Arte educação e museus virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141366 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira o acesso aos museus virtuais pode contribuir para a compreensão do que é arte, permitindo aos alunos conhecer diferentes artistas e suas obras. Neste sentido, o estudo realizado faz uma análise das artes como forma de educação através da utilização de métodos de aprendizagem alternativos, mais precisamente a visita aos chamados “museus virtuais”. É da consciência de todos, a grande importância que as artes ocupam na educação e no aprendizado dos alunos. Porém, a dificuldade de acesso as mais variadas formas de arte (teatro, cinema, museus, etc.) impede que, uma grande parcela dos estudantes tenha a possibilidade de desenvolver um pensamento crítico advindo do contato com as artes. Na tentativa de facilitar o acesso aos museus, a internet se tornou uma grande aliada. A criação dos sites dos museus foi o primeiro passo para revolucionar os métodos de visita ao conteúdo desses. A aproximação dos museus, com a escola, através das “visitas virtuais”, deu abertura a um novo método de ensino. Aproximando o aluno da informática, o professor dá a ele a possibilidade de conciliar e abordar diversos temas, ampliando as áreas de conhecimento. Durante a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa com os alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. A pesquisa envolveu seções de visitas a dois museus virtuais, demonstrando que tal atividade foi capaz de sensibilizar os alunos com relação à importância da arte, e levou-os a conhecer melhor as obras e os artistas expostos nestes museus. |
id |
UFRGS-2_aec942211828547bb7117270398f670e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141366 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tassi, Lia Regina RovedaReategui, Eliseo2016-05-20T02:10:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/141366000991663O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira o acesso aos museus virtuais pode contribuir para a compreensão do que é arte, permitindo aos alunos conhecer diferentes artistas e suas obras. Neste sentido, o estudo realizado faz uma análise das artes como forma de educação através da utilização de métodos de aprendizagem alternativos, mais precisamente a visita aos chamados “museus virtuais”. É da consciência de todos, a grande importância que as artes ocupam na educação e no aprendizado dos alunos. Porém, a dificuldade de acesso as mais variadas formas de arte (teatro, cinema, museus, etc.) impede que, uma grande parcela dos estudantes tenha a possibilidade de desenvolver um pensamento crítico advindo do contato com as artes. Na tentativa de facilitar o acesso aos museus, a internet se tornou uma grande aliada. A criação dos sites dos museus foi o primeiro passo para revolucionar os métodos de visita ao conteúdo desses. A aproximação dos museus, com a escola, através das “visitas virtuais”, deu abertura a um novo método de ensino. Aproximando o aluno da informática, o professor dá a ele a possibilidade de conciliar e abordar diversos temas, ampliando as áreas de conhecimento. Durante a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa com os alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. A pesquisa envolveu seções de visitas a dois museus virtuais, demonstrando que tal atividade foi capaz de sensibilizar os alunos com relação à importância da arte, e levou-os a conhecer melhor as obras e os artistas expostos nestes museus.The present work aims to investigate how the access to virtual museums can contribute to the understanding of what is art, allowing students to learn about different artists and their works. In this sense, the study provides an analysis of the arts as a means of education through the use of alternative learning methods, specifically the visit of so called "virtual museums". It is the conscience of all, the great importance that the arts occupy in education and student learning. However, the difficulty of access to the most varied forms of art (theater, cinema, museums, etc..) prevents a large portion of students have the possibility to develop critical thinking arising from contact with the arts. In an attempt to facilitate access to museums, the internet became a great ally. The creation of the museum site was the first step to revolutionize the methods of access to such content. The approach of museums, with the school through the "virtual visits", has opened a new teaching method. Approaching the student of computer science, the teacher gives him an opportunity to reconcile and address various themes, broadening the areas of knowledge. During the preparation of a research study was conducted with students from 6th, 7th, 8th grade from the Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. The research involved sections of visits to two virtual museums, demonstrating that this activity was able to sensitize the students about the importance of art, and led them to better understand the works and artists on display in these museums.application/pdfporArteMuseusEscolaAlunoEducationVirtual museumsArtsArte educação e museus virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991663.pdf000991663.pdfTexto completoapplication/pdf185483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/1/000991663.pdf3c33e71eb6549fee9758ab765551eaaeMD51TEXT000991663.pdf.txt000991663.pdf.txtExtracted Texttext/plain60706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/2/000991663.pdf.txt35af141962e137f2fa0ed0d4bd65ff08MD52THUMBNAIL000991663.pdf.jpg000991663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/3/000991663.pdf.jpg62f2cceb004687b16585afd4c04295c4MD5310183/1413662018-10-25 10:03:54.203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141366Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T13:03:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte educação e museus virtuais |
title |
Arte educação e museus virtuais |
spellingShingle |
Arte educação e museus virtuais Tassi, Lia Regina Roveda Arte Museus Escola Aluno Education Virtual museums Arts |
title_short |
Arte educação e museus virtuais |
title_full |
Arte educação e museus virtuais |
title_fullStr |
Arte educação e museus virtuais |
title_full_unstemmed |
Arte educação e museus virtuais |
title_sort |
Arte educação e museus virtuais |
author |
Tassi, Lia Regina Roveda |
author_facet |
Tassi, Lia Regina Roveda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tassi, Lia Regina Roveda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo |
contributor_str_mv |
Reategui, Eliseo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Museus Escola Aluno |
topic |
Arte Museus Escola Aluno Education Virtual museums Arts |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Virtual museums Arts |
description |
O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira o acesso aos museus virtuais pode contribuir para a compreensão do que é arte, permitindo aos alunos conhecer diferentes artistas e suas obras. Neste sentido, o estudo realizado faz uma análise das artes como forma de educação através da utilização de métodos de aprendizagem alternativos, mais precisamente a visita aos chamados “museus virtuais”. É da consciência de todos, a grande importância que as artes ocupam na educação e no aprendizado dos alunos. Porém, a dificuldade de acesso as mais variadas formas de arte (teatro, cinema, museus, etc.) impede que, uma grande parcela dos estudantes tenha a possibilidade de desenvolver um pensamento crítico advindo do contato com as artes. Na tentativa de facilitar o acesso aos museus, a internet se tornou uma grande aliada. A criação dos sites dos museus foi o primeiro passo para revolucionar os métodos de visita ao conteúdo desses. A aproximação dos museus, com a escola, através das “visitas virtuais”, deu abertura a um novo método de ensino. Aproximando o aluno da informática, o professor dá a ele a possibilidade de conciliar e abordar diversos temas, ampliando as áreas de conhecimento. Durante a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa com os alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. A pesquisa envolveu seções de visitas a dois museus virtuais, demonstrando que tal atividade foi capaz de sensibilizar os alunos com relação à importância da arte, e levou-os a conhecer melhor as obras e os artistas expostos nestes museus. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141366 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991663 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141366 |
identifier_str_mv |
000991663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/1/000991663.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/2/000991663.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/3/000991663.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c33e71eb6549fee9758ab765551eaae 35af141962e137f2fa0ed0d4bd65ff08 62f2cceb004687b16585afd4c04295c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724603332558848 |