Arte educação e museus virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassi, Lia Regina Roveda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141366
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira o acesso aos museus virtuais pode contribuir para a compreensão do que é arte, permitindo aos alunos conhecer diferentes artistas e suas obras. Neste sentido, o estudo realizado faz uma análise das artes como forma de educação através da utilização de métodos de aprendizagem alternativos, mais precisamente a visita aos chamados “museus virtuais”. É da consciência de todos, a grande importância que as artes ocupam na educação e no aprendizado dos alunos. Porém, a dificuldade de acesso as mais variadas formas de arte (teatro, cinema, museus, etc.) impede que, uma grande parcela dos estudantes tenha a possibilidade de desenvolver um pensamento crítico advindo do contato com as artes. Na tentativa de facilitar o acesso aos museus, a internet se tornou uma grande aliada. A criação dos sites dos museus foi o primeiro passo para revolucionar os métodos de visita ao conteúdo desses. A aproximação dos museus, com a escola, através das “visitas virtuais”, deu abertura a um novo método de ensino. Aproximando o aluno da informática, o professor dá a ele a possibilidade de conciliar e abordar diversos temas, ampliando as áreas de conhecimento. Durante a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa com os alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. A pesquisa envolveu seções de visitas a dois museus virtuais, demonstrando que tal atividade foi capaz de sensibilizar os alunos com relação à importância da arte, e levou-os a conhecer melhor as obras e os artistas expostos nestes museus.
id UFRGS-2_aec942211828547bb7117270398f670e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141366
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tassi, Lia Regina RovedaReategui, Eliseo2016-05-20T02:10:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/141366000991663O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira o acesso aos museus virtuais pode contribuir para a compreensão do que é arte, permitindo aos alunos conhecer diferentes artistas e suas obras. Neste sentido, o estudo realizado faz uma análise das artes como forma de educação através da utilização de métodos de aprendizagem alternativos, mais precisamente a visita aos chamados “museus virtuais”. É da consciência de todos, a grande importância que as artes ocupam na educação e no aprendizado dos alunos. Porém, a dificuldade de acesso as mais variadas formas de arte (teatro, cinema, museus, etc.) impede que, uma grande parcela dos estudantes tenha a possibilidade de desenvolver um pensamento crítico advindo do contato com as artes. Na tentativa de facilitar o acesso aos museus, a internet se tornou uma grande aliada. A criação dos sites dos museus foi o primeiro passo para revolucionar os métodos de visita ao conteúdo desses. A aproximação dos museus, com a escola, através das “visitas virtuais”, deu abertura a um novo método de ensino. Aproximando o aluno da informática, o professor dá a ele a possibilidade de conciliar e abordar diversos temas, ampliando as áreas de conhecimento. Durante a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa com os alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. A pesquisa envolveu seções de visitas a dois museus virtuais, demonstrando que tal atividade foi capaz de sensibilizar os alunos com relação à importância da arte, e levou-os a conhecer melhor as obras e os artistas expostos nestes museus.The present work aims to investigate how the access to virtual museums can contribute to the understanding of what is art, allowing students to learn about different artists and their works. In this sense, the study provides an analysis of the arts as a means of education through the use of alternative learning methods, specifically the visit of so called "virtual museums". It is the conscience of all, the great importance that the arts occupy in education and student learning. However, the difficulty of access to the most varied forms of art (theater, cinema, museums, etc..) prevents a large portion of students have the possibility to develop critical thinking arising from contact with the arts. In an attempt to facilitate access to museums, the internet became a great ally. The creation of the museum site was the first step to revolutionize the methods of access to such content. The approach of museums, with the school through the "virtual visits", has opened a new teaching method. Approaching the student of computer science, the teacher gives him an opportunity to reconcile and address various themes, broadening the areas of knowledge. During the preparation of a research study was conducted with students from 6th, 7th, 8th grade from the Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. The research involved sections of visits to two virtual museums, demonstrating that this activity was able to sensitize the students about the importance of art, and led them to better understand the works and artists on display in these museums.application/pdfporArteMuseusEscolaAlunoEducationVirtual museumsArtsArte educação e museus virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991663.pdf000991663.pdfTexto completoapplication/pdf185483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/1/000991663.pdf3c33e71eb6549fee9758ab765551eaaeMD51TEXT000991663.pdf.txt000991663.pdf.txtExtracted Texttext/plain60706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/2/000991663.pdf.txt35af141962e137f2fa0ed0d4bd65ff08MD52THUMBNAIL000991663.pdf.jpg000991663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/3/000991663.pdf.jpg62f2cceb004687b16585afd4c04295c4MD5310183/1413662018-10-25 10:03:54.203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte educação e museus virtuais
title Arte educação e museus virtuais
spellingShingle Arte educação e museus virtuais
Tassi, Lia Regina Roveda
Arte
Museus
Escola
Aluno
Education
Virtual museums
Arts
title_short Arte educação e museus virtuais
title_full Arte educação e museus virtuais
title_fullStr Arte educação e museus virtuais
title_full_unstemmed Arte educação e museus virtuais
title_sort Arte educação e museus virtuais
author Tassi, Lia Regina Roveda
author_facet Tassi, Lia Regina Roveda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tassi, Lia Regina Roveda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo
contributor_str_mv Reategui, Eliseo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Museus
Escola
Aluno
topic Arte
Museus
Escola
Aluno
Education
Virtual museums
Arts
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Virtual museums
Arts
description O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira o acesso aos museus virtuais pode contribuir para a compreensão do que é arte, permitindo aos alunos conhecer diferentes artistas e suas obras. Neste sentido, o estudo realizado faz uma análise das artes como forma de educação através da utilização de métodos de aprendizagem alternativos, mais precisamente a visita aos chamados “museus virtuais”. É da consciência de todos, a grande importância que as artes ocupam na educação e no aprendizado dos alunos. Porém, a dificuldade de acesso as mais variadas formas de arte (teatro, cinema, museus, etc.) impede que, uma grande parcela dos estudantes tenha a possibilidade de desenvolver um pensamento crítico advindo do contato com as artes. Na tentativa de facilitar o acesso aos museus, a internet se tornou uma grande aliada. A criação dos sites dos museus foi o primeiro passo para revolucionar os métodos de visita ao conteúdo desses. A aproximação dos museus, com a escola, através das “visitas virtuais”, deu abertura a um novo método de ensino. Aproximando o aluno da informática, o professor dá a ele a possibilidade de conciliar e abordar diversos temas, ampliando as áreas de conhecimento. Durante a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa com os alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. A pesquisa envolveu seções de visitas a dois museus virtuais, demonstrando que tal atividade foi capaz de sensibilizar os alunos com relação à importância da arte, e levou-os a conhecer melhor as obras e os artistas expostos nestes museus.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141366
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991663
url http://hdl.handle.net/10183/141366
identifier_str_mv 000991663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/1/000991663.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/2/000991663.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141366/3/000991663.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c33e71eb6549fee9758ab765551eaae
35af141962e137f2fa0ed0d4bd65ff08
62f2cceb004687b16585afd4c04295c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509284417536