faria
Kraemer, Graciele Marjana
author_role author
author2 Rosa, Emiliana Faria
Kraemer, Graciele Marjana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luciane Bresciani
Rosa, Emiliana Faria
Kraemer, Graciele Marjana
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade surda
Língua de sinais
Educação bilíngue
topic Comunidade surda
Língua de sinais
Educação bilíngue
Deaf community
Deaf movement
Bilingual education for the deaf
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf community
Deaf movement
Bilingual education for the deaf
description O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma as comunidades surdas se constituem como condição de possibilidade para o movimento em defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil. Para tanto, adota-se como estratégia metodológica uma análise documental considerando as seguintes dimensões: 1) contexto, 2) autores, 3) autenticidade e confiabilidade do documento, 4) natureza do documento e 3) os conceitos-chave e a lógica interna do texto. A materialidade da pesquisa é constituída por dois conjuntos de documentos produzidos pelo Movimento Surdo dos anos de 2011 e 2021. Sobre as questões teóricas, o presente estudo articula as produções do campo dos Estudos Culturais e Estudos Surdos com ênfase e análise na noção de comunidades surdas produzida pelos campos. O artigo organiza-se em três partes: 1) questões teóricometodológicas; 2) análise dos documentos; e 3) considerações finais, considerando as comunidades surdas como um espaço de partilha de questões comuns, em vista do fortalecimento de um movimento político. Conclui-se que as comunidades surdas se constituem como uma condição de possibilidade para os movimentos de defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil pelos seguintes argumentos: 1) os papéis desempenhados pelas comunidades surdas imprimem a confiabilidade dos documentos em um processo de legitimação das escolhas e decisões sobre os surdos e sua educação; e 2) a tríade Universidade–Escola–Movimento Político passa a se constituir como articulação possível e necessária para defesa da educação bilíngue de surdos pela presença das comunidades surdas nos referidos contextos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T04:31:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271560
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-8931
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195606
identifier_str_mv 1678-8931
001195606
url http://hdl.handle.net/10183/271560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 20, (2023), p. 1-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271560/2/001195606.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271560/1/001195606.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 303ba6382c6ddce48caf9a8711295e8c
5af35087018ca5275309eb44d386a3ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447852244008960